Filmes de artes marciais estão cada vez mais escassos (pelos menos os verdadeiros) , se vê muitos dos chamados “filmes B” com pouca produção e má utilização das técnicas marciais tão admiradas em outros tempos . Confesso que minha resistência a esse filme tinha um certo tom de preconceito contra os últimos filmes de Kung Fu nos cinemas, mas assistir Ip-Man : O Grande Mestre foi sem dúvida uma ótima surpresa (e surpresa é a palavra mesmo)…

Em uma coisa sempre tive de concordar com quem crítica alguns filmes sobre artes marciais , cada vez mais eles tem  se tornado mais artificiais , talvez pelo fato de se preocuparem com os aspectos errados. E é nessa hora que vem os asiáticos dar show nos americanos.

Produzido em Hong Kong  Ip – Man conta a história de Yip Man um lendário mestre de Kung Fu que viu seu povo (chinês) ser massacrado pelos japoneses durante a guerra, perde toda sua fortuna , mas não se subjuga ao exército ser tornando um tipo de herói local. Apesar de toda a grande história Yip ficou conhecido mesmo por ser o mestre Bruce Lee simplesmente uns dos mais respeitados (se não o mais respeitado) astro do cinema de artes marciais.

Se engana quem imagina que Ip – Man seja apenas mais um filme de luta , em meio a desafios e demonstrações de habilidades marciais é possível identificar um roteiro digno do bom cinema asiático o que faz com que  nenhum golpe pareça gratuito ou fora de contexto.O resgate do velho conceito de auto defesa é outro ponto que chama atenção, o mestre jamais se mete em uma briga por “vontade de brigar” e o filme faz questão de deixar isso bem claro.
Em si além do roteiro que já elogiei , também tem uma produção impecável , os cenários são muito detalhistas repletos de menções a tradicional cultura chinesa e reproduzem a época como poucas vezes se vê em filmes do gênero e possível identificar referências de grandes filmes asiáticos. A fotografia com pouca luz e sombras sempre bem posicionadas mantém a concentração nas espetaculares cenas de luta e essas são imbatíveis , principalmente o desafio contra 10 lutadores momento alto do filme , as coreografias rápidas e sem utilização de muitos truques cinematográficos trazem aquele ar de realidade que nós sentimos falta pois o golpes são plasticamente bonitos e bem filmados , assim sendo é difícil não entrar em estado de adrenalina nas lutas.

sub_format = “full”;
sub_franq = “308203”;
sub_keywords = “bruce lee”;

O diretor Wilson Yip fez um bom trabalho deixando as artes marciais como um pano de fundo para a interessante história de Ip (guardada as proporções algo parecido com a utilização do boxe em Rocky) o elenco cumpre o objetivo e foge dos exageros habituais do cinema asiático com destaque para o próprio Ip Man vivido por Donnie Yen ( Flashpoint ) ator que vem ganhando espaço com seu estilo elegante de lutar. Donnie que esteve cotado para estar em Os Mercenários 2 no lugar de Jet Li mostra no filme que é possível fazer um bom filme de luta sem grandes “excentricidades” ele faz o personagem se tornar simpático ao público ao longo do filme e consegue uma expressão que está no equilíbrio perfeito entre a aparência naturalmente séria de Jet Li e a cômica do Jackie Chan. A verdade é que ator se mostra muito habilidoso e transforma a lenda do mestre Ip em algo maior, tirando o foco de sua participação na formação de Bruce Lee.
O Has Tela Vista indica Ip – Man não só para quem gosta de filmes de artes marciais , mas para quem gosta de cinema (e o craque Donnie Yen tem tudo pra ser o grande astro do gênero num futuro próximo)…

É isso ai … Has Tela Vista …

Siga – nos no TWITTTER