3d1180a0d74b5617_UDEP_D28_07565_R.xxxlarge_2xTirando o Atraso chega as telonas pronto para tirar risadas e reclamações de diferentes públicos. Politicamente incorreto, o filme traz um humor escrachado que brinca com esteriótipos sem medo, algo bastante comum nos anos 80 e 90 que é visto com olhos atravessados hoje em dia. E também aproveita de uma certa moda entre os atores veteranos que estão mais a vontade para brincar com o peso de sua idade (nesse caso Robert De Niro).
No filme pouco dias antes do seu casamento com a controladora filha do seu chefe e prestes a se tornar sócio do escritório de advocacia, o certinho Jason Kelly (Zac Efron), é incumbido de conduzir a contra gosto seu desbocado avô Dick (Robert De Niro), um ex-general do exército doido para “tirar o atraso” de anos casado com as jovens universitárias da Flórida.
O humor carregado vem do dedo do diretor Dan Mazer, que produziu os filmes insanos estrelados por Sasha Baron Cohen (Borat, Bruno, O Ditador). O estilo sarrista funciona bem no contraponto entre o velho “poderoso chefão” De Niro e, o jovem “High School Musical” Zac Efron. De Niro sempre com um humor mais pesado, das antigas, politicamente incorreto, enquanto Efron representa e brinca com o estilo mais comportado e quadrado que os tempos atuais exigem.
A grande diferença deste para filmes dos anos 80 e 90 é que mesmo se vendendo como politicamente incorreto, o filme ainda trata inserir alguma “lição” em meio as suas muitas piadas com gays, principalmente sobre as diferenças de épocas e como os mais velhos vêem a questão por uma criação diferente, irônicamente reflexivo também para os gays que classificam e condenam tudo como homofobia.
O roteiro tem bastante furos e as vezes se perde em algumas cenas realmente desnecessárias, quando poderia ser mais limpo e seguir só a linha “zueira adolescente” que funciona bem. Também fica mais previsível do que o necessário em certos momentos, inspirado em alguns road movies como Férias Frustradas a Cheech e Chong.
O filme tem alguns bons personagens coadjuvantes, seguindo o estilo turma do colégio (a gostosa, a esperta, o amigo gay delas, um fortão popular e seu amigo idiota), e ainda conta com uma sensacional participação do nosso eterno Murdock de Máquina Mortífera, Danny Glover.
Apesar da boa entrada dos coadjuvantes, o destaque é mesmo para a sintonia entre Robert De Niro e Zac Efron. Robert De Niro está totalmente desbocado, curtindo sua persona de aposentado que só quer curtir o que lhe resta de tempo e mostrar o que aprendeu com a vida. A lenda rende algumas cenas realmente hilárias como quando canta um rap de Notorius B.I.G no karaokê.
Já Zac Efron, o astro teen de High School Musical, tem conseguido fazer uma competente transição da fase teen para adulta, principalmente em comédias (Vizinhos, 17 Outra Vez entre outros), ele se diverte de verdade em cenas inesperadas como uma performance de Celine Dion, bem diferente de outros nomes dessa linha adolescente como Robert Pattinson, Taylor Lautner, Liam Hemsworth e por aí vai.
Enfim, muita câmera lenta, micos, biquinis, vendedor de drogas gente boa… é um filme para se dar algumas boas risadas, mas é preciso relaxar e entrar na brincadeira. Tirando o Atraso vai agradar a galera que curte algo mais na linha de Se Beber, Não Case, apesar de não ser tão criativo e inventivo quanto ele, diverte… Confira nossa Chuck Nota logo abaixo.

3 Norris