sábado, 17 de março de 2012

Os Melhores Filmes de Sylvester Stallone !


Muitos amigos me pedem indicações de filmes de determinados atores e Stallone é o campeão de perguntas , então ao invés de passar para alguns poucos resolvi dividir com todos os leitores do blog , vamos humildemente apresentar os 10 melhores filmes da carreira desse que é umas das maiores lendas do cinema e (na opinião desse que vos escreve) o maior astro de filmes de ação de todos os tempos.



10 - Tango e Cash / Andrey Konchalovskiy - 1989


Começamos nossa lista por um verdadeiro clássico pipocão, em parceria com Kurt Russel Stallone formou  a dupla mais carismática de sua carreira. Tango (Stallone ) e Cash (Russel ) são detetives da divisão de nárcoticos, os dois são respeitados em seu trabalho , porém um grande narcotraficante que vem sendo constantemente atrapalhado pela dupla planeja uma armadilha para incriminá-los por um assassinato e os manda para a prisão mais "casca grossa" do país onde todos os presos odeiam a dupla  . Não é uma obra - prima , mas é bastante divertido tem boa pegada de humor e cenas de ação não muito complexas é um daqueles filmes que se pode ver muitas vezes antes de enjoar.

9 - Condenação Brutal / John Flynn - 1989



Também de 1989 Condenação Brutal junto com o filme Hell de Van Damme com certeza é um dos filmes mais interessantes com a temática "prisão". Há pouco tempo de ser liberado de sua pena por um pequeno crime Leone (Stallone) é transferido repentinamente para uma prisão de segurança máxima onde é aguardado pelo diretor Drumgoole (Donald Sutherland) que o odeia e vai tentar fazer de tudo para que Leone se descontrole e permaneça na cadeia. O filme é instigante e mostra bem a realidade das prisões da época , Stallone literalmente sofre nas mãos dos presidiários e apesar de não começar como um herói  acaba conquistando a simpatia do espectador que cansa de vê-lo em maus lençóis.


8 - Risco Total / Renny Harlin - 1993


Fiquei na dúvida entre esse o D - Tox que é um filme que não fez tanto sucesso quanto Risco Total , mas me agrada bastante, no fim não se pode desprezar a boa recepção desse filme que precedeu o excelente O Demolidor. A equipe de resgate liderada por Gabe Walker (Stallone) conta com sua namorada e seu melhor amigo para enfrentar os riscos da montanha e trazer de volta grupos perdidos , mas dessa vez algo está errado um terrorista preparou uma armadilha para equipe que tem que lutar contra o tempo (e a avalanche) para sobreviver. É realmente um bom filme de ação diferente de tudo que Sly fez e com esse título mostrou como era possível fazer um action movie utilizando os recursos naturais como elemento importante.

7 - Falcão - Campeão dos campeões / Menahem Golan - 1987




O filme que inspirou o sucesso recente Gigantes de Aço é focado no relacionamento entre pai e filho e tem  base na velha e boa superação esportiva com uma modalidade inusitada a " queda de braço". Lincoln Falcão é um caminhoneiro que tenta refazer sua vida após a morte da ex - mulher e se reaproximar do filho afastado anos atrás, para isso ele tem o tempo de uma viagem que será sua última chance de reconquistar o filho levando para vê-lo competir no campeonato mundial de queda de braço em Las Vegas. Um Sessão da Tarde daqueles , uma relação complicada e engraçado entre pai e filho, boa trilha e um campeonato final emocionante como tantos outros que vimos na sessão da Globo. Fora a chatice do filho do Sly ( David Mendenhall ) que cansa um pouco Falcão é diversão certa.

6 - O Demolidor / Marco Brambilla - 1993



Era pra ser Jackie Chan mas o nosso mestre do Kung Fu não não faz papel de vilão e daí surgiu Wesley Snipes que se mostrou a melhor escolha e virou um antagonista explosivo para Stallone. John Spartan (Stallone) é um policial conhecido  por seus métodos pouco convencionais para solucionar grandes casos , depois do último confronto contra o maior bandido da cidade Simon Phoenix (Wesley Snipes) , os estragos são tão grandes que ambos são condenados a uma prisão criogênica. Anos depois Simon Phoenix é despertado para acabar com a paz num futuro "certinho" onde só uma pessoa pode para-lo o próprio Spartan que também será despertado. Ficou claro que Sly versus Snipes foi uma grande pedida , Wesley Snipes estava em grande forma se movimentava  rapidamente executando as coreografias com uma facilidade incrível , sem contar a comédia que mostra um cara tradicional tentado se adaptar ao futuro totalmente diferente no qual acordou , afinal quem não lembra das 3 conchinhas?



