deadpool-pop-culture-referencePois é, como falei lá na crítica do Deadpool alguns meses atrás e no post especial sobre o personagem, você consegue curtir muito mais o filme se estiver antenado com cultura pop, porque o anti-herói é uma metralhadora ambulante de referências. Aproveitando a estréia de Deadpool no Telecine On (só 3 meses depois do cinema? que rápido) vamos comentar bem resumidamente sobre 7 referências dentro do filme que muitas pessoas não compreenderam e que ficam  bem mais engraçadas quando se entende rs (Atenção: Esse post conterá spoilers, então se não viu o filme Leia por  conta e risco)

1 – James McAvoy ou Patrick Stewart

Aqui uma piadinha que parece bem simples, mas afinal quantas pessoas sabem o nome dos atores da saga X-Men de cór ? Pois é, no momento do filme em que o Colossus captura o Deadpool e diz: – “Vou te levar para a casa do professor Xavier”. Deadpool responde: – James McAvoy ou Patrick Stewart?… James é o interprete do Xavier da nova trilogia que começou com X-Men: Primeira Classe e Patrick é o Xavier da trilogia clássica, ou seja é o Deadpool tirando o sarro da cronologia bagunçada de X-Men nos cinemas.

2 – A versão anterior do Deadpool

Uma das coisas mais curiosas sobre o Deadpool no cinema é que o mesmo Ryan Reinolds já tinha interpretado o personagem em X-Men Origens: Wolverine, numa versão desconfigurada e inexplicável (entenda aqui). E claro, que durante o filme os roteiristas não perdem a oportunidade de gozar disso. Quando Deadpool aponta para um canto e fala que lá tem um de seus itens mais preciosos aparece um boneco do Deadpool de Wolverine, mas quando a câmera se aproxima mais, na verdade descobrimos que Deadpool está falando do Cd do Wham (antigo grupo do George Michael, cantor do clássico romântico Careless Whispers). Outra brincadeira é quando Deadpool está se rebelando contra o vilão Ajax e o mesmo diz que vai costurar sua boca (exatamente como o Deadpool aparece no filme de Wolverine).

3 – Orçamento

O sucesso de Deadpool fez as pessoas esquecerem que o filme tinha pouco orçamento e quase foi cancelado, relembrando isso o longa tem uma cena onde Deadpool vai buscar ajuda dos X-Men e encontra lá apenas Colossus e Negasonic novamente, é nessa hora que o herói falastrão solta “Puxa essa casa é tão grande e só encontro sempre vocês dois, parece até que não tiveram dinheiro para contratar os outros X-Men…” . Um direta contando exatamente o que aconteceu na produção.

4 – Liam Neeson já trabalhou em Deadpool?

Uma referência muito clara durante o filme, foi quando Deadpool disse que sonhou que tinham sequestrado a filha de Liam Neeson 3 vezes e ninguém percebeu ainda que ele é um mal pai (Busca Implacável), mas o que muitos não sabem é que a referência tem uma razão maior, pois Neeson já estrelou um filme chamado The Deadpool com Clint Eastwood, o filme fez parte da franquia policial Dirty Harry.

5 – Lanterna Verde

Sendo bastante honesto com sua carreira Ryan Reinolds fez brincadeiras consigo mesmo tempo todo, uma das mais recorrentes é sobre o filme Lanterna Verde (grande fracasso da carreira do ator). Nos créditos iniciais mostram uma foto do filme dentro da carteira supostamente de Reinolds e quando Wade Wilson (alter ego do  Deadpool) é levado para o projeto que promete lhe curar e a transformação num tipo de herói ele avisa que não quer um traje verde a animado… qualquer semelhança com o traje do Lanterna não é coincidência.

6 – Auto Bullling

Continuando a honestidade de Ryan Reinolds, em determinada cena quando dizem para Deadpool que a aparência não é importante, o personagem responde “Claro que é, veja Ryan Reinolds ele não teria chegado onde chegou se não fosse sua beleza…”. O ator foi eleito o “Homem mais Sexy do Mundo” em 2010 e, em 2011 estrelou Lanterna Verde.

7 – Cena Pós – Créditos… uma homenagem as cenas pós – créditos

Deadpool é um filme com uma característica muito própria, que chamamos de “quebra da quarta parede”, quando o personagem do filme conversa diretamente com o público. Um dos filmes que mais popularizou isso foi Curtindo a Vida Adoidado, onde o famoso Feres Bueller já começa o filme falando com o público. Outra inovação de Curtindo a Vida Adoidado foi inserir uma cena depois do filme, e Deadpool o homenageia ao fazer o início de sua cena pós – créditos idêntica a de Curtindo a Vida Adoidado e logo em seguida menciona a primeira cena pós- créditos do universo Marvel ao dizer que não vai aparecer o Samuel l Jackson com um tapa olho (cena do primeiro Homem de Ferro)…

É isso pessoal, essas são só algumas das referência dentro de Deadpool, chutando por baixo o filme deve ter pelo menos umas 50 rs. Agora vocês já podem ir alugar sem sair de casa o filme que está disponível no Telecine On Demand (mesmo para quem não é assinante) e entender um pouco melhor, mas se ainda tiver alguma cena que vocês boiaram e queria saber do que se trata, deixem nos comentários aqui ou no Facebook que conversamos.