Pelos poderes de Odin!… nem dá pra acreditar , finalmente um projeto audocioso de parceria de personagens no cinema sai do papel, graças a Marvel que apresentou suas histórias no cinema com um cuidado maternal.Vamos aqui fazer uma passagem pelos filmes solos dos vingadores e esclarecer melhor a reunião dos heróis que fechará um ciclo…

Homem de Ferro (dir : Jon Favreau/2008)

Pode se considerar que o “start” para Os Vingadores começa aqui, em 2008 a Marvel lança seu primeiro filme como Marvel Entertainment (sem a participação de outras distribuidoras), e esse domínio total sobre a produção possívelmente tenha sido o grande acerto da antiga editora. Com alta fidelidade as histórias em quadrinhos o Homem de Ferro teve sua época espertamente adaptada (deixa de nascer na Guerra do Vietnã e aparece na Guerra do Iraque ), a escolha do ator surpreendeu, poucos imaginavam o até então problemático Robert Downey JR como herói e muito menos como Homem de Ferro. A escolha foi certeira Robert com seu carisma conquistou rapidamente o público num daqueles momentos raros no cinema onde você vê que o ator nasceu para o personagem. Obadiah Stane (Monge de Ferro) o vilão do filme também foi vivido de forma brilhante pelo oscarizado Jeff Bridges. No filme após ser sequestrado no Iraque o multibilionário da indústria das armas Tony Stark é obrigado a construir armas para os terroristas , ao invés disso projeta a armadura do Homem de Ferro para fugir e acaba a utilizando no combate ao crime.Nesse filme também temos a aparição de Nick Fury (Samuel L Jackson) que começava ali a dar indícios sobre “Os Vingadores”. Um filmaço para se ver muitas vezes.

sub_format = “full”;
sub_franq = “308203”;
sub_keywords = “homem de ferro”;

Homem de Ferro 2 (dir : Jon Favreau/2010)

O sucesso estrondoso do primeiro filme fez a Marvel produzir uma continuação antes mesmo do primeiro filme dos Vingadores. Jon Favreau retornou a direção , com justiça diga-se de passagem já que apesar de não ser brilhante se adaptou bem ao personagem. Além do elenco original  o filme ganhou reforço de peso com as presenças de Mickey Rourke (Chicote Negro), Scarlett Johansson (Viúva Negra) e  Sam Rockwel (Justin Hammer). Sem a presença de Obadiah o filme abriu espaço para Chicote , Viúva Negra e até mesmo o Máquina de Combate que no primeiro filme é interpretado por Terrence Howard que se desentendeu com a Marvel por causa de seu cachê altissímo (o maior do elenco) e foi substituído por Don Cheadle. A grande difereça desse para o primeiro filme está justamente nas amarrações para O Vingadores que já acontecem de forma mais intensa , a participação de Nick Fury e Viúva Negra diretamente nos conflitos do filme é a grande evidência disso, temos mais ação que o primeiro como era de esperar , mas o diretor perde a mão em alguns momentos como a introdução do alcoolismo de Stark. Na história após revelar sua identidade secreta Tony Stark tenta proteger sua tecnologia do governo americano que pretende confiscá-la para uso do exército e ao mesmo tempo procura uma solução para a baixa de energia no reator que o mantém vivo. Durante esse tempo seu rival Justin Hammer fabricante de armas se une a Ivan Vanko que cria seu alter – ego Chicote Negro para destruir tudo que seja relacionado a família Stark. A partir daqui também começa o alerta ao público para prestar atenção no detalhes que fazem menção a outros heróis, tais como: o martelo de Thor , escudo do Capitão América e etc.

O Hulk (dir: Ang Lee/2003)

Hulk foi lançado em 2003 , apesar de ter vindo antes de Homem de Ferro não faz menções ao que seria o projeto Os Vingadores por isso não o consideramos como o “start” da reunião , porém mostra as origens do controverso herói esverdeado. Digno das péssimas críticas que recebeu O Hulk mostra como a independência da Marvel como estúdio fez bem a seus personagens. Ang Lee o diretor do premiado o Tigre e o Dragão assumiu o projeto com toda a confiança do grande público, essa empolgação desaparece logo no primeiros momentos de filme, claramente desconfortáveis e alheios a história , elenco e diretor ficam perdidos em cena . Eric Bana como Bruce Banner é lamentável, hulk pulando como um sapo de um lado para ao outro é tão lamentável quanto. O que esse filme traz de interessante é uma iniciação ao hulk, a sempre boa presença de Nick Nolte e a participação do histórico Lou Ferrigno o ator que interpretou Hulk na série dos anos 70 e em 3 filmes baseados na série (muito melhores que esse de 2003 diga-se de passagem). No filme o cientista Bruce Banner trabalha numa experiência para reconstituição de tecido , quando um acidente ocorre e é atingido por raios gama que fazem com que seu corpo comece a sofrer alterações drásticas toda vez que se enfurece.

