Chegamos ao final de mais um ano e com o sucesso da lista dos melhores de 2011 , a expectativa para a lista de 2012 não podia ser menor, e adianto tivemos uma safra de filmes ação excelente esse ano…

Desde já gostaria de agradecer ao leitores que fizeram o Has Tela Vista crescer absurdamente esse ano e que estão sempre em contato comigo sugerindo temas e comentado muito obrigado. Ano passado fiz aqui uma humilde lista que refletia minha opinião sobre os filmes de ação de 2011 , qual não foi minha surpresa ao ver que rapidamente esse post se tornou o mais acessado do blog representando quase 25% das visualizações do  ano, até em respeito as milhares de visualizações a lista desse ano está bem mais elaborada, assisti filmes incansavelmente pra trazer só a “nata” pra vocês…Então chega de enrolação Cleber, vamos aos 10 melhores filmes de ação de 2012 (se não viu algum deles corra, esses são filmes para ver antes do mundo acabar..rs)

OBS: Lembrem-se esse é um site voltado para o cinema de ação, portanto os critérios da lista também são voltados unica e simplesmente para o bom desenvolvimento de um action – movie …

10 – Protegendo O Inimigo / Daniel Espinosa

Na trama Frost (Denzel Washington) é um ex – agente da CIA procurado por traição, ao mesmo tempo também colecionou inimigos no sub-mundo e tem de se entregar a policia para se proteger. O quartel da CIA para onde Frost é levado sofre uma invasão por bandidos que querem matá-lo e a única esperança é o inexperiente agente Matt Weston (Ryan Reynolds) que toma conta do lugar.
O Diretor Espinosa faz sua estréia em Hollywood com um dos filmes mais falados do primeiro semestre (uma das maiores audiências do Has Tela Vista inclusive), com um ritmo frenético o espectador se vê muitas vezes indeciso quanto a torcer a favor ou contra o “vilão” (Denzel), isso justamente por causa do ponto fraco do filme Ryan Reynolds que mostra mais uma vez como tirar potencial de uma boa história.Tem enredo, tem cenas de ação bem fotografadas e o mais importante tem Denzel arrebentando novamente… se não fosse pela sofrível atuação do nosso “Lanterna” , Protegendo O Inimigo estaria nas cabeças .
Aproveite a dica e compre seu Protegendo o Inimigo clicando aqui.


9 – O Código / Boaz Yakin


Luke (Jason Statham) é um ex- policial que ganha vida lutando M.M.A, um dia no metrô salva uma menina da perseguição de uma gangue sem saber que a pequena chinesa possuí um código capaz de mobilizar as máfias russa, chinesa e mais a policia corrupta. Dos 50 filmes que selecionei para a lista final fiquei na dúvida sobre colocar esse filme do Statham entre os 10, o que me fez ter certeza é justamente o empenho em fazer desse um filme ao melhor estilo anos 90, com um sentido de desespero correndo lado a lado com a ação, o enredo não é dos mais originais, já vimos algo parecido em Código Para o Inferno (com Bruce Willis), Queima de Arquivo (com Schwarzenegger) e forçando um pouco até Inimigo do Estado (com Will Smith). Statham mostra  mais uma vez que está em plena forma e pronto para tomar seu lugar como action hero e a passagem final do filme que foge dos clichês de ação num primeiro momento pode decepcionar, mas alguns segundos depois garante a satisfaz …Destaque para a cena de luta no metrô que é fantástica.

8 – 007 Operação Skyfall / Sam Mendes

Após tentar recuperar um HD com informações secretas de agentes infiltrados em células terrorista Bond (Daniel Craig) sofre um tiro acidental e é tido como morto. Porém resolve voltar para ajudar o país depois de ver pela TV um ataque terrorista a base do MI6 e descobre que o responsável é alguém que conhece a rotina dos agentes muito de perto.Uma frase diz tudo sobre essa nova fase de 007 nas telonas “O que você esperava, uma caneta explosiva? não fazemos mais isso” é o que o cientista do MI6 diz ao agente após lhe entregar um pistola e um rádio, uma clara referência ao realismo implícito desde que Daniel Craig assumiu o “Smoking” , vemos a ação sempre focada em menos imaginação e mais possibilidades reais inclusive nas cenas de luta corpo a corpo que mostram uma certa lentidão proposital de James Bond. O filme vem seguindo um linha que parece muito com a trilogia Bourne e está dando certo , pela bilheteria desse último ainda teremos muitos 007 versão bombado com o competente Daniel Craig. Aproveite a dica e compre seu Skyfall clicando aqui.

