Finalmente, depois de Sylvester Stallone e Chuck Norris, hoje em comemoração ao aniversário de 67 anos de Arnold Schwarzenegger chegou a hora de fazer uma viagem pela carreira deste que é um dos mais lendários astros de ação do cinema. O austríaco, Arnold Schwarzenegger, começou jovem no mundo do fisiculturismo com um objetivo já traçado, usar a carreira fitness para chegar ao cinema norte – americano. Anos depois, Arnold se tornou um tipo de “Pelé do fisiculturismo”, vencendo o Mr. Olympia 7 vezes e partindo para o cinema…

Nos anos 80, Schwarza se tornou um fenômeno com filmes como: Conan, o Bárbaro e O Exterminador do Futuro, rivalizando com o outro grande astro da época, Sylvester Stallone. De lá pra cá foram mais de 50 filmes (mesmo com uma pausa para ser eleito governador da Califórnia).
Já adiantando, como são muitos filmes, resolvi tirar da possível lista filmes como: Os Mercenários 2 e Rota de Fuga, que são muito bons, mas não tem Arnold como personagem principal…
Então, chega de enrolação, vamos ao top 10 Arnold Schwarzenegger…

10 – O Vingador do Futuro / Paul Verhoeven – 1990


No ano de 2084, Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor atormentado por pesadelos envolvendo uma viagem a Marte. Até que conhece a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que fazem o cliente ter lembranças e sensações de lugares que ele nunca esteve. Durante o processo algo sai errado e Douglas passa a ser perseguido por assassinos, descobrindo assim, que na verdade é um agente especial de Marte que teve sua memória apagada.
Não foram só ideias geniais, Paul Verhoeven (Robocop) conseguiu de fato executar toda a ficção científica do filme. É um show de criatividade e inventividade que tornou O Vingador do Futuro uma das ficções cientificas mais cults da história do cinema e carimbou a entrada de Schwarzenegger nos anos 90. Arnold está extremamente a vontade com toda aquela loucura, e o capricho com os efeitos especiais e visuais, trouxe cenas inesquecíveis como: Schwarzenegger se revelando no corpo de uma senhora que abre a cabeça em partes, a prostituta de 3 seios e muitas outras.

9 – O Último Desafio / Kim Jee-woo – 2013

O filme mostra Ray (Arnold Schwarzenegger) um típico xerife durão cheio de amarguras do passado que cuida de uma cidade tranquila na fronteira dos E.U.A com o México, até que um dia recebe a informação de que o pacato lugar será passagem de fuga de um dos maiores traficantes do mundo e tem de assumir a difícil responsabilidade de atrasar a “viagem” de Cortez (Eduardo Noriega), o perigoso traficante.
Foram dez anos sem protagonizar um filme (desde de O Exterminador do Futuro 3) e como vinhamos comentando, a expectativa para seu retorno era grande.Arnold Schwarzenegger não decepcionou e mostrou o carisma de sempre em um filme de ação praticamente perfeito, uma leitura ágil do estilo velho oeste americano, um bang-bang moderno, com Schwarzenegger impondo sua presença marcante. A forma como o coreano Kim Jee-woo conduziu o filme também é digna de aplausos, a fotografia impressiona com enquadramentos criativos e pouco usuais que garantem um envolvimento diferente com as sequências mais importantes do filme.


8 – Conan, o Bárbaro / John Milius – 1982

Conan (Arnold Schwarzenegger), ainda criança, vê seus pais serem mortos na sua frente e seu povo ser massacrado por um feiticeiro misterioso e cruel chamado Thulsa Doom (James Earl Jones). Com o passar dos anos Conan desenvolve uma força descomunal, que o torna um gladiador. Em busca de dinheiro e recompensas, o cimério aceita o trabalho de trazer de volta a filha de um rei que entrou para um seita demoníaca comandada nada menos pelo mesmo Thulsa Doom que aniquilou a família de Conan.
O jovem fisiculturista já era um tipo de Pelé daquela modalidade e não tinha mais o que provar, era hora de partir para seu grande sonho e objetivo principal, o cinema. Depois de algumas pequenas pontas, Arnold Schwarzenegger, conseguiu um papel de protagonista em Conan, o Bárbaro. Eram poucas falas, é verdade, mas John Milius sabia bem o que esperava de Schwarzenegger. O ator era o “Bárbaro” que John buscava, forte e capaz de fazer boas caras amarradas, combinou com a violência do filme. Conan pode parecer um filme lento em certos momentos, mas é bastante competente na criação do universo de fantasia e violência da época dos bárbaros. Universo que infelizmente não foi bem explorado em sua continuação, Conan, o Destruidor de 1984, que já não tinha John Milius na direção.

