Ao longo da história do cinema muitas duplas fizeram o público ir ao delírio e nos filmes de ação  elas são garantia de diversão agora é hora de relembrar as melhores parcerias  …

–>

Um dos maiores astros das artes marciais nessa última década Jet Li também protagonizou alguns projetos  de qualidade duvidosa, confesso que o trailer que foi ao ar no cinemas era muito bem editado principalmente a cena do Jet descendo o prédio (por fora) na época isso me fez ir ao cinema. Junto a Jet Li temos DMX um rapper não tão popular quanto os “50 cent da vida” mas com certo talento para o gênero pessoalmente o considero um bom músico, como ator…normal apenas. Fora a cara de mal e o jeito rapper de ser não acrescenta grandes coisas ao filme serve como um coadjuvante regular para  Li. O ponto alto do filme é o combate entre Jet e Mark Dacascos o vilão do filme, como sempre o Hawaiano se sai bem nas cenas de luta. (Mark foi escolhido por internautas no site do Jet Li para enfrentá-lo no filme).

9 – James Belush e Jerry Lee (K9 – Um policial bom pra cachorro /1989)

Uma  dupla tão boa quanto inusitada em  K9, Michael Dooley (Belush) ganha um parceiro muito melhor que alguns tiras. Jerry Lee é um cão supertreinado para operações anti – drogas e apesar de não parecer acaba livrando a pele de Dooley uma série de vezes ao longo dos filmes que eles estrelam, e acaba por tirar muitas risadas com as sacanagens que apronta com o dono. Grande dupla , grande filme… O carisma e a simpátia fazem você torcer pelos 2 , mesmo sabendo que o cão é treinado a naturalidade chama a atenção já o Belush e seu jeito canastrão convence.

–>

8 – Bud Spencer e Terrence Hill (Meu nome é Trinity / 1970)

Talvez você não lembre deles , mas Bud e Terrence já tiveram seu momento, nas sessões da tarde os italianos praticamente antagonistas em aparência se completavam em cena. Nesse clássico do estilo Western (velho oeste) a atuação da dupla é o grande destaque em certos momentos um pouco farofa a figura dos irmãos na tela garante a atenção do espectador. Bud Spencer é um tipo de Chuck Norris menos famoso , mas vale a pena conferir seus trabalhos.

7 – Sylvester Stallone e Kurt Russel (Tango e Cash / 1989)

Dois detetives da divisão de nárcoticos estão irritando um chefão do tráfico que vê seus negócios irem por água a baixo por culpa da dupla Tango (Stallone) e Cash (Russel) , para acabar com a atuação dos policiais o traficante arma uma cilada e os manda para cadeia onde claro… eles são odiados pelos demais companheiros. Um típico filme ação anos 80 Tango e Cash tem um boa dose de criatividade principalmente no momento em que os tiras ficam detidos e tem de fugir constantemente dos presos. A dupla tem quimica com Russel fazendo um tira mais irresponsável e impulsivo e o Stallone tentando segurar as pontas nos partes críticas , sem contar o vilão Face que dá trabalho e valoriza a ação dessa ótima dupla que poderia ter sido melhor aproveitada através de sequências do filme.

6 – Will Smith e Martin Lawrence (Bad Boys/1995)

Eis que pela primeira vez nesse blog escrevo sobre um dos meus atores favoritos (ao lado do Sly) Will Smith é hoje o maior astro de hollywood, o mais bem pago e com todos os méritos, vai da ação ao drama sem deixar a peteca cair. E quem não lembra de “Um maluco no pedaço” série de sucesso que ele protagonizou no início dos anos 90 e fez grande sucesso. Martin Lawrence é outro craque que apareceu como astro justamente em Bad Boys , mas deixou sua marca em filmes como Nada a Perder , Até que a fugas os Separe, Um Tira muito suspeito e Vovó Zona (este último rendeu duas sequências e realmente é o melhor vôo solo do Martin ). Falando de Bad Boys a dupla Mike e Marcus é sinonimo de ação e comédia , fazem o tipo “tiras espertinhos” que conhecem bem as malandragens do mundo do crime. Mike é solteiro, rico e só quer saber de ação e diversão, Marcus é casado, não tem muito dinheiro e sempre quer estar mais seguro do que está. Daí pra frente você já pode imaginar o que acontece… piadas excelentes e ação simples ao melhor estilo anos 80 (com efeitos especiais de elite para garantir realidade). Os 2 filmes da série Bad Boys rendem entretenimento como poucos, é a pedida pra quem quer se divertir e não ter que pensar demais.

5 – Keanu Reeves e  Carrie Anne Moss (Matrix – 1999)

Existe um divisor de águas na história do cinema de ação ( e ficção científica) o nome é Matrix. É o tipo de filme “adoro ou odeio” e pelos números que o filme conquistou a maioria das pessoas adora (e eu sou uma delas) venceu  4 oscar´s e arrecandou quase U$ 500 milhões (número superado por usas continuações). Entre a centena de acertos dos irmãos Wachowski  como diretores está a escolha do elenco que além da dupla Keanu e Carrie ainda conta com Laurence Fishburne, Hugo Heaving . Outros atores foram cogitados para interpretar Neo , mas depois de ver Keanu Reeves em ação nos 3 filmes é difícil imaginar outro astro em seu lugar , a quem diga que trata-se de um ator limitado, eu digo que em Matrix ele é a melhor opção (e se mostra muito bem O advogado do Diabo e Constantine também) ao lado de Carrie Anne Moss protagoniza algumas das sequências de ação mais empolgantes da história do cinema, a pegada dos dois está justamente no estilo frio de atuação que dá um tom meio sombrio a dupla (que pode ser chamada de casal mais a frente na trilogia) Keanu (Anderson/Neo) faz um programador de computador que depois de uma série de pesadelos descobre um mundo paralelo do qual ele pode ser o salvador, enquanto Carrie (Trinity) faz parte do grupo de rebeldes que vai ajuda-lo a libertar o povo de Matrix. Se você não viu o filme não espere entende-lo por essa explicação nem qualquer outra, a única forma é assistindo e conferir essa dupla inesquecível em ação.