7 – Plano de Fuga / Adrian Grunberg


Um bandido americano ultrapassa a fronteira do México durante fuga de um roubo a banco e acaba preso pelas autoridades mexicanas que o mandam para uma prisão lotada de prisioneiros de alta periculosidade. Ao se envolver com uma família que vive no lugar  compra briga com boa parte dos presos e precisa contar  a com ajuda de um esperto garoto de 9 anos para planejar uma fuga.
É a volta de Mel Gibson aos filmes ação depois de um tempo turbulento na vida pessoal e alguns trabalhos que dividiram opiniões. Inicialmente o filme Plano de Fuga seria lançado direto em Home Vídeo , mas a boa recepção garantiu exibição nas telonas. O filme traz um tom de comédia que  tenta de alguma forma lembrar a época áurea de Máquina Mortífera, mas fica mais próximo de O Troco filme do próprio Gibson com humor ácido e direção de arte diferenciada. O carisma de Gibson segura as cenas de ação que não o exploram muito fisicamente são mais tiroteios , poses , caras e bocas, vale mencionar também o garoto Kevin Hernandes que equilibra o filme e garante que funcione como entretenimento dos melhores. Compre seu Plano de Fuga clicando aqui



(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

6 – Wu Xia – Swordsmen / Peter Chan

Um antigo assassino Jin Xi (Donnie Yen) especialista em artes marciais decide mudar de vida e formar família em um pequeno vilarejo , até que uma tentativa de assalto a fábrica de papel do lugar faz com que tenha de reagir e desperta a curiosidade de um insistente detetive, que por sua vez vai trazer (mesmo que sem querer) o pai de Jin que deseja a volta de seu filho as atividades do clã.
A grande diferença entre Wu Xia e 13 Assassinos por exemplo que foram os dois filmes asiáticos que mais chamaram a atenção na temporada é que Wu Xia tem ritmo desde o início, começa uma brincadeira investigativa das mais divertidas e quando vem as lutas faz toda a diferença a experiência dos asiáticos com artes marciais por mais que alguns golpes sejam praticamente impossíveis tudo é feito com uma elegância que faz com as “mentirinhas” sejam esquecidas e coloque nessa elegância também a ótima direção de arte representada pelo pacato e bem arquitetado vilarejo. Falar de Donnie Yen é chover no molhado, disparado o melhor ator do gênero artes marciais na atualidade tanto na hora da luta corpo a corpo quanto dramaticamente.

5 – O Forasteiro / Eduardo Rodriguez

Após ficar com o dinheiro de um assalto sozinho o Gringo (Scott Adkins) pretende fugir para Acapulco , mas no caminho passa pela cidade de El Fronteras onde estrangeiros não são bem recebidos e se torna alvo de perseguição do povo local.
Pense em como seria um filme B do Quentin Tarantino e por aí quase chegamos em O Forasteiro, lembra Um Drink no Inferno , pega algumas citações do clássicos faroestes e acredite force um pouco e encontra-rá até  Footloose na história , mas toda a qualidade do filme se resume a sua simplicidade e nenhum medo de parecer Kitsch , um estrangeiro com muitas habilidades perdido em uma cidade onde todos querem vê-lo pelas costas enquanto uma garota insistente sempre piora a situação tentando roubar seu dinheiro, bem fotografado não se perde um movimento sequer de Adkins que mostra ter capacidade para rivalizar com os novos nomes do cinema de ação e ainda deixa no ar uma veia cômica interessante…duas palavras chave : água e cão…rs

4 – Missão Impossível – Protocolo Fantasma / Brad Bird

O agente Ethan Hunt (Tom Cruise) é desautorizado de exercer suas funções após ser acusado por um bombardeio que começa uma crise burocrática. Então o protocolo fantasma que existe para literalmente apagar agentes renegados da IMF é iniciado , junto com outros agentes na mesma condição Ethan parte para  uma corrida contra o tempo para limpar sua ficha.
Os mais atentos vão dizer que o filme estreou em 2011 , de fato estreou 23 de dezembro , não só nossa lista de 2011 já estava fechada nesta data como convenhamos  a maior parte de seu público se fez em 2012.
O quarto episodio da franquia foi uma grata surpresa e inegavelmente deu novo fôlego a série , muito superior a Missão Impossível 2 e 3, novas e criativas tecnologias surgem, Tom Cruise se recupera de alguns altos e baixos recentes com uma atuação digna de seus bons tempos auxíliado pelo diretor Brad Bird que trouxe todo o “feeling” e talento de seus trabalhos na Pixar para um filme live action. O elenco coadjuvante é um show a parte com o engraçado Simon Pegg (Chumbo Grosso) , o ascendente Jeremmy Renner (O Legado Bourne) que chega a rivalizar com Cruise no filme e a bela Paula Patton (Preciosa) que apesar de expressões um pouco clichês faz bem o papel da moça que não precisa ser defendida. Filme pra ter em casa, vale a pena ter esse box com a quadrilogia