O Incrível Hulk (dir : Louis Leterrier / 2008)

Incrível? incrível é como pode se fazer um filme muito melhor com o mesmo personagem quando se entrega o comando as pessoas certas , O incrível Hulk é prova disso . Após se tornar estúdio independente e formular o projeto Vingadores a Marvel tinha que trazer ao público sua visão de Hulk para que na hora de escolher seu Vingador favorito o público tivesse tido chances iguais de gostar dos personagens. Com a direção do francês Louis Leterrier (Fúria de Titãs e Cão de Briga) e roteiro de Edward Norton (que fique entre nós, mas creio que extraoficialmente ele também dirigiu esse filme), para Bruce Banner o próprio Edward Norton (genial em Outra história americana e Clube da Luta) foi a escolha e competente como sempre deu uma nova cara ao Hulk. Apesar de ser considerado um reinício o filme aproveita da longa explicação sobre o surgimento do herói no filme de 2003 para pular direto para ação , fazendo apenas “flash backs” do passado de Banner . Realista e com roteiro mais palpável O incrível Hulk tem ritmo e fidelidade aos quadrinhos , os efeitos gráficos que constituem a transformação aproximam o personagem de sua versão humana mostrada com verdade por Norton que ainda conta com um elenco de apoio excelente formado por Liv Tyler, Lou Ferrigno (faz a voz de Hulk transformado e um ponta no filme) e Tim Roth esse vivendo o vilão “Abominável” que está perfeitamente a altura de Hulk. No filme Banner tenta desesperadamente se “curar” da transformação que faz o exército o perseguir. Como é de se esperar o filme já faz várias menções aos Vingadores ( preste atenção! muitas delas no início) contando inclusive com a participação de Robert Downey Jr como Tony Stark. Mesmo com as boas críticas a liberdade que Norton teve no filme não agradou a Marvel e houveram diversas brigas antes do filme ser lançado devido a conflitos sobre a montagem final do filme, infelizmente os desentendimentos (e a economia com salários no filme que conta com muitos nomes renomados) culminaram na saída de Edward Norton que não volta a ser Hulk em “Os Vingadores”, para seu lugar foi contratado o pouco conhecido e portanto menos temperamental e mais barato Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai).

Thor (dir : Kenneth Branagh/2011)

Afim de fechar de uma vez a cronologia que leva até Os Vingadores a Marvel colocou no mercado esse ano os 2 heróis que faltavam, o primeiro foi Thor dirigido por Kenneth Branagh (indicado ao Oscar como diretor por Henrique V e participou como ator da maior bomba de Will Smith o fraco James West) o herói ganhou vida pelo ator Chris Hemsworth (Star Trek),seu par romántico veio na imagem da última ganhadora do Oscar Natalie Portman (Cisne Negro) , Anthony Hopkins (Hannibal) excelente como Odin e Tom Hiddleston (Meia Noite me Paris) rouba a cena como Loki .O que vou dizer pode causar polêmicas , mas penso que esse sim seja o melhor filme dentre o heróis que farão parte dos Vingadores, ficou clara a ligação do diretor com o personagem e o esforço do elenco principalmente de Chris que ao lado de verdadeiros monstros da atuação consegue não comprometer o filme e faz bem seu papel , o efeitos visuais são fantásticos representados maravilhosamente na criação de Asgard (a terra de Thor) que é de encher os olhos de quem curtiu os quadrinhos do “Deus do Trovão”. O filme mostra um Thor que vê sua cerimonia de coroação como rei de Asgard interrompida por forças inimigas e vai atrás de vingança sem autorização do rei Odin, por quase começar uma guerra Thor é castigado e mandado a Terra junto com seu martelo, onde terá que fazer por merecer seus poderes de volta . Esse Thor também faz muitas menções aos Vingadores já com participação direta da Shield nos acontecimentos, o roteiro sabe encaixar essa interligação muito bem sem que se deixe de ver um filme solo de Thor afinal.

