FRD-30489Ahee amanhã tem premiação do Oscar, todo mundo na expectativa pra ver se o Di Caprio finalmente leva e se teremos um momento épico com Stallone no palco, enfim, fortes emoções. Mas também tem muita gente que não consegue entender bem as premiações que vem antes das mais aguardadas (atores e melhor filme). Sem muitas frescuras vou explicar o basico sobre as categorias, e com certeza assistir o Oscar vai se tornar um programa ainda mais divertido pra vocês.

Melhores Efeitos Visuais e Melhores Efeitos Especiais:
Uma das categorias mais legais do Oscar, a premiação de Efeitos Visuais e Especiais levam em conta basicamente todos os fênomenos e efeitos não naturais que são mostrados no filme. A diferença entre eles é que o efeito especial é o chamado “efeito prático”, aquele que é criado no próprio estúdio, como fogo, explosões controladas, chuva artificial e etc. Os efeitos visuais são aqueles criados na pós – produção, quando os atores atuam no famoso fundo verde e depois são inseridos digitalmente: cenários, personagens fantasiosos como monstros, ou objetos que não existem. Também tem os atores que atuam cheio de pontinhos para a captura de movimentos e depois a equipe usa a performace do ator para criar um visual em cima. Caso do Hulk dos Vingadores ou do macaco Cesar, de Planeta dos Macacos.

Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte:
Essas categorias costumam causar bastante confusão, por isso vou explicar as duas no mesmo tópico. Já vi muita gente assistir os filmes do Tim Burton, por exemplo, e dizer que são apaixonados pela fotografia do diretor, quando na verdade são apaixonados pela direção de arte dele. Explicando, vamos usar Batman – O Retorno como exemplo, no filme você vê o Pinguim surgir numa Gotham com estilo gótico, meio triste, cheia de objetos de formatos criativos e diferentes, isso é a direção de arte, ou seja, a criação (a ideia em si) visual dentro do filme, a definição do “estilo” dos objetos e cenários usados no filme. Já na mesma cena em que o Pinguim aparece, nós vemos que está tudo bem escuro e a câmera vai acompanhando a subida do personagem lentamente, por baixo, deixando um certo mistério, até revelar o rosto de Danny De Vitto, isso é a fotografia do filme. A fotografia basicamente é a forma como resolvem filmar a história, é onde se define se vão filmar de frente, de lado, se com muita luz ou pouca luz, câmera na mão ou parada … e por aí vai…

Melhor Diretor:
Apesar de ser um pouco relativo e pessoal, a escolha do melhor diretor é basicamente focada no profissional que melhor consegue “administrar” uma produção. Usando um exemplo deste ano, em O Regresso, dirigido por Alejandro G Inarritu, logo no início tem uma cena gigantesca de batalha entre os americanos e os índios, onde tem atores, animais, efeitos especiais práticos, figurantes lutando em cada canto da tela, tiros e etc…antes do início da cena o diretor ainda tem que administrar a equipe de captação de áudio, coordenar com o diretor de fotografia os melhores ângulos, iluminação e etc… Enfim imagine ter que ficar atento a tudo isso, quem executa isso melhor deveria ganhar o Oscar.

Melhor Montagem:
Ao contrário do parece ser mais lógico, os filme não são filmados na ordem que você vê, as vezes a cena final é a primeira a ser gravada. Um ótimo exemplo são os filmes da franquia Rocky, Sylvester Stallone sempre filmava as lutas finais primeiro porque segundo ele no inicio das filmagens ele não estaria cansado e poderia se empenhar mais na luta para fazê-la parecer real. Então a montagem de um filme é responsável por pegar tudo que foi gravado e ordenar da melhor forma possível para que na hora de ir ao cinema o espectador entenda o filme, e não perceba esse “truque” de produção. Um exemplo ruim de montagem é no recente Como Ser Solteira, onde uma personagem vai morar na casa outra sem qualquer explicação até que mais pra frente descubramos que elas são irmãs, sem mistério, só desatenção mesmo.

Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original:
Aqui também vou explicar junto para ficar mais fácil. Melhor trilha sonora premia a melhor musica incidental, ahnn?? Facilitando, aquelas músicas de “fundo” que dão o clima da cena, mas que não tem letra ou são cantadas. Exemplo: o famoso tema que sempre nos preparava para a aparição de Darth Vader em Star Wars, a música que acompanhava os vôos do Superman ou a trilha clássica do treinos de Rocky Balboa. Já a melhor Canção Original premia a melhor música “comercial” criada especialmente para um filme. Exemplo: Ciclo Sem Fim do Rei Leão, de Elton John ou Skyfall da Adelle em 007 – Skyfall.

Melhor Mixagem e Melhor Edição de Som:
A melhor edição de som premia a equipe que cria e capta o som do filme. O som de uma pessoa pisando em pedras pode ser gravado no próprio local da cena, ou simulado em estúdio, por exemplo. Isso é uma decisão da equipe de edição de som. Já o pessoal da Mixagem de Som, tem a tarefa de juntar de forma harmoniosa todos os sons do filme, incluindo diálogos, sons de efeitos especiais, trilha sonora, som ambiente e etc.

Melhor Roteiro Original:
Aqui uma categoria que sempre deixa dúvidas, mas no fim é bem simples. A grosso modo a categoria premia o melhor roteiro que não seja baseado num livro ou história pré contada (especiais, séries de TV e etc). Isso não quer dizer que não possa ser uma história real. Por exemplo, esse ano o favorito da categoria é Spotlight que conta a história de um grupo de jornalistas que descobriu um grande esquema para acobertar padres pedófilos.É uma história real, mas nunca virou livro ou qualquer coisa do tipo, por isso é considerado um roteiro original.

Melhor Roteiro Adaptado:
Bom depois de entender roteiro original essa fica mais fácil, né? Melhor roteiro adaptado é aquele roteiro baseado em algum livro, curta- metragem, artigo e etc. Exemplos de roteiros inspirados em livros não faltam… Senhor dos Anéis, E o Vento Levou entre outros esse ano tem muitos como A Grande Aposta (meu favorito).

Melhor Figurino :
Essa categoria premia a melhor reprodução de figurinos, criatividade na criação deles (ou os dois). Os vencedores em geral são filmes de época que reproduzem com perfeição as roupas que as pessoas vestiam em determinado período histórico. Bons exemplos são Gladiador e Titanic.

Melhor Maquiagem e Penteado:
Essa premiação não é muito complexa de se entender, a não ser pelo fato de que maquiagem, não significa, por exemplo, a atriz que está mais “bonita”, está com o melhor batom, rimel e etc rs. Melhor maquiagem leva em conta muitos fatores, os dois mais conhecidos são: a representação de acontecimentos do personagem, como feridas, cicatrizes, anomalias, envelhecimento e etc. Um bom exemplo é o envelhecimento de Brad Pitt em Benjamim Button. Outro fator levado em conta é a criação de personagens fictícios através de maquiagem, especialidade de um dos maiores vencedores dessa categoria. Rick Baker, responsável por Lobisomen e os E.Ts de MIB: Homens de Preto.

 

Melhor Filme Estrangeiro:
É um prêmio para filmes produzidos fora dos Estados Unidos e que tenham a maior parte dos diálogos em outra língua que NÂO seja o inglês. Ou seja, você não verá filmes britânicos nessa categoria, o que de fato seria uma covardia com os outros países. Os filmes estrangeiros também podem concorrer outras premiações no Oscar, desde que sejam lançados em um circuito mínimo nos Estados Unidos. Foi o caso de Cidade de Deus que concorreu em categorias importantes como Melhor Fotografia e Melhor Diretor.

Melhor Documentário:
Essa é uma categoria em que poucas pessoas tem noção de quem é o melhor, principalmente porque poucos filmes chegam a ser lançados no cinema, mas basicamente a premiação julga filmes não ficcionais, que tem como base explorar a realidade de algum assunto de forma didática, quase um jornalismo. Mas na realidade, o documentário representa muito a visão do diretor sobre o assunto, por isso tome cuidado na hora de tomar um documentário como verdade absoluta. Os exemplos mais famosos e que normalmente o público tem acesso são os documentários sobre artistas como Michael Jackson’s This Is It e Amy (da Amy Winehouse).

É isso pessoal… Não vou falar sobre as categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Coadjuvantes, Melhor Animação e etc, porque essas são muito subjetivas, vão mais do gosto pessoal. Afinal já tivemos Crash e Shakespeare Apaixonado ganhando Oscar de melhor filme… gsuisss rsrs