Muitas lutas , tiros , efeitos especiais e frases de impacto depois… chegamos ao final do ano é hora de fazer um balanço do que de melhor rolou no cinema de ação em 2011 , e olha que apesar algumas decepções (que falaremos em outro post) o ano teve estréias que valeram o ingresso. Então sem enrolação vamos ao top 10 2011…

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


10 – Transformers – O Lado Oculto da Lua / Michael Bay

A franquia Transformers – O Lado Oculto da Lua é sem dúvida merecedora de figurar numa lista dessas a produção do mr Spilberg é impecável e o tino para destruição do diretor Michael Bay continua afiado, essa terceira parte da franquia está abaixo das outras (que já não eram tão boas assim) , o que incomoda ainda é a presença do fraquíssimo Shia Lebouf (que não deve mais participar da franquia), a ausência de Megan Fox e o tempo que a coisas demoram para acontecer, mesmo assim entrega o que se espera dele com cenas épicas de batalha e uma edição de som fantástica. No filme os Autobots (liderados por Optimus Prime), voltam a lutar contra os terríveis Decepticons, que pretendem vingar a sua derrota em Transformers: A Vingança dos Derrotados.


9 – Capitão América – O Primeiro Vingador / Joe Johnston

A Marvel estúdios definitivamente sabe como tratar seus personagens principais, e dentro do planejamento que previa Os Vingadores todos os heróis deveriam ser apresentados ao público em filmes solo. O capitão foi o último a chegar e não fez feio , cercado de expectativa quanto a sua recepção (por causa do sentimento anti – americano no restante do mundo). Mas o que se viu foi um filme que soube até brincar com o “anti -americano” sem ofender os americanos. Chris Evans leva bem a sério o papel, até demais parece um pouco engessado bem diferente daquele Tocha Humana do Quarteto Fantástico, enquanto Hugo Weaving dá um show como Caveira Vermelha. Algo que podemos achar estranho é emenda abrupta para o início dos Vingadores, mas num todo é mais um grande filme da Marvel com muita ação um roteiro bem justificado e fotografia e figurino dignos de Oscar (impressionante reprodução de época).
 Steve Rogers  tem saúde frágil e sonha em fazer parte do exército americano. Apesar dos problemas é descoberto por um general que vê sua dedicação e o convida a participar do projeto Supersoldado.  Rogers ganha habilidades sobrehumanas e se torna a principal arma dos Estado Unidos contra o Nazismo

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

8 – Assassino Preço Fixo / Simon West

Tá sentido falta de um filme sem gente fantasiada , robôs e etc? Então vamos de Assassino Preço Fixo , um clássico 1972 de Charles Bronson que foi refilmado (e muito bem diga-se de passagem) por Simon West (diretor de Os Mercenários 2 ) o fato de Jason Statham estar na linha de frente como Bishop garante boas cenas de ação e o melhor é que não são aquelas forçadas de barra de Carga Explosiva e Adrenalina. O parceiro de Statham é Ben Foster esse que também tem boa participação e demonstra seguraça no que faz , a questão é que aqui vemos o que há de melhor no filme original (história objetiva , bem filmada e com atores que acreditam no que fazem) e mais o acréscimo de tecnologia e experiência cinematográfica que Hollywood adquiriu com o tempo. Arthur Bishop (Statham) é um assassino profissional dos mais requisitados e recebe uma missão complicada : matar seu grande amigo, mentor Harry. A situação se torna interessante quando Bishop entra em contato com Steve ( Foster), filho de Harry e ambos passam a trabalhar juntos.
7 – Sem limites / Neil Burger
Devo confessar que por tudo que vi do Bradley Cooper até hoje a única coisa que me chamava atenção nesse filme era a presença do Robert De Niro, Sem Limites parte de uma premissa idealizada a tempos de que se não usamos todos o potencial do nosso cérebro, como seria vida se em algum momento conseguíssemos utilizar 100 % dessa capacidade. Claro que ao mesmo tempo que desfruta de sua inteligência o protagonista sofre efeitos colaterais perigosos e é justamente onde começa a ação do filme, com um trama sagaz Neil Burger consegue levar o público pra dentro da loucura e sem grandes exageros insere cenas de ação bem contextualizadas, que fazem até um mediano Cooper se dar muito bem. Carl  é um escritor em início de carreira que entra em contato com nova droga que aumenta sua capacidade cerebral . As pílulas tecnológicas são controladas por computador para liberar substâncias no corpo na hora marcada. O problemas vem quando percebe  que os efeitos colaterais podem ser bem perigosos.

