seven-magnificentAproveitando a estréia do remake dirigido por Antoine Fucqua (Dia de Treinamento), e estrelado por Denzel Washington e Chris Pratt (confira nossa crítica da nova versão clicando aqui). Vamos relembrar o original, clássico de 1960, estrelado por Steve McQueen, Yul Brynne e Charles Bronson. Então vamos lá, no esquema que você já conhece… Ponto forte e fraco, mini review e 10 curiosidades… Lembrando para quem não viu , que o filme está fácil lá no NetFlix.

Confira também outros Has Tela Clássicos aqui

Ponto Forte:

Apesar de ser um dos maiores clássicos do gênero, Sete Homens e Um Destino não é um faroeste comum. É um filme de personalidade própria, que apresenta um senso de redenção e companheirismo poucas vezes tão bem trabalhado no western americano.

Ponto Fraco:

O filme fica bastante cadenciado na metade, uma lentidão que prejudica um pouco o entretenimento com a história (problema que também ataca a nova versão).

Sinopse e Mini Review

Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados que estão dispostos, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, que concordam por motivos diversos, a defendê-los de Calvera. A vitória parecia assegurada, mas Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.

Sete Homens e Um Destino é um filme poético do ponto de vista dos pistoleiros. Os sete são pessoas à margem da sociedade que decidem, por motivos diversos, pegar o mal fadado serviço, mesmo sabendo do risco, como diz a sinopse em busca de aventura, mas o final nos deixa claro que também em busca de um tipo de redenção, é como se colocassem o perdão por seus atos naquela simples defesa do povo humilde do vilarejo.

A ação é bastante realista, um bang bang clássico, sem exageros, não existe cowboy imune aos tiros. A bela fotografia do seco velho oeste americano caminha lado a lado com a inesquecível trilha sonora de Elmer Bernstein, sem dúvida uma das mais famosas da história do cinema, e que muitos já devem ter ouvido sem saber de onde é.

O elenco, mais especificamente a equipe de sete pistoleiros é de rara felicidade, Steve McQueen em seu auge ostenta aquela expressão durona do pistoleiro típico, enquanto o jovem Charles Bronson já mostrava seu potencial para ser “Badass” com uma atitude inconfundível. Vale destacar também Robert Vaughn dando um show com seu Lee.

10 Curiosidades sobre Sete Homens e Um Destino

  •  O filme é baseado na famosa história de Akira Kurosawa, Os Sete Samurais. E o autor gostou tanto da versão americana de sua história que enviou um presente para o diretor John Sturges logo depois de assistir o filme.
  • O protagonista Yul Brynner tinha poder decisão sobre alguns nomes do elenco, e foi o responsável pela escolha de Steve McQueen como Vin Tanner. Brynner, no entanto, teria se arrependido muito da escolha quando começou a conviver com McQueen e as brigas no set de filmagens tornaram-se quase diárias.
  • Anos mais tarde, antes de morrer, Steve McQueen fez as pazes com Yul Brynner, chamando – o para agradecer, e quando Brynner lhe perguntou pelo o que, McQueen respondeu “Você poderia ter me arrancado do filme quando lhe causei problemas, mas você me deixou continuar, e o filme fez muito por minha carreira. Obrigado”.
  • O hoje lendário compositor John Williams (Superman, Star Wars), foi membro da orquestra Elmer Bernstein na gravação da clássica trilha sonora de Sete Homens e um Destino. Ele tocava piano.
  • A censura mexicana exigiu que os mexicanos vestissem roupas sempre limpas durante as filmagens, o que causou um grande atraso, já que as roupas intencionalmente sujas (pelos personagens serem agricultores), tinham de ser cuidadosamente limpas… Entendeu? As roupas deviam estar limpas, mas parecer sujas…
  • Steve McQueen queria muito atuar neste filme, mas tinha problemas de agenda em relação a sua série de TV, Wanted: Dead or Alive (1958). Porém, ele sofreu um acidente de carro e, enquanto estava em “repouso”, gravou o filme.
  • Steve McQueen, James Coburn e Charles Bronson apareceram juntos novamente em outro filme de John Sturges, Fugindo do Inferno (1963). O filme foi gravado na Alemanha, enquanto Sete Homens e Um Destino acabará de ser lançado por lá, e era um grande sucesso, por isso os atores foram quase “perseguidos” por fãs atrás de autógrafos sempre que apareciam.
  • O personagem Britt (especialista em facas), deveria ser vivido por Sterling Hayden, que teve de sair do projeto Então Robert Vaughn que faria o Lee indicou um amigo de infância para o personagem, era James Coburn. Ao longo dos anos ambos se ajudaram com indicações de papeis, porém, em 50 anos de amizade esse foi o único filme em que atuaram juntos.
  • O nome do personagem de Charles Bronson, Bernardo O’Reilly, é uma referência ao líder da independência chilena Bernardo O’Higgins, que libertou o Chile do domínio espanhol.
  • O filme foi uma decepção de bilheteria nos Estados Unidos, mas  se tornou um sucesso estrondoso na Europa, o que garantiu o lucro, e a fama mantida até hoje.

E isso aí, fiquem com o trailer do clássico e até o próximo “Has Tela Clássicos”…