mjfiennes_3559948bOk, recupere-se… eu espero… rs… A notícia já está bombando por diversos motivos, mas é real. Joseph Fiennes (Shakespeare Apaixonado), foi escalado para viver o lendário rei do pop num telefilme britânico, baseado em um rumor publicado pela Vanity Fair em 2011. Segundo o boato, Michael Jackson teria chamado os também lendários, Marlon Brando (Don Corleone) e Elizabeth Taylor (Cleopátra) para conferir seu show no Madison Square Garden, em 10 de setembro 2001. No entanto, por conta dos ataques de 11 de setembro, todos os voos relacionados a New York foram cancelados, então o trio teria alugado um carro e fez uma “roadtrip” para sair da cidade.

O telefilme deve ganhar o título de Elizabeth, Michael, and Marlon e tem Stockard Channing (Grease – Nos Tempos da Brilhantina) como Elizabeth Taylor e Brian Cox (Trilogia Bourne) como Marlon Brando.

Como era de se esperar a grande polêmica do filme está na escalação de Joseph Fiennes no papel de Michael Jackson, a principal reclamação dos fãs é pelo fato de Fiennes ser branco… Já para a família de Michael Jackson, representada por seu sobrinho TJ Jackson, o problema maior é outro…

“É ofensivo para mim e minha família que meu tio Michael seja retratado em uma comédia no meio dos acontecimentos do 11 de setembro”, diz TJ em um comunicado. “Como todo mundo, ele estava perturbado, triste e tentando processar o que tinha acontecido. Logo na sequência dos acontecimentos de 11/9, meu tio, Michael, ficou com um amigo da família em Nova Jersey por uma semana, até poder voar de volta. O resto da nossa família tomou imediatamente ônibus de volta para Los Angeles. Não existiu uma road trip com Elizabeth Taylor e Marlon Brando “.

Bom galera, vamos lá… Em primeiro lugar você deve ter se perguntado. Ehi se Michael tinha a pele branca em 2001, qual é o problema de um ator branco interpretá-lo? Sim, Michael Jackson tinha a pele branca em 2001, mas jamais se declarou dessa forma, sempre se auto- classificou como um negro com uma doença de pele que causa perda da coloração (Vitiligo), fato que seria comprovado por sua autópsia anos mais tarde. Então a questão que os fãs levantam é que em pleno auge dos efeitos visuais e maquiagem, Michael deveria ser interpretado por um ator negro, com uma doença de pele simulada, e não a praticidade de simplesmente colocar um ator branco que não condiz com sua personalidade (talvez no estilo As Branquelas com os irmãos Wayans).

Eu sou dos fãs mais fanáticos de MJ (antes de virar moda) e posso dizer que isso não me incomoda tanto, apesar de que poderiam ter evitado a polêmica (em meio a discussão racial do Oscar), o próprio ator não acreditou quando foi chamado – “Eu sou um cara branco da classe média de Londres. Estou tão chocado quanto vocês.” disse em entrevista. Acho que o maior problema de Fiennes interpretar Michael é mais simples do que a questão racial…  ele não é ator pra isso, é um ator insosso… chato e por aí vai… Não tem condições de assumir uma responsabilidade dessas.

Porém, eu não me preocuparia tanto, pois é um Tele Filme (apesar de que a presença de Michael Jackson despertará muita curiosidade), e não sei muito sobre a família de Elizabeth Taylor e Marlon Brando, mas conheço o suficiente da do Michael para achar que esse filme não saíra do papel (pelo menos não com os nomes originais), mesmo motivo pelo qual ainda não saiu um filme grande sobre Michael Jackson.

A industria de cinema quer a história de Mj nas telonas como poucas histórias que estão disponíveis, mas a família de Michael nunca aceitou dar liberdade mínima a uma produção dessas, o que dificulta muito o projeto. Outra grande questão é justamente a maior polêmica dessa notícia. Quem interpretaria Michael Jackson no cinemas? é um grande desafio, e muitos atores como o badalado Johnny Deep já declararam que Michael Jackson só poderia ser interpretado por ele mesmo…