No “Has Tela Clássicos” de hoje vamos falar sobre um dos maiores clássicos de ação dos anos 90 e um dos grandes sucessos de Jean Claude Van Damme, O Alvo (Hard Target). O Filme também traz o lendário diretor chinês John Woo que dá um toque todo especial a ação… Então bora lá, conversar um pouco sobre o filme.

Confira outros filmes do Has Tela Clássicos clicando aqui

Sinopse

Chance Bondreaux (Jean-Claude Van Damme) é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder (Yancy Butler), uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação Chance descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em uma caçada humana. É quando ele decide combater Emil Fouchon (Lance Henriksen), o chefe do negócio, e seus capangas

Ponto Forte

Em O Alvo, sem dúvida, o ponto forte é a ação. Pode parecer um solução fácil para esse item, mas ver Jean Claude Van Damme no auge de sua forma, abusando de suas aberturas e chutes, em parceria com os criativos takes de John Woo (principalmente na famosa perseguição na auto estrada) é impagável.

Ponto Fraco

Os furos de roteiro… Apesar de ter uma plot simples, o filme inventa em alguns momentos e deixa pontas soltas muito difíceis de engolir, principalmente no que diz que respeito a “confidencialidade” do tal “safári humano”. Para exemplificar, existe uma cena onde os “caçadores” assassinam um dos alvos em plena luz do dia, no meio de uma cidade movimentada, com uma rajada de tiros nada discreta e sem consequência nenhuma rs.hard-target-original

10 Curiosidades

  •  Depois de vários  sucessos no cinema asiático, essa foi a estréia de John Woo em filmes de lingua inglesa. No início a Universal estava tão preocupada com problemas de idioma, que colocou Sam Raimi (o diretor do primeiro Homem – Aranha) para supervisionar o filme e substituir John Woo se fosse necessário.
  • Após o sucesso de bilheteria do filme, a Universal Pictures considerou reunir Van Damme e John Woo novamente em um filme intitulado “Sombra da morte”. No entanto, devido à difícil relação entre os dois, o projeto nunca foi concretizado.
  • A primeira opção da Universal para protagonizar o filme era Kurt Russel (Tango e Cash), que tinha a agenda
    comprometida por dois anos. Como o estúdio tinha pressa, partiu para segunda opção que era Jean Claude Van Damme.
  • Durante a batalha final, o casaco de Lance Henriksen (o vilão do filme) acidentalmente pegou fogo. Porém, ele não saiu do personagem e continuou a cena tirando o casaco e jogando fora. Esta cena está na versão final.
  • O filme terminaria com uma perseguição de barcos que mudou para uma perseguição de cavalos a pedido do próprio Van Damme. Anos mais tarde John Woo aproveitaria a ideia dos barcos para o filme A Outra Face com John Travolta e Nicolas Cage.
  • Muitos críticos americanos classificaram o filme como o mais violento daquele ano (1993).
  • Vários atores do elenco, como Lance Henriksen, aceitaram participar do filme logo que souberam que seria dirigido por John Woo.
  • O filme ganhou uma sequência esse ano (23 anos depois), sem Van Damme e com Scott Adkins (Os Mercenários 2) de protagonista. O Alvo 2 foi lançado direto em Home- Vídeo. Confira o trailer aqui
  • A cena do corte de orelha foi incluída pelo diretor John Woo como uma homenagem para um de seus filmes favoritos, Cães de Aluguel de Quentin Tarantino (1992).
  • O filme tem 34 mortes (incluindo a cobra rs).

hardtargetheaderReview

O longa tem uma plot interessantíssima sobre o tal jogo de caça humana, que poderia ter sido mais aproveitada. Há uma boa introdução, mas sentimos falta de ver a “caçada” acontecer mais vezes, já que o jogo final com personagem do Van Damme parece totalmente atípico para os “caçadores”.

John Woo comanda com maestria as cenas de ação, trazendo um toque de violência típico dos maiores sucessos exibidos em Hong Kong na época e ainda mostra sua marca com um ballet de câmeras impressionante durante as perseguições. Algo que mais tarde ele também faria no ótimo A Outra Face, e não acertaria no irregular Missão Impossível 2. O diretor também abusa dos clichês dos anos 90 e das referências dos próprios filmes de Van Damme para montar uma sequência final empolgante, que não dispensa nada que os fãs de ação sempre curtiram nesse filmes como: uma fábrica abandonada cheia de lugares para se esconder e ferramentas para usar nas lutas, tiroteios intermináveis e a “donzela em perigo”.

Bom, é isso aí galera, fique com o trailer original logo abaixo e até o próximo Has Tela Clássicos …