6 -Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio / Justin Lin


Em Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio muita gente pensou “acabou, não tem mais jeito”, mas mesmo naquele filme havia um pequeno sopro de esperança chamado Vin Diesel (ou Dom como queiram) ao retornar a série não só  Diesel como Paul Walker (homem de um filme só) deram um balão de oxigênio gigantesco e a reestruturam. Em Velozes e Furiosos – Operação Rio , 5° filme da franquia sobre “rachas e carros” que cada vez mais se torna sobre assaltos. Há tudo que se espera de um filme de ação moderno, perseguições em lugares exóticos (morros cariocas) caras que tem a aparência de máquinas de guerra (Vin e Johnson) e cenas totalmentes impossíveis. Como reuniram todo o elenco e mais Dwayne Johnson (que fez uma estréia meio clichê, mas acrescenta potencial ao filme ), falta espaço para alguns personagens , mas creio que isso não importa muito para os fãs que deliraram com a luta dos grandalhões e a perseguissão com o cofre de banco. Dom e Brian são obrigados a fugir da polícia constantemente. O lugar escolhido para se esconder não podia ser outro, Rio de Janeiro. Ao atrapalhar os planos de um grande traficante do Rio (um típico chefão italiano em terras cariocas) eles viram alvo tanto de bandidos quanto da policia corrupta do Brasil (segundo o próprio filme) .No meio disso ainda há o policial federal Hobbs (Dwayne Johnson) que a cada dia fica mais perto de pegá-los.

5 – Gigantes de Aço / Shawn Levy

Gigantes de Aço é uma contagiante mistura de Rocky e Falcão , traz de volta o boxe tradicional e aquela pegada oitentista de competição que te faz torcer sem notar. Hugh Jackman acerta a mão como poucas vezes e faz um dupla bem carismática com o garoto Dakota Goyo. Os efeitos visuais são de encher os olhos e a trama é redonda  contendo críticas ao cenário esportivo atual (leia mais sobre o filme).

4 – Drive / Nicolas Winding Refn

Quantos filmes de ação são respeitados em festivais como Cannes? não sei exatamente quantos , mas esse com certeza foi um deles , fazendo Nicolas Winding Refn ganhar o prêmio de melhor diretor, baseado no livro Drive deveria ser protagonizado por Hugh Jackman , que foi substituído por Ryan Gosling que talvez por não ser tão famoso tenha levado mais a sério o projeto e oferece um verdadeiro show aos fãs de action movies . O filme é eletrizante e diferente do que se vê ultimamente, cada nó está bem amarrado e  você tem que pensar o tempo todo para colocar o pingo no “i” e enteder o porque da avalanche de acontecimentos. Durante o dia um motorista  trabalha como mecânico e dublê em filmes , a noite ele presta serviços para a máfia. Não há problemas até que o duplo serviço se torna pessoal. Com as idas e vindas ele passa a ter que evitar sua própria morte.



