Chegando ao final da aclamada trilogia do Cavaleiro das Trevas vamos relembrar aqueles que são considerados por muita gente o segredo do sucesso do Batman durante décadas , os vilões essas figuras exóticas que sempre fazem as histórias do morcego terem um diferencial em relação aos outros heróis , como verão algumas vezes eles roubaram a cena dos filmes já em outras…

Iremos começar direto do primeiro filme de Tim Burton , entendo a importância de Adam West para o mundo do morcego , mas também entendo que foi um ícone mais televisivo do que de cinema  onde tudo começou pra valer no já longínquo ano de 1989 …

Era Tim Burton , as sombras dominam…

Como nosso foco são os vilões não vou me aprofundar em explicações sobre os filmes vamos dar somente um rápida introdução para o contexto. Quando idealizou Batman Tim Burton e sua produção queriam dar a Gothan o ar mais sombrio e gótico possível e essa marca registrada do diretor se enraizou tão bem no filme que lhe rendeu o Oscar de melhor direção de arte , grande sucesso comercial faturando U$ 400 milhões e  uma continuação também bastante cultuada, seguindo o mesmo tom Batman – O Retorno, rendeu 2 indicações ao Oscar e mais alguns milhões ao estúdios Warner.

Coringa – Jack Nicholson (Batman / 1989)




O impacto do primeiro Batman tinha de ser grande e o vilão para isso era o Coringa, muitos atores foram cogitados como Robin Williams, William Defoe e até mesmo David Bowie, mas o escolhido foi o já experiente (e genial) na época Jack Nicholson o multi vencedor do Oscar encarou o desafio e deu um novo rosto ao Coringa por quase duas décadas, nesse filme de 1989 o personagem é colocado como um gangster que ao sofrer um acidente tóxico tem o rosto deformado e altera sua personalidade ao matar seu antigo chefe se torna o maior terror da cidade de Gothan e a grande pedra no sapato do recém chegado herói Batman (Michael Keaton), seguindo  uma linha mais palhaço maluco e com a expressão totalmente endiabrada que ficou famosa em O Iluminado Nicholson se arriscou até em alguns números musicais ao som de Prince e como era de se esperar colheu muitos elogios sendo indicado ao Globo de Ouro.

Pinguim – Danny DeVitto ( Batman – O Retorno / 1992 )

Antes de interpretar o Pinguim DeVitto teve de assinar um contrato de discrição onde não podia revelar detalhes de sua caracterização nem mesmo para seus familiares, segredo só revelado no aguardadissimo primeiro trailer do filme. Um empresário ambioso (Christopher Walken) afim de tomar o poder da cidade de Gothan arma situações para tentar eleger a prefeito o Pinguim uma figura deformada de nascimento que foi abondonada ainda bebê , mas as coisas saem do controle , pois a mente do Pinguim é muito mais maléfica do que todos imaginavam. A atuação de DeVitto marcou a infância de muita gente nos anos 90 (inclusive a minha) desde a forma de se movimentar quase idêntica a dos pinguins reais até aquela mordida no nariz de Christopher Walken que sempre fazia quem estava assistindo dar uma leve fechada de olhos, novamente o talento para  o gótico de Tim Burton aliado a um ator de alto nível deram uma visão quase definitiva de um personagem, nesse caso um Pinguim que poderia ter sido vilão simplório se tornou bastante perturbador com um visual competente e personalidade bem definida. 

Mulher Gato – Michelle Pfeiffer ( Batman – O Retorno / 1992 )


Há quem diga que a Mulher – Gato não é vilã há quem diga que sim, o que vejo é que ela está no meio termo sempre defendendo seus interesses que podem ou não bater contra os do Batman e no filme de 1992 está normalmente contra o do morcego. Annete Bening foi contratada para ser Mulher Gato mas teve de desistir devido a sua gravidez ,então chegaram a gatíssima (desculpe o trocadilho) Michelle Pfeiffer com seus grandes lábios e olhar sensual não poderia ter escolha melhor . Selina Kyle era a secretária solitária e amante de gatos quando após um “acidente” causado por seu chefe adquire uma dupla personalidade e passa a se vestir e se comportar inspirada no hábitos dos felinos . De uma sensualidade absurda não há quem não lembre de Michelle Pfeiffer naquela roupa preta de couro também muito elogiada por Tim Burton Pfeiffer fez exatamente o que esperava da personagem a tornou independente ,ora ao lado do Pinguim e ora ao lado do Batman , mas sempre chamando atenção pra si.