5 - Os Mercenários / Sylvester Stallone - 2010



Depois de revisitar seu maiores personagens Stallone já havia recuperado respeito no meio cinematrográfico e resolveu colocar em prática seu projeto mais ousado, a maior reunião de astros de ação que o cinema já viu , infelizmente para Sly nem todos que foram convidados puderam (ou quiserem) participar , mesmo assim o filme foi uma grande homenagem aos action movies anos 80. Barney Ross (Stallone) lidera um poderoso grupo de mercenários sempre no topo da lista nas missões mais perigosas, porém quando são contratados para derrubar um ditador da ilha de Vilhena a missão se torna pessoal e os soldados vão lutar por algo mais que o dinheiro . Sylvester Stallone, Jet Li , Jason Stathan, Dolph Lundgren , Mickey Rourke participações de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger esse elenco seria suficiente para estar aqui, mas além disso Stallone como diretor não economiza em violência e no estilo "o impossível não existe" típico dos anos 80, com explosões , lutas nos mais diversos estilos  e até piadinhas em meio a ação.

4 - Cop Land /James Mangold - 1997



Em  processo de declínio de bilheteria (Stallone que chegou a ter dois filmes entre 3 mais vistos do ano em 1985  ) resolveu arriscar em Cop Land um filme de baixo orçamento e bem diferente do vinha fazendo, a situação de bilheteria não melhorou , mas em termos de crítica quanta diferença. Heflin (Stallone) é um policial gentil e um pouco surdo que jamais conseguiu realizar o sonho de integrar a polícia de Nova York , mas se tornou o xerife de um pequeno villarejo repleto de policiais, aos poucos ele vai se dando conta de um grande esquema de corrupção e assassinatos envolvendo alguns dos mais respeitados moradores da cidade  e então resolve sair de sua zona de conforto para fazer justiça. Alguns críticos mencionam essa como a segunda melhor atuação da carreira de Stallone, ficando atrás apenas de Rocky - Um Lutador onde foi indicado ao Oscar , de fato o despretensioso filme trouxe a Stallone a oportunidade de se aprofundar no personagem e foi o que ele fez, engordou 18 kilos, ganhou um aspecto mais inofensivo e encarou o personagem com um tom melancólico de quem está fora dos padrões . Para fazer o filme Sly ganhou apenas o salário mínimo estipulado pelo sindicato dos atores , arrecadação não foi alta , mas fez Stallone calar boca de meia dúzia de críticos.

3 - Stallone Cobra / George Pan Cosmatos - 1986



Depois dos dois arrasa quarteirões Rocky IV e Rambo II , a aposta de Sly foi um personagem rústico bem ao estilo policial anos 80 sem grandes preocupações além de prender bandidos com violência e eliminá-los do mapa. Marion Cobreti "O Cobra" (Stallone) é um policial respeitado que sempre é acionado quando a situação foge ao controle mantendo a tradição do Esquadrão Zumbi "os últimos da lista" , quando uma onda de assassinatos começa a ocorrer Cobra é chamado para proteger as próximas vítimas e usar seus métodos para solucionar o caso . Stallone Cobra se tornou um clássico porque é simples , é o chamado "filme de macho" muitos tiros , lutas , mulher bonita, perseguição e frases de efeito, e nesse ponto o Cobra é primeiro lugar em qualquer lista afinal quem não se lembra de frases como: "Você é a doença eu sou a cura" , "Com louco eu não negocio , eu mato" , "Aqui é onde a lei termina e eu começo" , "Vai fundo eu não faço compra aqui" (quando o assaltante ameaça explodir o mercado) entre outras. Esse filme com certeza é merecedor do pódio... Stallone Cobra é pra ter em casa assistir várias vezes.

