20160111-hailcaesar-615x327Estréia: 14/04/2016

Ave, César! é um filme que você não vai entender pelo trailer… Situado na década de 1950, no auge da “Era de Ouro de Hollywood”, o filme acompanha um único dia de um assistente de estúdio, Eddie Mannix (Josh Brolin). O figura é um tipo “resolve buchas”, sempre fica com a responsabilidade de esconder os segredos e escandâlos da vida pessoal das celebridades. Cheio de problemas para solucionar, Eddie descobre que seu maior astro foi sequestrado durante a filmagem do lançamento mais importante do ano, “Ave, César!”

Partindo de um humor auto – depreciativo, Ave, César! não tem medo de brincar com o glamouroso mundo hollywoodiano. As piadas lembram mais o estilo simples da época, com humor mais físico e saborosamente previsível.

Os diretores Ethan e Joel Coen novamente mostram inventividade e optam por não mostrar como Hollywood era, mas sim como as pessoas a imaginavam, a forma como elas fantasiavam o mundo das misteriosas celebridades (na época, distantes da internet, onde ninguém consegue passar despercebido hoje). Há realmente sacadas muito divertidas sobre os bastidores das produções cinematográficas. Alguns exemplos são geniais, como a cena que mostra a preocupação dos produtores em agradar todas as religiões falando de Jesus e os esteriótipos caricatos do filmes de velho oeste aqui representado por Alden Ehrenreich, um típico cowboy que sabe fazer todo tipo de malabarismo no set, menos atuar, o astro chega a laçar carros na rua rs. A sacada pode ser justamente representar o que público imaginava não o que realmente acontecia… Artistas mais chiliquentos que o comum, teoria da invasão comunista em Hollywood e etc…

A montagem não usual e a edição as vezes lembram uma comédia pastelão e em outros momentos lembra os grandes filmes de investigação (chamados “noir”), algo que torna o longa mais leve, e ao mesmo tempo mais confuso também . Nem todas as gags visuais funcionam e em certos momentos o filme não consegue manter o tom de sátira sem causar certo constrangimento.

O roteiro não linear trabalha propositalmente várias subtramas curtas, muitas vezes sem nenhuma ligação com a história central,  que servem como esquetes de como os artistas se comportam e formam camadas importantes para entender o filme. Há um trabalho detalhista de design de produção e figurino, que nos leva a um tour por diversos sets de um grande estúdio mostrando vários tipos de produções.

Ave, César! também conta com elenco estelar que tem nomes como Josh Brolin, Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Scarlet Johanson (todos excelentes) e mais participações especiais de astros “irreconhecíveis” em esquetes. Por incrível que pareça, o destaque fica para a cena hilária de Channing Tatum fazendo um típico musical dos anos 50 num bar de marinheiros.

Enfim, Ave, César ! é uma comédia que serve como grande homenagem ao cinema dos anos 50, e uma forma bem “fora da caixinha” de se ver o universo de Hollywood. Não é fácil de curtir, talvez nem todo mundo entre no clima, mas funciona tranquilamente quando nos entregamos a dinâmica nos irmãos Cohen …Confira nossa Chuck Nota logo abaixo…

3 Norris