Um Príncipe em Nova York e Matrix (Coming to America and Matrix)

Existem filmes que você gosta e vê tantas vezes que até se esquece o porquê, muitos deles nós acompanhamos na quase extinta (pelo menos do estilo que era) Sessão da Tarde, é o caso de Um Príncipe em Nova York. Por outro lado, existem filmes que te fazem pirar de uma tal forma que mudam o seu jeito de ver cinema, e para muitos jovens no final dos anos 90, esse foi Matrix… Pois bem, quando você acha que esses momentos estão ficando pra trás, Hollywood decide que eles tem que ser revividos e nós ficamos com aquela sensação de “Uhn, será que precisa? Será que vão mesmo estragar tudo aquilo?”… Antes do choro, vamos entender o que pode rolar.

Matrix

Nos últimos dias surgiram rumores de algo que parecia só uma fantasia dos fãs no últimos anos. Novos filmes do Matrix… sim, o filme que explodiu nossas cabeças, de volta. Algumas informações dão conta de que a Warner está reunindo um time de roteiristas para compilar as melhores ideias e que isso ainda estaria muito no início, enquanto outras informações já falam até de Michael B Jordan (Creed: Nascido para Lutar) como favorito do estúdio para o projeto. Eu sempre fui muito avesso a remakes e reboots, acho que poucos realmente funcionam, no entanto, temos tido bons exemplos nos últimos anos como Planeta dos Macacos e Star Trek, e para ser bem sincero, é possível que exista uma pessoa que não acredite que ainda havia muito a ser explorado daquele universo de Matrix? Podemos contestar o terceiro filme, mas a ideia de Matrix é rica em detalhes, conceitos, mensagens subliminares, que  renderam inclusive as ótimas animações Animatrix. Se vemos um Transformers ter 5 ou 6 filmes, porque não fazer um novo Matrix? E veja, Zak Penn, um dos roteiristas cotados para o filme, deu pistas de que você não precisa se preocupar com quem será o novo Neo ou o novo Morpheus, pois segundo ele, as palavras remake e reboot estão fora de trabalho, ou seja, se tudo realmente acontecer, o que devemos ter é uma nova perspectiva, novas histórias, um mergulho no universo de Matrix com novas tecnologias e não há como não se interessar por isso.

Um Príncipe em Nova York 2

Ai sem que nos recuperemos de Matrix, vem Eddie Murphy com seu post aparentemente adiantado sobre a continuação de Um Príncipe em Nova York (ele apagou do Twitter) que completa 30 anos ano que vem. É claro, que estamos conversando aqui agora de um filme bem menor, não dá pra comparar o estrondo que Matrix vai causar com o filme do Eddie, mas com certeza o Akeem e sua aventura em Nova York foi uma das coisas mais legais que os anos 80 já produziram. Eu costumo dizer que se fizessem um filme só da barbearia eu já pagaria pra ver. Para quem não lembra o Eddie já emplacou ali a sua marca registrada de fazer vários personagens em um filme só, de forma genial, diga-se de passagem, e também já apresentava easter eggs e até um tipo de “universo compartilhado” com Trocando as Bolas rs. Um Príncipe me Nova York leve, que fazia graça com os contrastes e o politicamente incorreto (você não vê peitos na Sessão da Tarde de hoje).Enfim, se está na moda fazer continuações muitos anos depois do original: Debi e Lóide, Transpoiting, Blade Runner entre outros que virão, vamos dar uma chance a uma das comédias mais divertidas dos anos 80. Não vai ser um franquia, mas seria legal ver a inocência do principe de Zamunda nesse mundão de hoje e criatividade do Eddie Murphy de volta.

Em verdade, são dois filmes que podem ganhar continuações sem prejuízo aos originais, mas por favor, coloquem nas mãos certas. Tenho minhas dúvidas se a dupla Wachowski (no caso do Matrix), são a melhor opção pra isso (mesmo sendo autores). Enquanto do outro lado o Eddie Murphy precisa que o deixem dar seu show em Um Príncipe em Nova York 2, e nós precisamos ver aquele barbearia de novo…