Fase carnaval fora de época…

Batman – O Retorno foi um sucesso , mas ainda rendeu menos dinheiro do que a Warner esperava e e estúdios resolveram seguir outro caminho com filmes mais família que vendessem mais produtos infantis Tim Burton que já não queria dirigir a sequência aproveitou a deixa para sair da direção e ficar na produção, assim como Michael Keaton que não gostou do roteiro. Tudo definido e nas mão de Joel Schumacher (do ótimo Um Dia de Fúria) tivemos a fase mais vergonhosa de Batman nos cinemas com tudo muito exagerado , cheio de cores em uma visão terrivelmente “kitsch” que se deixava com pé atrás em  Batman – Eternamente descambou de vez em Batman e Robin

Charada – Jim Carrey (Batman – Eternamente /1995)


A ideia de Joel Schumacher era clara fazer um Charada excêntrico cheio manias e com uma forma de agir muito própria, então pense… terno, chapéu , rodopios , caretas, piadas quem vem a sua cabeça? Jim Carrey!o ator vinha de uma turbilhão de sucessos com filmes como : O Máskara, Debi e Lóide , Ace Ventura e etc, e se a ordem era deixar o filme mais leve quem melhor que o maior comediante do momento? Edward Nygma é um cientista genial que inventa formas de manipular ondas cerebrais , quando tem seu projeto descartado pela questão ética que envolve fica descontrolado e passa atuar como o criminoso Charada que sempre deixa enigmas a serem desvendados no local do crime. Jim Carrey se esforçou , fez exatamente o queriam que fizesse um Charada bobô, cheio de expressões exageradas e saltinhos , quando se é criança o personagem é divertido depois de um tempo… mas a culpa disso não é do Carrey…

Duas Caras – Tommy Lee Jones (Batman – Eternamente /1995)


Quem já viu MIB 3 vai entender o que digo , olhando para o Tommy Lee Jones você imagina ele dando risada no meio de uma cena de ação (ou dando risada que seja.rs)? usando terno de oncinha? se movimentando com passos de dança? Pois esse é o Duas Caras do filme de 1995. O Promotor público Harvey Dent foi ferido por um criminoso durante um julgamento e teve o lado esquerdo do cérebro e face danificados, Batman tentou salvá-lo do ataque , mas chegou tarde e o promotor agora criminoso o culpa pelo acidente tentando desmascará-lo a qualquer custo. Nesse caso o Tommy Lee Jones merece a bronca primeiro por ter aceitado um papel que em nada tem haver com ele , segundo por de fato executar muito mal toda aquela canastrice que o papel exigia, sorrisos forçados, jeito excêntrico falso e um objetivo muito pouco definido esse foi um triste retrato do sério e perigoso Duas Caras dos quadrinhos.

Senhor Gelo – Arnold Schwarzenegger (Batman e Robin / 1997)


Batman Eternamente faturou U$ 350 milhões um sucesso comercial (não de crítica) e deu ao diretor ainda mais liberdade para o próximo filme , então em Batman e Robin , tivemos além do já citado Robin, a Batgirl e mais três vilões um deles o Senhor Gelo que na cabeça do diretor só podia ser dois atores Arnold ou Sylvester Stallone. As negociações com a primeira opção caminharam bem e com um cachê altíssimo o Schwaza interpretou o vilão . O doutor Victor Fries é um renomado cientista que entra em parafusos ao ver sua mulher a beira da morte a congelando para tentar descobrir a cura, durante o processo Victor sofre um acidente e percebe que que precisa de temperaturas abaixo de zero para sobreviver , então cria uma roupa especial que mantem sua temperatura e uma arma congelante que passa a utilizar em seu atos criminosos. Novamente um personagem transformado brutalmente em algo caricato , com piadinhas alá trapalhões sobre frio e uma aparência que lembrou o Surfista Prateado (sem a armadura) é bem verdade que o “Governator” não faz um grande trabalho e deixa a coisa ainda pior , mas levando em consideração o filme inteiro alguém realmente acha que um Marlon Brando teria salvo o personagem?