3 – Os Vingadores / Joss Whedon 

Loki (Tom Hiddleston) retorna a terra para roubar o cubo cósmico que está guardado da S.H.I.E.L.D, para impedir que ele domine o planeta Nick Fury (Samuel El Jackson) reúne um super time de heróis para combatê-lo formado por : Homem de Ferro (Robert Downey JR) , Capitão América ( Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth) e Hulk (Mark Ruffalo) o desafio é fazer com que eles deixem o ego de lado e trabalhem como equipe.
Parecia impossível , mas a competência da Marvel Studios conseguiu interligar seus diversos universos no cinema trouxe uma das melhores adaptações da história, Joss Whedon que vinha de trabalhos em TV e tinha perdido o filme da Mulher Maravilha encarou o desafio de condensar o complexo mundo Marvel num filme e o fez com a qualidade de quem conhece não apenas de cinema , mas de quadrinhos. Como um dos defensores de que Edward Norton deveria continuar como Hulk, tenho que reconhecer que nova versão do verdão impressiona , um Hulk mais brutal e destruidor bem resumido pela frase do Capitão América “Hulk Smash” sem dúvida roubou a cena e se tornou o ponto alto do filme que além de ter se tornado a terceira maior bilheteria do cinema ainda foi um fenômeno de merchandising sem igual. Compre edição especial para colecionador de Os Vingadores

2 – Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge /Christopher Nolan

Exatos 8 anos depois da morte de Harvey Dent a cidade de Gothan vive em paz sem necessidade da intervenção de Batman, por isso Bruce Wayne (Christian Bale) passou a ser um homem recluso. Com surgimento de uma nova ameaça o terrorista Bayne (Tom Hardy) Bruce retorna ao manto do morcego , mas não sem sentir o tempo parado e os resquícios de ferimentos antigos.
Poucas vezes se esperou tanto o fechamento de uma trilogia como foi com o Batman de Nolan, a responsabilidade depois de colocar no mundo o genial Cavaleiro das Trevas era enorme , todos se perguntavam se seria possível fazer um filme no mesmo nível principalmente sem Heath Ledger, a resposta é NÂO, o terceiro capitulo não chega perto do segundo , mas é uma comparação injusta se visto individualmente o filme perde força esse Batman é a página final de uma história muito maior , o realismo da trilogia se mantém principalmente pela escolha do vilão um adversário fisicamente talvez superior ao próprio Batman e muito bem interpretado pelo talentoso Tom Hardy , destaque para a esperada luta que sem trilha sonora faz um efeito impressionante ecoando o som dos golpes . A inteligente presença da Mulher Gato (Anne Hathaway) e do Robin (Joseph Gordon Levitt) fazem a diferença, por motivos óbvios infelizmente o Coringa fica como um ponto deslocado na trilogia completa. Por falar em trilogia já saiu o box com a trilogia Cavaleiro das Trevas com direito a encarte especial 



1 – Os Mercenários 2  / Simon West

Church (Bruce Willis) envia Barney Ross (Stallone) e seu grupo de mercenários para uma missão aparentemente tranquila de resgate de um cofre , mas o inesperado encontro com Vilain (Van Damme) torna a situação dramática e agora a coisa ficou pessoal , atrás de vingança os mercenários partem em busca do terrorista.
Os mais exigentes vão reclamar dizendo que a parte técnica deixa a desejar. Mas assim como Stallone fez uma homenagem ao cinema de ação com a criação da franquia esse primeiro lugar é mais do que tudo uma homenagem a razão de um blog como esse existir ” Filmes de Ação”. Os Mercenários 2 foi o que o primeiro não conseguiu ser , não só porque reuniu e colocou em ação os grandes heróis dos anos 80 e 90 , mas também porque deixou de se levar tão a sério o filme é uma sátira de todos os clássicos de ação e não faz questão nenhuma de esconder isso, é impossível não se divertir com toda a simplicidade do roteiro. A mudança de direção também foi positiva, Simon West tirou aquela câmera tremida, cheia de cortes rápidos  e ângulos estranhos que Stallone comandou no primeiro filme , para inserir um trabalho mais limpo que permite que vejamos de forma completa as lutas e cenas mais encorpadas . Statham inevitavelmente perde espaço para a esperada participação maior de Schwarzenegger e Willis que ao lado de Stallone fazem de um simples tiroteio uma cena épica para os fãs , o elogiado  vilão Vilain (umas das ironias do filme) mostra que Van Damme ainda tem presença  marcante e capacidade para fazer papéis diferentes. Não posso terminar sem falar de Chuck Norris que aparece pela primeira vez depois do boom do “Chuck Norris Facts” e não decepciona ao assumir a brincadeira e proporcionar um dos momentos mais engraçados da história do cinema. Portanto meus caros se há um filme de ação que esse ano divertiu de verdade foi esse clube cascas grossas chamado Os Mercenários 2 . Compre o seu clicando aqui e repita milhões de vezes a entrada histórica de Chuck Norris!

Rapidinha…
Coisas desse ano que você não deve perder tempo de ver : O Vingador do Futuro (veja o original passe longe dessa porcaria ) Dredd (o do Stallone que é fraco ainda consegue ser melhor) A Toda Prova (o maior desperdício de elenco que já vi)…

E pronto terminamos aqui nossa lista dos Melhores Filmes de 2012, como sempre o espaço de comentários está aberto para concordar , discordar, opinar , conversar e tudo mais que terminar com AR …rsrs só filtramos ofensas afinal isso não é o casos de família…rs

<

Gostou ? Siga – nos nas Redes Sociais !!!

       
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fonte : imdb.com ; adorocinema.com;