Gargamel, Papai Smurf, Smurfete (Os Smurfs e a Vila Perdida 2017)

Então vamos dar uma relaxada e falar de animação, tive a oportunidade de conferir o 3° filme das saga dos Smurfs no cinema, e até para minha surpresa, é um filme bem legal, mais pé no chão do que os anteriores. Por isso resolvi listar alguns motivos para ver esse novo filme (se você gostar de animação como eu), ou para levar seu filho, sobrinho, prima, primo e etc (e disfarçar que na verdade você gosta de animação, assim como eu rsrs).

1 – Não tem humanos…

São raríssimos os casos de mistura de animação com Live Action que funcionaram, exemplos como Uma Cilada Para Roger Rabbit e Space Jam são exceções, porque o que mais se viu ao longo dos tempos foram os “Zé Colméias” da vida. Isso não quer dizer que o primeiro filme dos Smurfs que tinha o Neil Patrick Harris (série How I Meet Your Mother) fosse ruim, mas ele não convenceu. Acertadamente, nesse novo filme, os humanos simplesmente desapareceram, vemos apenas animações simples. Essa mudança, tornou muito mais fácil de se comprar a ideia dos Smurfs, você presta atenção na história e não se os atores estão olhando para a posição errada dos seres.

2 – Não é preciso conhecer os outros filmes

Apesar dos personagens terem exatamente o mesmo design dos filmes anteriores, Os Smurfs e a Vila Perdida não faz qualquer conexão com os últimos. Até para se distanciar da presença dos atores na história, logo no início temos um pequeno prólogo contando todo o “bê a bà” dos Smurfs. Aquelas explicações sobre como cada um é nomeado com o que mais sabe fazer, como funciona a vila, o que é a Smurfete, quem é o Gargamel, ou seja, tudo que você precisa saber para curtir o filme.

3 – O conceito dos Smurfs ainda é divertido

É impressionante como os Smurfs consegue fazer um humor rápido e leve, com piadas prontas. Nós já sabemos o que esperar de cada personagem, já que seu próprio nome diz o que ele faz, mas mesmo assim damos risada quando o bisbilhoteiro aparece querendo fofocas, quando um zangado surge com alguma tirada mal humorada e por aí vai… É um toque de comédia quase inexplicável, que o diretor Kelly Asbury (Shrek 2), consegue adaptar com muita tranquilidade no mundo dos Smurfs.

4 – Boa trilha sonora

Não chega próxima de ser uma trilha sonora dos Trolls (relembre aqui), por exemplo, mas Os Smurfs e a Vila Perdida faz bom uso de sua trilha sonora pop e consegue equilibrar bem os momentos de colocá-la, algo que será sentido em especial pelas crianças, que deverão se empolgar bastante.

5 – Ele é clichê pra caramba…

Você lembra quando eu escrevi em outras animações “tanto para crianças, quanto para adultos”, aqui não é bem assim… Os Smurfs e a Vila Perdida está quase totalmente direcionado para as crianças, adultos tiram uma ou outra piada dali, de resto divirtam-se sendo crianças na sessão. O filme é um clichê do início ao fim e não há nada de errado nisso, você tem vilão atrapalhado, personagens que se completam, dramas de curta duração, musical no final, enfim, tudo que uma animação infantil tem direito, e o melhor, sendo bem feito. Os Smurfs e a Vila Perdida não é o filme que vai revolucionar as animações, mas ele nem tem esse tipo de pretensão, só quer fazer valer sua pipoca…

Inclusive, falando em pipoca, a rede U.C.I vai trazer algumas ações bem legais para a estréia do filme essa quinta.  As bombonières terão dois combos especiais com copo personalizado com imagens do filme. Na compra de uma pipoca grande salgada mais um refrigerante de 1L ou uma pipoca média salgada mais um refrigerante de 700ml, por um acréscimo de R$2 a pessoa leva para casa o brinde exclusivo.

Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, além dos combos, alguns complexos receberão a visita de personagens animados dos Smurfs que farão a alegria dos pequenos cinéfilos nas entradas de algumas sessões. Dia 8 de abril às 16h, eles estarão no Santana Park Shopping; dia 9 de abril, também às 16h, no UCI Anália Franco; dia 14 de abril, às 12h, no UCI Kinoplex Norte Shopping e no dia 15 de abril, às 14h, no UCI New York City Center.