Essa semana está chegando aos cinemas o novo filme da Marvel, Doutor Estranho,  e independentemente do que o público conheça dele, só por ser da Marvel já gera muita expectativa (é o bônus pelos sucessos anteriores). A questão é que o Doutor Estranho é um personagem extremamente poderoso do universo Marvel, mas não tão conhecido do grande público, e como nós gostamos de simplificar cinema por aqui, vamos a um pequeno guia para você que nunca leu nada dele, chegar preparado para curtir o filme (e a crítica também já está no ar, você pode ler clicando aqui).

Quem é o Doutor Estranho ?

Criação de Stan Lee, Steve Ditko, Doutor Estranho apareceu pela primeira vez nos quadrinhos nos anos 50 e, é baseado num antigo herói dos anos 40, o “Fantasma Verde”, que também combatia o mal com artes místicas.

O “mago supremo” como é conhecido teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era um bem sucedido neurocirurgião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais operar, pois teve alguns nervos das mãos danificados que o impediram para sempre de segurar com firmeza um bisturi. Mesmo assim tentou de tudo para curar suas, não conseguindo ficou arrasado psicologicamente e tornou-se um alcoólatra. Certo dia, já desiludido, Strange ouviu falar de um sábio que vivia no Tibete conhecido pelo nome de “Ancião”, um velho místico, que o abrigou e o ensinou sobre as artes místicas.

Seu maior inimigo é Dormammu, um ser místico com a cabeça flamejante (semelhante ao Motoqueiro Fantasma),que consegue enfrentar Strange de igual para igual.

Curiosidades Sobre o Filme

  • Doutor Estranho já teve um telefilme em 1978, que naturalmente encarou muitas dificuldades por não ter os efeitos especiais adequados na época.
  • Benedict Cumberbatch sempre foi a primeira opção para o Doutor Estranho, mas teve de recusar por causa de agenda. A Marvel então, foi atrás de Joaquin Phoenix (O Gladiador) e Johnny Depp, mas dificuldades de produção fizeram o filme ser adiado, e devido a isso, Bennedict pode voltar a lista e assinar contrato.
  • A escolha de Tilda Swinton para Anciã gerou polêmica, pois o personagem original é um tibetano, muitos reclamaram de racismo. Antes de decidir trocar o gênero do personagem, Morgan Freeman e Ken Watanabe (O Último Samurai), foram cotados para interpretar o personagem.
  • Doutor Estranho é mencionado nominalmente em Capitão América: Soldado Invernal, e através citações nos filmes do Thor.
  • Kevin Feige (presidente da Marvel Estúdios), declarou que esse novo conceito do universo mágico da Marvel é inspirado em Matrix, Fantasia da Disney e nos trabalhos do mestre das animações japonesas, Hayao Miyazaki.
  • Enquanto filmava, Benedict Cumberbatch entrou numa loja de quadrinhos e comprou uma revista do Doutor Estranho… detalhe, ele ainda estava caracterizado de Doutor Estranho (veja o vídeo logo abaixo).




fontes: guiadosquadrinhos.com; imdb.com