3 -X – Men : First Class / Matthew Vaughn

Algumas vezes a gente tem que voltar atrás no que fala, para ser bem sincero fico feliz em ter de voltar no que falei de X- Men – First Class , uma campanha pavorosa da Fox fez  muitas pessoas (inclusive eu) torcerem o nariz para o filme, fora o photoshop fake , os trailers também não ajudavam. Eis que ao assistir    porque não haviam horários disponíveis para o filme que eu queria, sou pego de surpresa com um X-men de respeito, trazendo um pouco de 007, a história dos mutantes foi contextualizada com a Guerra Fria (com um figurino perfeito) e o elenco é genial : Kevin Bacon como a tempos não se via , um James McAvoy competente e Michael Fassbender caminhando para ser um dos melhores atores da atualidade (fora participação de Wolverine). Um filme realmente de primeira classe no hall das adaptações de quadrinhos. Antes de Charles Xavier(McAvoy)  e Erick Lensherr (Fassbender) se tornarem o Professor X e Magneto, respectivamente, eles eram dois jovens que estavam descobrindo seus poderes como mutantes. Amigos eles trabalham juntos com outros mutantes na tentativa de deterem uma ameaça mundial. Devido as diferenças de pensamento a rivalidade começa e temos o X-Men como conhecemos.

2 -Thor / Kenneth Branagh

Para medalha de prata… sim ele , Thor , é um filme que causa controvérsia tem gente que adora e gente que odeia. Mas boa parte das opiniões que ouvi vem de preconceito , falhas existem o romance exagerado é uma delas. Mas o filme é tem nível alto Thor não podia ter sido melhor apresentado no cinema ,a criação da terra do Deus do Trovão é um dos pontos altos do filme (talvez essa primeira vista seja a mais esperada do filme) muito desse detalhismo com toque do diretor Kenneth Branagh (aquele mesmo que fez o vilão de James West) que surpreende e coloca Thor no patamar dos outros heróis da Marvel, destaque para a luta contra os Gigantes de Gelo que dá um ponta pé inicial no filme. No elenco dois ganhadores do Oscar : Anthony Hopkins , Natalie Portman atuando com o nosso bravo Chris Hemsworth(como Thor) que atua de forma normal sem comprometer e destaque para Idris Elba como o guardião e Tom Hiddleston como Loki (atuação que carimbou passagem para ser o vilão principal dos Vingadores). Quando seria coroado Rei de Asgard e  para suceder seu pai Odin , Thor é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma guerra adormecida por anos. Ele deverá rever seus conceitos para recuperar o grande poder do martelo Mjolnir (que lhe foi retirado como castigo).

1 -Os Especialistas / Gary McKendry 

E o Has Tela Oscar vai para…(rsrs) Os Especialistas, por coincidência com os únicos atores que passaram duas vezes pela nossa lista Jason Statham e o mestre Robert De Niro. Nas mãos do estreante Gary McKendry os dois e mais Clive Owen nos presenteiam com um filme de ação ao melhor estilo clássico 80 sem abuso de tecnologia. Baseado em uma história real o filme é frenético cria tensão e faz o espectador explodir de adrelina com as reviravoltas que a bem arquitetada trama proporciona, lutas extremamente bem coreografadas (as cadeiras que o digam) e perseguições de todos os tipos imagináveis. O clima de conspiração fica no ar e faz com que o filme não seja nada previsível. Time inspirado é pouco para essa turma , Statham definitivamente está assumindo um grande espaço, De Niro faz qualquer coisa quando quer (e obviamente ele quer muito nesse filme) e o Clive Owen que quase foi 007 mostra que podia ter sido um dos bons. O agente especial Danny ( Statham) queria desistir de sua profissão (assassino profissional) , mas teve de fazer um último serviço para garantir a sobrevivência de seu antigo parceiro de missões secretas Hunter ( De Niro). Para isso, ele deverá vingar um poderoso xeque do petróleo. Enquanto  Spike (Owen), ex-membro do grupo que matou as filhas do xeque tenta a todo o custo proteger seus antigos amigos.
São 10 filmes que se você perdeu esse ano, por favor entre o ano que vem conhecendo…
É isso ai…Has Tela Vista
Siga – nos no Twitter