Hera Venenosa – Uma Thurman (Batman e Robin / 1997)


A boa atriz Uma Thurman era uma escolha controversa , já que se esperava alguém com formas mais volumosas para essa clássica personagem dos quadrinhos, ela não se sai mal no quesito sensualidade , mas sofre do mesmo mal que o filme todo o exagero. A dra Pamela Isley é especialista em botânica e ao presenciar a experiência que transforma Bane  é a coagida e sofre um acidente no laboratório modificando seu D.N.A e passa a ter o poder de manipular as plantas r ser imune a qualquer tipo de veneno . Nos quadrinhos Hera é sensual consegue atrair tanto Batman quanto Robin, ok isso está no filme, é violenta sanguinária totalmente desequilibrada e autora de planos hediondos, ok isto não está no filme, caracterização de mal gosto  , entradas das mais idiotas e nem mesmo Uma Thurman pode salvar a personagem desse fiasco.

Bane – Jeep Swenson (Batman e Robin / 1997)


Esse foi um dos maiores pecados que o cinema já cometeu é o retrato mais safado de um personagem de quadrinhos que já vi , Jeep Swenson um grandalhão lutador da WWE deu vida ao personagem mais violento das histórias do Batman, mas pouco se pode ver do ator/lutador além de alguns grunhidos. A origem de Bane não é apresentada (o que não chega a ser o grande problema) numa experiência para criar um supersoldado o bandido ractico é transformado numa criatura com força descomunal , mas quase nenhuma capacidade de raciocínio e passa a ser controlado pela Hera Venenosa como um guarda – costas de luxo . Bane é ridicularizado , tem uma aparência tosca esverdeada cheio veias esquisitas que deixam que o músculos aparentemente verdadeiros do lutador Jeep pareçam falsos e feitos com enchimentos , o intelectual doentio e brutal do quadrinhos se torna um capanga coadjuvante sem a capacidade de falar. Resumo de  uma cena : uma festa beneficente invadida por todos os vilões do filme e o Bane entra fantasiado como um gorila dançando ao som de uma grotesca musica tribal…comentários…?

Um marco para os heróis no cinema…

Depois do fracasso retumbante de Batman e Robin os filmes de super heróis ficaram desacreditados, estúdios tinham um pé atrás com todos eles , depois de muitas inda e vindas veio Christopher Nolan para direção e trouxe com sigo Christian Bale (o único a interpretar o herói 3 vezes) para ser o novo Batman, a idéia agora era fazer o público esquecer das criancices do diretor anterior e mostrar um herói mais real e sombrio como fãs sempre quiseram, se toda a mítica teve o start no bom Batman Begins , nada preparou o público para o que viria no épico O Cavaleiro das Trevas um dos maiores sucessos de público e crítica de todos os tempos que nos leva ao primeiro fechamento de trilogia de Batman com O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Espantalho – Cillian Murphy (Batman Begins / 2005 e Batman – O Cavaleiro das Trevas / 2008 )




O bom ator irlandês Cillian Murphy (Cold Mountain) chegou a fazer teste para ser Bruce Wayne , não conseguiu o papel principal  mas agradou tanto Nolan que foi convidado a viver o vilão Espantalho. Jonathan Crane é um psicologo que trabalha na famosa prisão Arkhan Asylum e cria um toxina que induz e aumenta o medo das pessoas , ao usar o codinome Espantalho e capuz que lembra um tipo de saco de pano utiliza a tal toxina para amedrontar seus adversários e consegue dar trabalho ao Cavaleiro das Trevas. Em Batman Begins o Espantalho é parte de uma rede de histórias que serviam mais como apresentação do novo herói que como desenvolvimento dos vilões propriamente dito (já que os filmes anteriores foram ignorados), no filme o vilão mantem características básicas como o refinamento e inteligência acima dos outros algozes do morcego.

Carmine Falcone – Tom Wilkinson (Batman Begins / 2005)


Uma figura importante para história do morcego que dizem ter sido inspirado em Don Vito Corleone do Poderoso Chefão, está no filme como elo entre os vilões principais e foi interpretado por Tom Wilkison (O Patriota). Carmine Falcone é um respeitado chefe do mundo crime em Gothan que tem ligação com o assassinato dos pais de Bruce Wayne , e pretende contrabandear a toxina criada pelo Espantalho para prejudicar o fornecimento de água na cidade e tira vantagem do caos. Wilkinson não é um ator dos mais marcantes, mas talvez não fosse necessário já que Falcone está no filme claramente como ponte para o desenvolvimento , com um comportamento um pouco mais passivo o “chefão” se torna apenas um líder do crime .