7 – Irmãos Gêmeos / Ivan Reitman – 1988

Por acaso, Julius (Arnold Schwarzenegger) e Vincent (Danny DeVito) descobrem que são irmãos gêmeos. O primeiro é alto, loiro, calmo, enquanto o segundo é um picareta baixinho e moreno. Juntos, eles percebem que as diferenças não são apenas físicas, mas eles tem de deixar suas personalidades opostas de lado para tentar descobrir mais sobre o passado.
Como de costume Arnold Schwarzenegger estava atrás de novos desafios, ser o grande astro de ação já era uma meta alcançada, o momento então pedia para tentar outro gênero. A questão é que, ao contrário do estúdio, Arnold, Danny DeVitto e o diretor Ivan Reitman (Os Caça Fantasmas) acreditavam muito no filme e aceitaram não ganhar salário em troca de uma “participação” na bilheteria, foram pioneiros nisso, e o sucesso foi tão grande que se tornou o maior salário de todos eles. Falando sobre o filme, Arnold Schwarzenegger provou ser uma figura cômica e soube fazer graça com seu jeitão “Austriaco desengonçado”, servindo como excelente escada para Danny DeVitto. Irmãos Gêmeos é um longa simples, que já começa engraçado pelos cartazes, a brincadeira dos gêmeos não idênticos pegou todos de surpresa e funcionou bem com um roteiro limpo e divertido. Na linha de comédia, Arnold tem outra “pérola” que merece menção, Um Tira no Jardim de Infância, ideia absurdamente divertida, onde o grandão se encaixou perfeitamente.

6 – Comando para Matar / Mark L. Lester – 1985


John Matrix (Arnold Schwarzenegger) é um coronel aposentado há dez anos que vive com Jenny Matrix (Alyssa Milano), sua filha. Repentinamente ela é sequestrada por Arius (Dan Hedaya), um ex-ditador latino-americano que espera recuperar o poder, para isto chantageia Matrix, ordenando-o que mate o presidente Velasquez, o atual mandatário. Mas John foge do avião e tem só 11 horas para resgatar Jenny antes que descubram que escapou .
Lotado de frases de efeito como, “Gostei de você, por isso, vou te matar por último”, Comando Para Matar é um típico filme “exército de um homem só”, quase o Rambo de Arnold Schwarzenegger.
O longa tem algumas das melhores cenas de ação da carreira do astro, inclusive, algumas lutas corpo a corpo, o que é raro na filmografia de Arnold. Comando Para Matar, tem um problema, o vilão principal não parece oferecer o perigo necessário para um homem do tamanho de Arnold Schwarzenegger, ainda assim, a grande quantidade de inimigos compensa isso, e quando o grandalhão invade o cativeiro em busca de sua filha, é de fazer qualquer fã de ação ficar impressionado. Diversão garantida.

5 – True Lies / James Cameron – 1994

Harry Tasker (Schwarzenegger) é agente do governo, especialista em combate ao terrorismo, casado há quinze anos, sua esposa Helen (Jamie Lee Curtis) acredita que o marido é apenas um vendedor de informática. A esposa por sua vez acha sua vida insossa e, coincidentemente, se envolve com um pretenso espião (Bill Paxton), na intenção de trazer alguma emoção ao seu dia-a-dia. Ao investigar o “caso” da mulher, o agente descobre que o tal “espião” na verdade é um simples vendedor de carros, que inventa histórias mirabolantes, e que sua mulher não o está traindo. Mas, a essa altura, sem querer, acaba envolvendo a esposa em um caso de terrorismo no qual está trabalhando.
Em True Lies, a dupla Arnold Schwarzenegger e James Cameron voltou a se encontrar depois do sucesso esmagador de O Exterminador do Futuro 2, e a união funciona novamente. A comédia está inserida de forma tão orgânica na ação, que você acaba se divertindo nas cenas mais “tensas”. O filme é o remake de um longa francês, chamado La Totale! (1991), de Claude Zidi. Porém, com a direção Hollywodiana de James Cameron a história ganhou peso e trouxe algumas cenas clássicas como: o striptease de Jamie Lee Curtis, Schwarzenegger entrando a cavalo no salão, avião planando baixo e a descoberta do falso espião.

4 – O Fim dos Dias / Peter Hyams – 1999

Jericho Cane (Arnold Schwarzenegger) é um amargurado ex – policial que perdeu a mulher e a filha em um ataque terrorista e agora trabalha como guarda – costas. Nos últimos dias de 1999 um de seus clientes, um banqueiro (Gabriel Byrne), sofre uma emboscada. Na investigação que se segue, Cane descobre a trama de uma seita que espera pela chegada de satã e escolheu Christine York (Robin Tunney) para gerar o filho das trevas. Ele agora deve lutar literalmente contra essa força sobre-humana para evitar o fim dos tempos.
Esse talvez seja a grande surpresa da lista para muitos, mas não tive dúvidas em colocá-lo. Arnold Schwarzenegger estava desacreditado, vinha de um hiato de dois anos sem filmes (o último tinha sido o super criticado Batman e Robin), e além disso, o astro havia passado por uma delicada cirurgia no coração que fez os estúdios ficarem bastante receosos em contratá-lo para sua especialidade, os filmes de ação, “Eu não recebia mais roteiros, eles achavam que eu estava acabado”, disse Arnold. Pois bem, um estúdio arriscou e Arnold Schwarzenegger mostrou que ainda era um dos grandes nomes da ação, com cenas sem dublês, lutas corpo a corpo e a velho carisma inconfundível. É com certeza um dos roteiros mais interessantes na filmografia do Schwarza e a direção de Peter Hyams é primorosa, trazendo um design produção escuro e “sujo” ao melhor estilo Gotham. Um baita filme, e claro, depois dele os roteiros voltaram a chegar para Arnold Schwarzenegger… rs

