Como de costume, chegamos ao Natal e com ele vem a nossa já tradicional lista com uma retrospectiva dos melhores filmes de ação do ano e em 2014, foram muitos filmes disputando esse título. A lista dos melhores filmes de 2013 foi o post mais acessado da história do Has Tela Vista, e nós só podemos agradecer com uma lista de dicas de filmes ainda mais caprichada que a do ano passado…

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Esse ano o Has Tela Vista fez mais críticas de filmes, esteve em muitas pré – estreias e eventos o que deixou essa lista ainda mais divertida de se fazer. Nosso critério principal, continua sendo a “Chuck Nota” que damos aos filmes ao longo do ano, Esse ano, em especial, os filmes de super-heróis fizeram muito sucesso (se é que é possível fazer mais) e apareceram como nunca em nossa lista, temos também a ilustre presença de alguns ídolos das antigas como Tom Cruise, Denzel Washington , Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, um filme de país sem tradição de cinema, assim como alguns filmes que não foram sucesso de bilheteria, mas merecem atenção, provando que bilheteria não é garantia de qualidade.
Mas, chega de conversa, não vamos estragar as surpresas, eis Os 10 melhores filmes de ação de 2014

10 – Os Mercenários 3 / Patrick Hughes

Em Os Mercenários 3, Barney (Stallone), Christmas (Statham) e o resto do grupo ficam cara a cara com Conrad Stonebanks (Gibson) que criou o grupo ao lado de Barney anos atrás. Stonebanks se tornou um vendedor de armas impiedoso e alguém que Barney foi forçado a matar, ou pelo menos foi o que ele pensou. Stonebanks, que já havia enganado a morte antes, tem agora a missão de acabar com Os Mercenários, mas Barney tem outros planos, e decide que para combater veteranos ele precisa de sangue novo e dá início a uma era de novos membros no grupo, mais ágeis e que dominam tecnologia. A nova missão se torna um embate entre o estilo clássico e a tecnologia, na batalha mais pessoal do grupo.
Confesso que no início do ano tinha expectativas de ter esse episódio da franquia mais bem posicionado na lista, porém, no final, quase não fica entre os 10. Tivemos outros filmes interessantes que poderiam estar aqui, como Sem Escalas e Hércules, mas estamos falando de uma das franquias mais amadas pelos fãs deste site (e pelo autor dele rs), então, Os Mercenários 3 pode ser considerado o menos divertido da trilogia, mas ainda assim entrega um bom “entretenimento pipocão”. A entrada de Mel Gibson, Wesley Snipes e principalmente Antonio Banderas faz muita diferença para indicarmos o filme apesar dos pesares.
O diretor Patrick Hughes faz um trabalho tecnicamente melhor que seu antecessor Simon West, usando algumas tomadas de câmera criativas que, as vezes, lembram um velho oeste, com panoramas tranquilos antes da ação e em determinados momentos lembram também aqueles vídeos de apresentação do games, vistos através de frestas ou uma interessante visão rasteira. Saiba mais sobre Os Mercenários 3

9 – Robocop / José Padilha

Em um futuro próximo, no ano de 2028, drones não tripulados e robôs são usados para garantir a segurança mundo afora, mas o combate ao crime nos Estados Unidos ainda não pode ser realizado por eles, devido a uma lei que impede o uso de robôs para esta finalidade e a empresa OmniCorp, criadora das máquinas, quer reverter esse cenário. Para conquistar a simpatia da população, o dono da companhia Raymond Sellars (Michael Keaton) decide criar um robô que tenha consciência humana, e a oportunidade aparece quando o policial Alex Murphy (Joel Kinnaman) sofre um atentado, deixando-o entre a vida e a morte.
O controverso filme do diretor brasileiro José Padilha (Tropa de Elite), dividiu opiniões, mas não aqui, Robocop entra em nossa lista tranquilamente. É inegável que este Robocop tem o D.N.A das produções que impulsionaram a carreira do diretor. Além da fotografia que muitas vezes vai parar naquela câmera de mão ágil e inconfundível de José Padilha, logo no primeiro ato do filme naturalmente somos levados a lembrar Tropa de Elite 1 e 2, trata-se de um longa policial bastante urbano, que costura as várias esferas de interesse e corrupção da sociedade (americana).
Robocop é sim, uma ótima pedida, um filme divertido, com capricho nos detalhes, remake com identidade própria, que atualiza o policial do futuro com bastante dignidade. Saiba mais sobre Robocop.