Capitão América – O Primeiro Vingador (dir : Joe Johnston /2011)

O Has Tela Vista já falou bastante sobre o Capitão em nossa matéria de lançamento, mas a questão é que Capitão América : O primeiro Vingador apresenta de forma convicente o personagem , Joe Johnston (O Lobisomen) trata do herói com sensibilidade e cuidado e um dos grandes acertos foi contar sua história a partir de sua criação (na Segunda Guerra Mundial) e não nos dias atuais que poderiam desmistificá-lo, Chris Evans não surpreende nem positiva, nem negativamente , ele que era talvez o mais ágil dos atores naquela versão contestada do Quarteto Fantástico, agora toma um tom sério que claramente não é sua praia, torço para que encontre seu caminho em Os Vingadores , pois até o momento se mostrou o ator mais fraco dentre os protagonistas que vão estar na reunião, ao contrário do grande Hugo Weaving (Matrix e Priscila: A rainha do deserto) que construiu um Caveira Vermelha indiscutível na medida certa. A direção de arte do filme também merece elogios já que a reconstrução histórica está perfeita de figurinos a cenários. No filme Steve Roger é um home franzino que deseja a qualquer custo ajudar os E.U.A na guerra , mas é sempre recusado por seu porte físico e demais problemas , por ter muita força de vontade é recrutado para aum projeto especial do governo o “super soldado” e se torna uma máquina de combate com habilidades extraordinárias que serão utilizadas na luta contra o nazismo. Fora o romance quase exagerado o filme peca justamente na ligação com  Os Vingadores  , não que ela seja mal feita ,muito pelo contrário está ligada até demais, ao contrário dos outros filmes dos heróis o Capitão parece ser realmente um início dos Vingadores na primeira cena e na última , podemos dizer que o filme não tem um final e sim um começo (da reunião) fato que parece ir contra tudo que a Marvel vinha fazendo.

A Shield

E esse filme eu não vi ,quando saiu?…Calma esse filme não saiu, só vamos falar um pouco sobre a organização Shield porque ela se torna muito importante na reunião dos heróis. A Shield (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão),é uma organização secreta financiada pela OTAN , para proteger o humanos de grandes ameaças e fazer as leis serem cumpridas a todo custo, também é responsável por “supervisionar” as ações do heróis , em Os Vingadores a agência será representada por Samuel L Jackson (Coach Carter) como Nick Fury  o diretor príncipal e responsável pelo projeto Vingadores (este não esteve em presente em figura apenas nos filmes do Hulk), Clark Gregg (Quando um estranho chama) repete o papel de agente Coulsom que viveu em Homem de Ferro e Thor e para fechar Cobie Smulders conhecida apenas pela série “How I Met your Mother”  viverá a agente Maria Hill.

Os Vingadores (dir : Joss Whedon / 2012)

Ufa finalmente chegamos ao final , onde tudo se encaixa, Joss Whedon (vencedor do Oscar pelo roteiro do ótimo Toy Story) que viu seu projeto com a heroína Mulher Maravilha ir por água baixo devido ao descaso da DC / Warner assumiu o roteiro e direção de Os Vingadores com total aval da Marvel que acredita em sua capacidade de contar uma boa história. Ao longo do proceso já teve sua primeira baixa em Edward Norton que mesmo rodeado de polêmicas agradava o diretor. Na história um inimigo poderoso ameaça a se gurança da raça humana , então Nick Fury reúne um time de heróis para proteger a Terra , como pode se ver ainda não há grande informações sobre o filme, o que nós já sabemos é que o grande vilão será Loki o irmão de Thor e vilão do filme do Asgardiano, vivido por Tom Hiddleston aliás promete roubar a cena novamente já que foi umas das atuações mais elogiadas dos filmes Marvel. Encerrando essa matéria é hora de começar uma contagem regressiva por esse filme ousado que promete entrar para história do cinema e gera muita expectativa pelo capricho da Marvel com seus filmes. Os Vingadores tem estréia prevista para 4 de maio de 2012. Fique com o primeiro trailer do filme
É isso ai…Has Tela Vista
Fontes: judao.mtv ; omelete.com.br ; cinema.cineclick.uol ; adorocinema.com.br ; g1.com.br ; marvel.com; revista Preview ed: Agosto/Julho/Junho