3 – O Predador / John McTiernan – 1987

O mercenário Dutch (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que resolveu se “divertir” com os seres humanos.
Considerado um dos filmes mais “macho alpha” do cinema, O Predador, marcava o auge da carreira de Arnold Schwarzenegger e trazia também Carl Weathers, o eterno Apollo da franquia Rocky.
John McTierman (Duro de Matar), trabalha o suspense tão bem quanto trabalharia um ano mais tarde em Duro de Matar, o público do filme consegue criar expectativa, o alienígena demora para aparecer e o clima de tensão vai tomando conta de todos até chegar no climax com a grande luta final entre Dutch e o Predador (que não era o Van Damme), mas assustava e rendeu um belo desfecho para esse thriller de ação.

2 – O Exterminador do Futuro / James Cameron – 1984

Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inesperado é tramado pelas máquinas que enviam para o passado o cyborgue T-800 (Arnold Schwarzenegger) para proteger Sarah Connor (Linda Hamilton), futura mãe do líder da resistência humana. No entanto, os humanos também conseguem enviar um representante, é Kyle Reese (Michael Biehn), que vem para proteger Sarah e tentar garantir o futuro da humanidade.
Ok, se essa sinopse não é suficiente para explodir sua cabeça, eu não sei mais o que pode ser. Depois vieram muitos filmes explorando as viagens no tempo, mas O Exterminador do Futuro foi o responsável por desmistificar o estilo ficção cientifica, tido até então, como gênero “complicado” e para uma pequena parcela de pessoas. O clássico de James Cameron mostrou que era possível fazer uma “ficção cientifica pop”, e encontrou num Schwarzenegger de poucas palavras, o androide perfeito, com trejeitos bem ensaiados o astro mostrou ser a escolha acertada (a primeira opção era o ex – atleta O.J Simpson). O suspense é magistral, o roteiro é redondo, joga abertamente com o desespero de Sarah Connor, enquanto oferece um embate de ação eletrizante entre T-800 e Kyle. Tanto sucesso que em breve teremos  O Exterminador do Futuro 5.

1 – O Exterminador do Futuro 2 / James Cameron – 1991

Sarah Connor (Linda Hamilton) está num manicômio, por ter sido considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Seu filho John, futuro líder da resistência, vive com país adotivos e não conhece a história que fez sua mãe desaparecer. Desta vez o modelo T-800 (Arnold Schwarzenegger) é enviado pelos humanos para proteger o garoto, o problema é que as máquinas estão ainda mais avançadas e enviam um modelo superior, o T-1000 (Robert Patrick), feito de “metal líquido”, que impossibilita danos permanentes e o torna quase invencível.
Há uma opinião quase unânime de que O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final é uma das poucas continuações das história do cinema a superar facilmente o original. Essa não é um bandeira que eu defenderia tanto, pois, ao meu ver, o roteiro do primeiro filme é melhor e mais criativo que o do segundo. No entanto, o primeiro filme custou pouco mais de 6 milhões, enquanto o segundo custou mais 100 milhões, e isso sim, fez uma grande diferença. Em relação ao primeiro filme O Exterminador do Futuro 2 deu um salto gigantesco na parte técnica, a execução do tal metal liquido é de encher os olhos até hoje e os confrontos também se tornaram mais espetaculares. Arnold Schwarzenegger protagonizou cenas e frases que marcariam sua carreira, como a que inspirou o nome deste site “Hasta la Vista Baby”…
Enfim, um trabalho que realmente alcançou a perfeição técnica graças as mãos certeiras de James Cameron, o “midas do cinema”.

Dica: Se você é fã do Governator não deixe de ler a autobiografia, Arnold Schwarzenegger: A Inacreditável História de Minha Vida.

É isso ai galera, espero que tenham curtido essa viagem pela carreira do nosso ídolo Schwarza, como eu curti rever os filmes, deixem sua opinião, concordam com a lista? Trocariam algum filme? Trocariam alguma posição?

Gostou? Então, siga – nos nas Redes Sociais !!!

       
É isso ai…Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fonte : livro – Arnold Schwarzenegger: A Inacreditável História de Minha Vida; schwarzenegger.com; imdb.com; adorocinema.com.br;