8 – Sabotage / David Ayer

Membros de uma força tarefa de elite da agência anti-drogas dos Estados Unidos roubam o quartel general de um cartel de drogas. A situação se complica quando eles começam a morrer um a um. É então, que se descobre uma trama de vingança e traição que transforma a vida dos agentes num verdadeiro jogo de sobrevivência.
Sabotage, com Arnold Schwarzenegger não chegou aos cinemas brasileiros, foi lançado direto em home – vídeo, o primeiro filme do astro a ser lançado direto dessa forma no Brasil, para tristeza de muitos, já que Arnold sempre foi um ator muito querido por aqui. Podemos dizer que Sabotage é um filme feito para fãs de ação e esses não terão do que reclamar.
O longa é bastante violento, possivelmente um dos mais violentos do ano, mas não é uma violência gratuita, ela é pensada para o contexto do longa, para mostrar do que os personagens são capazes, quais suas habilidades. Outro ponto espetacular é como o diretor David Ayer (futuro diretor do Esquadrão Suicida da DC), trabalha o suspense até o final com reviravoltas surpreendentes.
Sobre Arnold Schwarzenegger? Bom, ele continua sendo um dos melhores no que faz, tem o carisma de um “badass old school”. Saiba mais sobre Sabotage.

Leia Também:

7- No Limite do Amanhã / Doug Liman

Baseado no mangá, All You Need is Kill. No Limite do Amanhã mostra quando a Terra é tomada por alienígenas, e Bill Cage (Tom Cruise) se recusa a participar da guerra e é acusado de deserção e obrigado a juntar-se às Forças Armadas na linha de frente no dia do confronto final. Inexplicavelmente ele acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data várias vezes. A cada morte e renascimento, Cage adquire mais conhecimento e, capacidade de antecipar os acontecimentos a cada “retorno”, ele é o único que tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt).

No Limite do Amanhã foi uma das grandes surpresas do ano, elogiado por crítica e público, o longa foi sucesso de bilheteria e mostrou que Tom Cruise, com seus 52 anos, ainda tem muita lenha para queimar. Como filme de ação No Limite do Amanhã é competente, principalmente na medida que evita a obviedade que se imagina por causa dos retornos, quase como um teste infinito Cage evolui e a ação do filme repleta de efeitos práticos, acompanha bem tudo isso.

Tom Cruise continua sendo uma das figuras mais carismáticas de Hollywood, o astro domina completamente a situação e desenvolve bem a evolução que o personagem exige com o passar do filme. Saiba mais sobre No Limite do Amanhã.