4 – Tommy Lee Jones e Will Smith (MIB / 1997)

Agência secreta cuida dos alienígenas que vivem na terra. O agente J (Will) é o novato da organização e ao lado veterano agente K (Tommy) deve impedir um terrorista intergalático de assassinar 2 líderes de planetas importantes e estabelecer o caos no universo…O que podemos imaginar dessa sinopse? Baita filme bomba? Quem imaginou isso na época caiu do cavalo um dos filmes de maior sucesso das últimas décadas cheio de criatividade e inovação de efeitos visuais, mas nada disso tira o brilho desses dois grandes personagens que seguram o texto em todos os sentidos . Encontramos muita ação, raios laser´s, perseguições , mas a comédia realmente dá o tom, mesmo nas melhores cenas de ação uma boa piada é colocada sutilmente na maioria das vezes pelo Will. O que faz dessa dupla tão genial é justamente isso Tommy Lee sempre com sua aparência sisuda e de durão implacável tenta ser o agente equilibrado e preparado para qualquer problema , enquanto Will novamente adaptando o personagem para um estilo brincalhão e aventureiro sempre o coloca em momentos críticos, que eles tem de sair das formas mais inusitadas. Apesar de um segundo filme que deixa desejar em roteiro e ritmo o terceiro vem por ai e torcemos para que Steven Spilberg (produtor) e a dupla salvem essa sequência .

3 – Jackie Chan e Chris Tucker (A hora do Rush / 1998)

Vencedores do MTV Movie Award como melhor dupla Jackie e Chris fazem uma inesperada e bem sucedida parceria nesse bom filme de ação que como parte dos apresentados até agora também tem bons momentos de comédia. O detetive Carter (Tucker) é designado para ser parceiro de Lee (Jackie) no intuito de atrapalha-lo em uma missão que os americanos não querem que ele se meta, o problema é que Carter não sabe disso e ao descobrir passa a fazer o contrário. É um clichê enorme dizer que cenas de luta do senhor Chan são fantásticas e super bem arquitetadas e nesse filme pode -se ver isso facilmente com  Tucker como parceiro , e  acontece o contrário quando o filme vai pra comédia com Jackie fazendo escada para o hilário Chris Tucker que estranhamente tem trabalhado pouco no cinema apesar das atuações na série A Hora do Rush. Outra boa parte da parceria é ver as cenas finais com os erros de gravação sempre esperados em filmes de Jackie Chan e nesse caso erros duplos.

2 – John Travolta e Samuel L Jackson (Pulp Fiction / 1994)
–>

Quentin Tarantino apresentou em Pulp Fiction uma nova perspectiva, tipicamente violento com diálogos gigantescos o filme abocanhou o Oscar de melhor roteiro original e teve a dupla Samuel e John indicada para melhor ator e melhor ator coadjuvante (sem contar a não menos importante participação de  Bruce Willis e Uma Thurman). O filme foi um espécie de redenção de John Travolta que não conseguia fazer as pazes com o sucesso depois de um início de carreira meteórico, com Vincent Vega o nosso eterno Tony Manero teve toda liberdade para brincar de atuar ao lado do grande Samuel L Jackson  (um dos recordistas de filmes em Hollywood) como Jules Winnfield , não há como negar que o Samuca é um baita ator. Esses caras não tem nada de engraçado (talvez algum humor negro dependendo de quem interpreta) violentos os capangas de gangster fazem cobranças ao melhor estilo “pague ou morra”.

1 – Mel Gibson e Danny Glover (Máquina Mortífera / 1987)

E finalmente chegamos ao esperado final com eles que foram a melhor dupla que já vi  nos filmes ação Martin Riggs (Gibson) e Roger Murtaugh (Glover), anos 80 ao extremo máquina leva ao delírio quem gosta da boa e velha ação nos cinemas Gibson faz um detetive que vive no limite e Glover simplesmente quer sobreviver para sua aposentadoria no meio disso tudo eles tentam desmantelar uma quadrilha de traficantes formada por ex – soldados do Vietnã. Sem dúvida umas das melhores franquias já vistas, o que essa dulpa faz nas cenas de ação é de tirar o fôlego e a comédia é de alto nível, mesmo com outras parcerias similares ao longo do tempo nunca se viu um entrosamento tão sincero . Para o filme Mel fez uma série de treinamentos em artes marciais enquanto Glover se preparou com policiais de verdade isso somado ao talento desses dois figuras fizeram da dupla Riggs e Murtaugh a melhor do cinema de ação. A franquia chegou a quarta parte encerrando com um embate genial dos dois contra Jet Li, fala-se em um remake do primeiro e sinceramente não vejo com bons olhos , pois essa dupla é insubstituível.

Siga- nos nas Redes Sociais

É isso ai…Has Tela Vista