2 - Rambo - Programado para Matar / George Pan Cosmatos - 1982




No top 3 entramos numa área de filmes imperdíveis , perseguição eletrizante e um personagem que entraria pra sempre na história do cinema. John Rambo (Sylvester Stallone) é um veterano do Vietnã que chega a uma cidadezinha em busca de um lugar para se alimentar  e deu de cara com um xerife implicante que o prende para usar como exemplo para os possíveis encrenqueiros, usando suas habilidades ele foge da prisão e começa uma batalha contra a polícia da cidade. A verdade é que Rambo - Programado para Matar é um filme com profundidade e em certo ponto até dramático que mostra como foi a volta dos soldados americanos ao seu país , marginalizados, sem oportunidades e traumatizados com o horrores da guerra. Leves flashbacks e um  uma sequência que mostra um Rambo confuso e chorando copiosamente sem qualquer defesa deixam claro a crítica ao momento militar americano. Uma frase do coronel Trautman traduz o filme  "Não vim salvar meu soldado de seus policiais e sim seus policiais do meu soldado", John Rambo vence o corpo policial da cidade inteira , curiosamente não mata ninguém , fato que muda bastante nas boas continuações já sem tanta profundidade , mas como muita ação. Os 4 Rambos são indispensáveis...
1 - Rocky - Um Lutador / John G. Avildsen - 1976




O primeiro lugar não poderia deixar de ser Rocky o filme que lançou Sylvester Stallone e de quebra entrou para história do cinema, foram 9 indicações ao Oscar's vencendo 3 ( Melhor Filme , Melhor Diretor e Melhor Edição) e mais 1 Globo de Ouro como Melhor Filme - Drama. 
Rocky (Stallone) é um boxeador amador que trabalha como "cobrador" para agiotas e recebe inesperadamente a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers) o campeão mundial dos peso - pesados que teve a ideia de dar oportunidade a um desconhecido como golpe publicitário. A questão é que Rocky não vai entrar no jogo e treina duro com o sonho de aguentar até o último round contra o campeão. Um filme espetacular e contundente escrito por Stallone em 3 dias depois de assistir a uma luta do lendário Muhamad Ali , Rocky é mais que uma história sobre boxe e sim uma lição de superação do homem simples de habilidade "limitada" que encontra uma motivação e mostra que dedicação e trabalho é a chave para fazer bonito, com baixo orçamento e muitos talentos no elenco (Tyle Shire, Burt Young ,Burgess Meridith, Carl Weathers) embalados pela emblemática Gonna Fly Now  , é impossível não se pegar torcendo por Rocky  . não acompanhar os gritos da torcida , não achar engraçado o jeitão meio atrapalhado do Garanhão Italiano , não se emocionar  com o treinamento mais copiado do cinema ... sinceramente é impossível não gostar de Rocky... Os 6 filmes são uma "bíblia" da sétima arte...este é sem dúvida o maior filme e o maior personagem da carreira de Sylvester Stallone ... Obrigatório pra quem curte um pouco de cinema ...

2 comentários:

  1. conserteza me falta palavras para dizer, valeu cara MUITO OBRIGADO por todos esses filmes ainda nao assisti todo... te agradeço principalmente pelos filmes rocky todos nota 10 e graças a eles q sou lutador hoje, ainda nao sou como vc era nos filmes, mais tambem nao desisto ninca e posso tar apanhando, q mesmo assim estou atacando... nao faço boxe e sim muay thai meu sonho e fazer uma luva com vc talvez um dia tenha essa oportunidade, mais se nao tiver mesmo assim muito obrigado SYLVESTER STALLONE.. ba ate tem uma historia emgraçada na minha primeira luta amador de muay thai fiz a mesma coisa q tu fez no rocky 3 começei a lutar e falava vai bati bati, na hora ate eu me assustei.. mais foi legal.. mais uma vez MUITO OBRIGADO.. Q NOSSO SENHOR DEUS TE ABENÇOE...UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. SÓ NÃO CONCORDO COM O DEMOLIDOR E FALCÃO,COLOCARIA ROCKY 4 E RAMBO 4 NO LUGAR.

    ResponderExcluir