King Kong versus Godzilla MonstersVerse Legendary Pictures (Universo de monstros da Legendary Pictures)

Então, essa semana estreou Kong: A Ilha da Caveira (confira a crítica aqui), personagem icônico que já impressionou muita gente em suas diversas aparições e deve continuar impressionando por anos. O que muita gente não sabe (ou não entendeu), é que esse filme faz parte de um plano maior, o de juntar alguns dos monstros gigantes mais famosos da cultura pop em um filme só, a exemplo do que a Marvel fez, a DC está começando a fazer e a Universal também fará com seus monstros clássicos (Drácula, Frankstein, Lobisomen e etc).

Alerta de Spoiler: Daqui pra frente contarei alguns spoilers de Kong: A Ilha da Caveira, então, se não quer saber nada, volte depois de ver o filme.

Quando começou a virar realidade…

Para entender toda a história é preciso voltar para a San Diego Comic Con 2014, onde a produtora Legendary, após ter mostrado ao mundo sua nova visão de Godzilla, anunciou que havia adquirido os direitos de algumas  das criaturas mais famosas da cultura pop (principalmente japonesa), Mothra, Rodan e King Ghidorah. E de fato, no próprio Godzilla já há referências a famosa Mothra, clássico rival do monstro, que tem a aparência de uma borboleta gigantesca. Estavam ali, expandindo as possibilidades dentro da franquia Godzilla…

Onde o Kong surgiu na conversa…?

Em 2015, uma mudança gerou especulações, o novo filme de King Kong não seria desenvolvido pela universal e sim pela Warner Bros, reeditando a mesma parceria entre Legendary e Warner de Godzilla, obviamente que a união desse time levantou as suspeitas que foram confirmadas, a Legendary anunciou logo em seguida os planos para o lançamento do filme Godzilla vs Kong em 2020. Antes disso devemos ter pelo menos mais um filme de Godzilla.

Quem é a Shield da vez?

A Marvel ensinou que um universo compartilhado no cinema, precisa em primeiro lugar de um elo que ligue tudo. Se lá na casa de ideias, foi a Shield e seu comandante Nick Fury, aqui no mundo dos monstros será a “Monarch”, uma agência governamental secreta que estreou em Godzilla, e tem como função principal estudar a existência de um ecossistema desconhecido com milenares seres gigantes. Essa agência é a que aparece na cena pós créditos de Kong: A Ilha da Caveira mostrando aos personagens que existem outros monstros além do macacão e um deles é o Godzilla.

Mas, o universo só tem o Kong e o Godzilla?

É aí que a coisa começa a esquentar, a Legendary ainda não confirmou oficialmente, mas tudo indica que outros dois filmes da empresa também tenham ligações com a nova franquia. Se veio a sua cabeça, Círculo de Fogo, você está certo. O excelente Círculo de Fogo, do Guilhermo del Toro, que conta a história da humanidade tentando se proteger dos chamados Kaijus (monstros) com seus Jaegers (robôs gigantes), tem tudo para ter sua linha de história cruzando com esse universo e mostrar talvez, os Rangers (como são chamados os soldados em Círculo de Fogo) combatendo Kong e Godzilla. Outro filme que indiretamente foi confirmado nesse universo, é como se fosse o início de tudo, estamos falando de A Grande Muralha, filme estrelado por Matt Damon, lançado recentemente, que lembra muito o mundo apresentado em Círculo de Fogo, só que visto anos antes. Esses dias, no Twitter o diretor Guilhermo Del Toro deu indícios de que isso não é só uma teoria, e A Grande Muralha realmente faz parte desse “MonsterVerse”

Então galera vão se preparando, porque vamos ter muitos universos compartilhados nos próximos anos, e esse é um dos mais legais.