Ra’ s Al Ghul – Liam Neeson  (Batman Begins / 2005 e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge / 2012)


Um dos personagens mais complexos do Batman se mostra de forma inesperadamente interessante e tornando -se um dos pontos principais da história no Begins,  Liam Neeson em mais um grande trabalho . Ra’s é o mentor de Bruce e o treina na arte no ninjútsu aperfeiçoando grande partes das habilidades apresentadas pelo morcego ao longo de sua trajetória, com o passar do tempo sua verdadeira identidade é revelada, líder de  uma seita que pretende diminuir as injustiças do mundo impondo novas regras e um novo líder (ele mesmo). Esse é um vilão diferente de todos os outros pois não pode ser considerado do tipo lunático como Coringa ou Duas Caras , está mais para um fanático comparado por muitos (de forma um pouco preconceituosa) com os fanáticos religiosos , uma boa escolha por parte do Nolan, confrontar as origens de Bruce e liberar seus demônios para o próximo filme.

Duas Caras – Aaron Eckhart (Batman – O Cavaleiro das Trevas / 2008)

Pela primeira vez desde o filme de 1989 um vilão se repete na série Batman, mas desta vez temos  uma visão totalmente diferente e muito mais adulta do Duas Caras com toda a transição entre o amado Harvey Dent e o perigoso Duas Caras  muito bem delineada ,  Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar) é quem seguras pontas do difícil personagem. Harvey Dent é o grande nome da justiça em Gothan enfrentando com coragem os mafiosos da cidade ele conquista a confiança da população do próprio Batman, Harvey acaba sendo envolvido num plano catastrófico do Coringa que faz com que sua namorada morra e ele sofra uma queimadura profunda no lado esquerdo do rosto e passe culpar Batman por toda a tragédia em sua vida. Uma campanha viral interessante feita pelo Warner antes do lançamento dava sinal da importância de Harvey Dent para história e de fato o filme desenvolve o personagem e sua virada de forma crucial para sequência , a maquiagem está muito mais realista (computadorizada é verdade) e não há comparação com o Duas Caras de Tommy Lee Jones em termos de comportamento, está tudo ali na medida certa .

Coringa – Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas / 2008)

E por falar em personagem que se repete depois de muita especulação , de Robin Williams de novo declarando que queria o personagem lá estava Heath Ledger conquistando um dos papeis mais desejados do momento, Ledger viveu sozinho durante um mês num apartamento para desenvolver as características de seu Coringa e principalmente distanciá-lo da versão clássica de Jack Nicholson e como se viu ele realmente levou isso a sério. A origem do Coringa é propositalmente ignorada no filme para que o personagem fosse entendido como algo único e inexplicável , não importava dá onde venho ou para onde iria e sim o que ele faria sempre que lhe desse vontade. Dizer que Heath Ledger foi um monstro atuando é apenas repetir o que todos os críticos dizem até hoje, a questão é que o ator conseguiu algo raríssimo … se tornar um mito, claro que a morte precoce (apenas 4 meses antes do lançamento do filme) contribuiu para todo o buchicho em cima da atuação que lhe rendeu um Oscar póstumo, mas a criação de um novo personagem mais sujo, psicótico, cheio de anarquia e humor negro fez com que Ledger com seu olhar maldoso e sarcástico vira-se uma marca registrada que vem a cabeça sempre que se pensa em Batman.

Mulher Gato – Anne Hathaway (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge / 2012)

Para começar não espere ouvir Selina Kyle ser chamada de Mulher Gato no filme , na verdade o diretor torceu o nariz para introduzir o personagem tal como fez com Robin (esse fora da trilogia por exigência de Christian Bale) a requisitada Anne Hathaway tem a missão de substituir Michelle Pfeiffer (nem vou citar a Halle Berry no filme solo..rs). O visual é totalmente diferente dos vistos anteriormente uma roupa ao estilo mergulhadora com alguns acessórios high tech e nada de orelhas felinas essa é a conhecida visão realista do diretor Nolan, porém uma coisa não mudou…Anne Hathaway está demais no uniforme e até as mulheres vão querer  espiar suas poses (não perca a subida na moto.rs)…
Vamos fazer um acordo anti -spoiler, depois de um tempo atualizo os vilões desse filme com mais detalhes…
(Atualização 06/12/12)
Ok Vamos começar pela informação de que Robin estava fora da franquia , o diretor aplicou uma peça em todos e acabou nos apresentando um Robin a sua maneira. Dito isso vamos a nossa Mulher – Gato, Selina Kyle é uma ladra profissional, cheia de habilidades e sutileza que também não tem sua origem bem explicada , mas conhece Bruce Wayne durante um de seus roubos. Sinceramente não esperava muito dessa versão , mas Anne deu uma nova visão do personagem que se encaixou muito bem com o mundo realista de Nolan, a ladra tem um ar independente e sensual que talvez que o filme com Halle Berry nem chegou perto e acaba se tornando uma boa coadjuvante para complexa história do filme, tirando Anne Hathaway do posto de menina de filmes românticos para mulher de filme de ação.