6 – Operação Invasão 2 (The Raid 2: Berandal) / Gareth Evans

Em Operação Invasão 2, a história começa duas horas depois do término do primeiro filme e, temos o retorno do personagem Rama, policial sobrevivente do massacre da história anterior. Ele recebe a missão de ir para a cadeia se aproximar do filho de um figurão e, aproveitar para deixar a poeira baixar e os vilões do primeiro filme pensarem que ele morreu junto com os outros policiais.
É um prazer especial falar deste filme da Indonésia, que em 2011 foi um soco no estômago de algumas superproduções americanas, trazendo uma ação frenética e de qualidade e, agora em 2014 ganou uma continuação que fez jus as expectativas. Assim como o primeiro longa, Operação Invasão 2, fez sucesso em festivais e na internet, conquistando uma legião de fãs.
Independentemente das lutas, artisticamente Operação Invasão 2 tem algumas cenas de enlouquecer.
As coreografias continuam bastante competentes em sua mistura de estilos, com ênfase no Silat, luta típica da região, que na câmera fica plasticamente impressionante, há muito tempo não via algo tão brilhante em termos lutas nos cinemas. Nesta lista de 2014, é com certeza o filme mais violento de todos, superando muito Sabotage de Arnold Schwarzenegger.
Operação Invasão 2, traz de volta aquele prazer de ver as artes marciais no cinema, que há muito está jogado as traças em Hollywood, as lutas são lindas, sufocantes, criativas. Iko Uwais, o ator principal, é simplesmente um do melhores atores do gênero que surgiram nos últimos anos, fantástico lutador. Vale muito a pena abrir a cabeça para filmes de fora do eixo Estados Unidos / China galera, e Operação Invasão 2 é indispensável para os fãs de ação. Saiba mais sobre Operação Invasão 2.
5 – Guardiões da Galáxia / James Gunn
Ainda criança Peter é abduzido do planeta Terra, anos depois vemos o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) roubar uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, por isso, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, ele une forças com quatro figuras exóticas e desajustadas: Groot, uma árvore humanóide (dublada por Vin Diesel), a perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim encrenqueiro Rocket Racoon (dublado por Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder muito maior do que imaginava, capaz de mudar os rumos do universo, e o grupo passa a ser a esperança de salvação da Galáxia.
Tenho a impressão de que enquanto a Marvel fizer filmes, eles sempre vão figurar entre os melhores do ano, nesta ou qualquer lista de cinema. Guardiões da Galáxia foi a prova de fogo para o estúdio, com personagens desconhecidos o filme era uma incógnita e só podia contar com o selo “Marvel de Qualidade” para alcançar o sucesso, porém, o que se viu, foi mais uma aula de cinema da Marvel.
Temos aqui um filme que deve abrir espaço para outros heróis menos conhecidos da Marvel e de outros estúdios. Este Guardiões da Galáxia mostra que a “fábrica de ideias” tem controle total sobre como explorar seu acervo. É um filme gostoso de se ver, ação e comédia na medida certa, um verdadeiro filme de quadrinhos. Saiba mais sobre Guardiões da Galáxia.
4 – O Protetor / Antoine Fuqua
Baseado na série de televisão “The Equalizer” dos anos 1980, o filme apresenta Robert McCall (Denzel Washington), um homem misterioso e cheio de habilidades secretas, que se mostra um tipo de justiceiro urbano. Motivado pelas injustiças sociais, ele ajuda vítimas e qualquer pessoa em perigo. Ao proteger Teri (Chloë Grace Moretz), jovem explorada sexualmente por mafiosos russos, McCall acaba se tornando alvo da organização que com o passar do tempo vai se arrepender amargamente de ter ido atrás do “justiceiro”.
E como não se divertir com o lendário Denzel Washington dando uma de Batman nas ruas? O astro sessentão dificilmente dá cartadas erradas e novamente acertou na escolha.
Relato real… Um casal estava na fila do cinema tentando escolher um filme, até que o homem avista um cartaz com Denzel Washington e diz “vamos ver o filme do Denzel Washington”, a mulher responde “puxa, nem sabia de um novo filme dele, você conhece a história?” e o homem de bate-pronto encerra “Não precisa conhecer a história, é do Denzel, deve ser bom”. Pois é amigos, este é o que chamo de “o selo de qualidade Denzel Washington”.
Apesar de viver um assassino bastante frio, o ator consegue (como de costume), trazer carisma ao personagem, ao ponto de ignorarmos e acharmos graça em sua brutalidade. O diretor Antoine Fuqua tenta transformar Washington em mito com seus enquadramentos diferentes e imprevisíveis, cenas sob a “chuva”, aparições nas sombras, muita câmera lenta e etc. É um filmaço… Saiba mais sobre O Protetor.

Leia Também:
3 – Capitão América 2 : O Soldado Invernal / Anthony e Joe Russo

Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).
Abrindo nosso pódio, Capitão América 2 : O Soldado Invernal chegou aos cinemas dando mostras de que, com a ajuda do Marvel Studios, o gênero quadrinhos no cinema está no auge de sua boa forma.
Como filme de ação Capitão América 2 – O Soldado Invernal, talvez seja a melhor obra baseada nas histórias da Marvel, as cenas são fantásticas, a câmera bem posicionada não te deixa perder um detalhe sequer. Somos presenteados com uma das melhores cenas de perseguição que o cinema já viu, assim como, lutas extremamente bem coreografadas e impactantes. O Capitão passa a fazer mais uso do escudo que, somado a excelente edição de som traz peso para lutas, cada som do escudo recocheteando nos adversários é um entretenimento a parte. Cabe dizer que os vilões foram muito bem escolhidos e trabalhados em diferentes momentos, começando pelo embate do Capitão contra Batroc no início do filme. Vivido pelo lutador do U.F.C, George S.T Pierre, Batroc se mostra um oponente físico interessante e de ótimos recursos na luta corpo a corpo. É um filme mais “sisudo e sério” do que Guardiões da Galáxia, por exemplo, mas ambos são imperdíveis. Saiba mais sobre Capitão América 2: O Soldado Invernal.
2 – De Volta ao Jogo / Chad Stahelski

