341563Novidades galera… hoje vamos recomeçar o “Has Tela Clássicos”, um review mais leve sobre alguns clássicos do cinema (de preferência ação e aventura). Não esperem uma grande crítica dos filmes, não é essa a intenção (até porque a maioria serão filmes que gosto), vou deixar minha opinião sim, mas principalmente falar curiosidades que cercaram as produções e que nós fãs, gostamos de saber. Explicado isso, o primeiro dessa série será Fogo Contra Fogo, filme que reuniu em cena pela primeira vez os mitos Al Pacino e Robert DeNiro, e é constantemente citado como um dos melhores filmes policiais de todos os tempos…

Ponto Forte :

Amigo, quando Al Pacino e Robert De Niro se encaram num diálogo cheio de confronto e ameças você simplesmente assiste hipnotizado e quieto.

Ponto Fraco:

O filme é bastante longo (quase 3 horas) o que acaba deixando certas passagens um pouco massantes e repetitivas.

Chuck Nota:

3 Norris

Review:

Em Los Angeles é cometido um assalto de alto porte no qual são roubados mais de um milhão de dólares e três policiais são mortos. O detetive Vincent Hanna (Al Pacino) da Divisão de Roubo e Homicídio assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, o desafio de pegar a quadrilha profissional o motiva e, em pouco tempo ele se vê num confronto contra um dos criminosos mais inteligentes que já cruzaram seu caminho, Neil McCauley (Robert De Niro).

Pois bem, como a sinopse já diz o filme tem como base o confronto psicológico entre os personagens de Al Pacino e De Niro que se encontravam pela primeira vez na telona, e ali, ainda no auge de suas formas, entregavam atuações atuações fortes. Na contra – mão da maioria dos filmes policiais dos anos 80 e 90, Fogo Contra Fogo é um filme denso, sem piadinhas, com violência para maiores e cenas privilegiadas pela câmera sempre muito próxima e bem planejada pelo ótimo diretor Michael Mann (Collateral).

As cenas de ação e perseguição são impressionantes, te deixam vibrados o tempo todo, fora os diálogos  bem construídos que dão um tom mais pesado ao filme, como a clássica e tensa cena do “café” entre Al Pacino e Robert De Niro. Outro aspecto interessante é como o longa desenvolve os dramas pessoais em paralelo a trama de investigação que envolve os personagens.

10 Curiosidades sobre Fogo contra Fogo:

  • A filha de Al Pacino é nada menos que a jovem Natalie Portman (Thor, Cisne Negro, nova trilogia Star Wars), que tinha 14 anos na época e fazia apenas seu segundo filme.
  • Al Pacino revelou que para a icônica cena do restaurante Robert De Niro sugeriu que não houvessem ensaios, assim os personagens de Pacino e De Niro teria um  certo “desconforto” natural. O diretor concordou com a ideia e ainda usou duas câmeras simultâneas para fazer toda a tomada de uma vez e facilitar os improvisos.
  • Você deve estar dizendo que Pacino e De Niro já estiveram juntos em O Poderoso Chefão: Parte 2, sim… Mas este é o 1º filme em que os atores contracenam juntos. Em O Poderoso Chefão: Parte 2 em momento algum eles se encontram. Depois eles já atuaram em As Duas Faces da Lei (2008).
  • Val Kilmer filmou suas cenas simultaneamente com Batman Eternamente, no qual viveu o próprio Batman (infelizmente rs).
  • Keanu Reeves chegou a assinar para viver Chris Shiherlis, mas perdeu o papel quando Val Kilmer acenou com a possibilidade de fazer sua participação mesmo filmando Batman.
  • Fogo Contra Fogo está no famoso livro “1001 filmes para ver antes de morrer”.
  • Robert De Niro se encontrou com assaltantes e Policiais para se preparar para o longa.
  • Fogo Contra Fogo é o filme favorito de Tom Hiddleston, o Loki dos filmes da Marvel.
  • O restaurante da famosa “cena do café” passou a enfeitar o espaço com posteres de Al Pacino e  Robert De Niro e a fazer reservas especiais (bem mais caras) para a mesa em que aconteceu o diálogo.
  • Muitos fãs diziam que na verdade Al Pacino e Robert De Niro não compartilharam a cena do café, que ela teria sido filmada em separado e montada na edição. Mas a versão do BluRay mostra claramente os dois no mesmo ambiente.

É isso aí, fiquem com o trailer de Fogo Contra Fogo logo abaixo (O filme está disponível na NetFlix). Se gostaram  desse estilo de post deixem seus comentários com sugestões de outros clássicos, curtam, compartilhem e etc que continuamos… 😉