Bane – Tom Hardy (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge / 2012)


Outro bom nome da Hollywood atual é Tom Hardy que já abocanhou o papel de Mad Max no remake do clássico 80  , fez o engraçadíssimo Guerra é Guerra e tem a missão de mostrar uma visão definitiva do vilão Bane (repito ridicularizado no filme de 1997). O terrorista Bane volta a Gothan oito anos depois dos acontecimento com Coringa e provoca pânico e desespero com sua sede por sangue e desastre, sem condições de enfrentá-lo a polícia clama pela volta do marginalizado Batman (culpado pelos crimes de Harvey Dent) que deixa  o anonimato para enfrentar o mais perigoso desafio de sua carreira como vigilante…

Bom aqui cabe o mesmo acordo da Mulher Gato…
(Atualização 06/12/12)
Esse Bane que ficou famoso nos quadrinhos por ser o homem a quebrar a coluna de Batman, aparece no filme como um líder fanático capaz de carregar consigo conceitos e seguidores, com discursos inflamados e assustadoramente  anárquicos , além claro de sua força e habilidade vindas do mesmo treinamento que Bruce Wayne recebeu com Ra’s Al Ghul em sua seita Liga das Sombras.
Aqui vemos como era de se esperar um grandioso trabalho do talentoso Tom Hardy que não se preocupa com a sombra de Heath Ledger como vilão antecessor e constrói com dignidade um dos vilões mais perigosos da história do morcego, no filme até a polêmica voz difícil de entender se torna um atrativo interessante que fica bem marcante no início da luta contra o Batman sem trilha sonora que é de arrepiar.

(Atualização 06/12/12)
Talia Al Ghul – Marion Cotillard (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge / 2012)

Agora um spoiler total se por algum motivo você não viu o filme uma possível surpresa já foi rs. Ao ver o filme é fácil entender Bane como um grande arquiteto de planos malignos cheio de inteligência e maldade, mas no fim quem está por trás dos planos é a descendente direta de Ra’s Al Ghul sua filha Talia Al Ghul , nesse filme vivida por Marion Cotillard (A Origem) .
Nunca ficou muito claro se Talia Al Ghul era vilã ou somente uma seguidora fervorosa dos conceitos do pai (o que na minha opinião a torna vilã rsrs) tanto nos quadrinhos quanto no filme a herdeira da Liga das Sombras tem um relacionamento amoroso com Wayne/Batman o que torna tudo mais complexo nas histórias. Por incrível que pareça Talia acabou sendo o “elo mais fraco” da trilogia , nesse terceiro filme as histórias de fecham existem muitas pontes entre o primeiro filme e a presença de Talia seria a cereja do bolo, mas a fraca atuação de Marion Cotillard fez com que o personagem meio que fosse o estraga prazeres da festa, ficou uma sensação de que “não deu certo , tá tudo legal , mas dá próxima tira ela”, e nem vou comentar a SOFRÍVEL cena final da atriz que é algo pra deixar a Bela do Crepúsculo orgulhosa de si mesma. Tomara que a Marion tenha o mínimo de alto crítica nos próximos filmes

Valew a todos que acompanharam esse especial até o final e fica a dica não faz mal fazer uma boa maratona Batman para relembrar todas as passagens do herói no cinema (boas ou Joel Schmacher , ops ruins…rsrs)

Siga – nos nas Redes Sociais !!!

É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fontes : adorocinema.com ; imdb.com; collider.com;cinemacomrapadura.com.br; boxofficemojo.com;omelete.uol.com.br ; variety.com; comingsoon.net; empire.com