Em De Volta ao Jogo, é um dia comum na vida de John Wick, que perdeu sua esposa recentemente e agora tem apenas um cãozinho de estimação como companhia para tudo, inclusive passeios em seu veículo de colecionador. Porém, quando um grupo de bandidos rouba seu carro e mata seu cachorro, John decide partir para uma guerra pessoal. Os gângsters que mexeram com ele não sabiam que o pacato homem era, na verdade, um habilidoso assassino profissional aposentado, que não vai medir consequências para se vingar.
Conquistando nossa 2° posição outra grande (e boa) surpresa do ano, o retorno de Keanu Reeves aos filmes de ação, rendeu ótimas críticas e um dos filmes mais divertidos do ano.
O roteiro é simples e lógico, baseado na ação e reação. Não há motivações do passado, reviravoltas mirabolantes que tentem colocar uma roupagem mais intelectual ao filme. Ao contrário do que parece, a matança que vem a seguir  não é motivada pela morte do cachorro especificamente, mas sim, pelo que ele passou a representar na vida do ex – assassino. De Volta ao Jogo é um filme para maiores de 18 e faz questão de aproveitar todos os recursos que a falta de censura proporciona, principalmente no que diz respeito a violência. Chad Stahelski mostra que é mais de um diretor de dublês, apresenta uma visão inovadora, utilizando na mesma intensidade as lutas corpo a corpo e disputas armadas. A grande novidade, porém, está justamente na junção de ambas. Em geral, John Wick, usa as armas de fogo estrategicamente para encerrar suas lutas e, apesar de ser chamado de “bicho papão”, durante o longa encontramos outra vantagem no personagem, ele sofre fisicamente, como qualquer ser humano normal, ele cansa, ele se machuca, ele só é um oponente mais habilidoso e perseverante que os outros. Saiba mais sobre De Volta ao Jogo.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

1 – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido / Bryan Singer

Baseado no aclamado arco de quadrinhos de Chris Claremont, X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, leva os mutantes numa grandiosa e fantasiosa aventura de viagem no tempo. O longa começa no futuro, onde os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask . Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier, Magneto, Tempestade, Kitty Pryde e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 70. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier e Magneto para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.
Pela primeira vez desde a criação do Has Tela Vista, teremos um filme de super – heróis na primeira colocação da lista. Muitos fãs da Marvel, tentam achar defeitos e furos de roteiro para desmerecer esse filme, mas não teve pra ninguém, esse ano Wolverine e cia trouxeram o X-Men que nós queríamos ver.
Nos anos 80, James Cameron usou esse arco para inspirar seu futuro apocalíptico em O Exterminador do Futuro, hoje ironicamente, X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido se inspira no clássico oitentista de Cameron para criar seu próprio futuro obscuro, do qual os designers claramente também se inspiraram em imagens de campos de concentração.
Bryan Singer voltou inspiradíssimo a franquia com cenas de ação de tirar o fôlego, em tons épicos, deixando que apreciemos cada poder mutante em sua plenitude, como nas combinações fantásticas de poderes durante as batalhas do futuro com Blink, Mancha Solar, Bishop e Apache ou no passado com a técnica apurada nas tomadas de Magneto no estádio, e a hilária participação de Mercúrio, em cena totalmente inspirada na sequência do Noturno invadindo a Casa Branca em X-Men 2.
X- Men: Dias de Um Futuro Esquecido é um divisor de águas para os filmes de heróis, uma despedida digna para o elenco da trilogia clássica, um abre-alas para que o novo elenco refaça a trajetória dos X-Men nos cinemas e uma forma de apagar os erros de alguns filmes anteriores usando o pretexto da mudança na linha de tempo. Saiba mais sobre X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.
Enfim, obrigado por mais um ano nos acompanhando, 2014 foi demais, o Has Tela Vista cresceu muito e isso só foi possível graças a vocês que nos acompanham diariamente. Não esqueçam de deixar suas opiniões,.. gostaram da lista? já viram todos os filmes? Quais vocês ainda querem ver? Se não concordam com as posições, qual sua lista ideal? rs
Até a próxima… É isso ai … Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

Gostou? Deixe seu comentário e siga – nos nas Redes Sociais !!!

       

É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!