IDclassic_1600Aproveitando o lançamento de Independence Day: O Ressurgimento (leia nossa crítica aqui) e os 20 anos de lançamento do clássico Independence Day, vamos homenagear esse filme que marcou nossa infância na sessão da tarde e ainda lançou Will Smith ao estrelato em Hollywood. Um dos maiores sucessos de bilheteria da década de 90, Independence Day redefiniu o gênero catástrofe, misturando ação e ficção científica. Então bora lá, viajar para o ano de 1996 e conhecer algumas curiosidades do clássico para se preparar para entender o retorno de I.D aos cinemas (Veja também nosso último Has Tela Clássicos dos 30 anos de Stallone Cobra).

Ponto Forte:

Independence Day é um dos filmes mais honestos de todos os tempos quanto as suas pretensões. I.D é um pipocão voltado totalmente para diversão, com um aspecto técnico excelente. Assisti novamente há pouco tempo e os efeitos especiais não envelheceram mal como maioria dos filmes nesse estilo. Engraçado, boa ação e ótimo elenco.

Ponto Fraco:

Apesar de ser muito divertido o filme beira a loucura com alguns absurdos que o roteiro não consegue explicar… coisas que você não deve ter percebido quando era criança, mas vai entender se assistir novamente agora.

Sinopse e mini review

No dia 2 de julho devido à uma estranha interferência atmosférica os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos. É quando descobrem que vários objetos gigantes estão em curso de colisão com a Terra.

O humanos então percebem que se trata de uma enorme nave espacial que traz alienígenas que não vieram em missão de paz.  No dia 3 de julho o ataque alienígena começa de forma esmagadora e nada que a Terra possua é capaz de detê-los. Porém no dia 4 de julho (O Dia da Independência americana) surge uma possibilidade de vencer o invasor e todas as nações precisam se unir para salvar raça humana.

Independence Day é um filme redondo e direto em termos de proposta. Ele tem início, meio e fim bem definidos. Você é apresentado à ameaça, vê ela se desenvolver e vê os humanos resolverem a questão, simples assim. Em meio a tudo isso os efeitos especiais impressionavam na época, mesmo em tela pequena tudo parecia muito grandioso, a destruição era realista, os próprios E.Ts eram assustadores. Claro que o contexto tem que ser levado em conta, o filme tem 20 anos, você pode estranhar alguns pontos hoje, mas continua divertidíssimo e impressionante.

O elenco muito bem escolhido, contava com Bill Pullman (Enquanto você Dormia), Judd Hirsch (Uma Mente Brilhante), o excelente Jeff Goldblum na época recém saído do arrasa quarteirão Jurassic Park e o carismático Will Smith que hoje dispensa apresentações, mas na época estava tentando dar seus primeiros passos no cinema após a série Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air).

10 Curiosidades sobre Independence Day

  • Durante a pré – produção, foram testadas cenas em que as naves alienígenas atacavam vários pontos turísticos espalhados ao redor do planeta. Um dos testados foi exatamente a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mas a cena terminou sendo descartada pelo tamanho da nave ter ficado desproporcional em relação ao tamanho da estátua.
  •  Independence Day venceu o Oscar de Melhores Efeitos Especiais e um Grammy de melhor trilha Incidental para Cinema (entenda a diferença entre trilha e música de cinema clicando aqui).
  • Segundo os produtores pelo menos metade dos diálogos que envolviam Jeff Goldblum, Will Smith e Judd Hirsch foram improvisados.
  • O presidente do filme inicialmente deveria ser uma figura inspirada no ex – presidente Richard Nixon, e o papel foi escrito para Kevin Spacey (série House of Cards). Porém um executivo da Fox não via potencial em Kevin Spacey como astro (sim, claro rs), e o personagem foi reescrito para Bill Pullman. Por coincidência 20 anos depois o consagrado Kevin Spacey viveu Richard Nixon, no excelente filme Elvis e Nixon (confira nossa crítica aqui).
  • Independence Day tem o recorde de uso de miniaturas numa produção de cinema, que inclusive não deve ser quebrado já que com a tecnologia atual as miniaturas se tornaram dispensáveis nesses filmes.
  • A cena em que Will Smith arrasta o Alien inconsciente através do deserto foi filmada perto do lago Great Salt Lake, em Utah. Nessa cena a fala ” E que diabos é esse cheiro ? ” foi improvisada . Great Salt Lake é o lar de pequenos crustáceos chamados “camarão de água salgada”. Quando eles morrem, os corpos afundam para o fundo do lago (que não é muito profundo) e se decompõem. Quando o vento bate num determinado padrão a superfície levanta o cheiro de milhões de camarões de água salgada mortos e pode ser muito, muito desagradável. Aparentemente, ninguém avisou Will e a frase espontânea acabou sendo utilizada como se o cheiro viesse do E.T .
  • Segundo os produtores, o exército americano estava disposto a ajudar o filme e até ceder bases militares para as filmagens. Mas depois que ficaram sabendo das menções a misteriosa área 51 no script retiraram oficialmente todo o apoio.
  • Independence Day foi banido no Líbano por pressão do famoso grupo extremista Hezbollah. Tudo devido a uma cena onde o exército de Israel e Iraque juntam forças com os Estados Unidos no plano para deter os Aliens.
  • Um dos prédios destruídos pelos alienígenas é um cinema que anuncia ironicamente a exibição de Independence Day para breve.
  • Para rodar a cena a bordo do submarino U.S.S. Georgia foram utilizados os sets de filmagens do filme Maré Vermelha. E o interior da Casa Branca foi originalmente criado para o filme Meu Querido Presidente e logo depois de fazer parte de Independence Day também foi utilizado no filme Marte Ataca ! do diretor Tim Burton… Um Show de reciclagem da Fox rsrs

É isso ai, fiquem com o trailer do clássico e até a próxima…