As Maiores Surpresas de Velozes e Furiosos - Jason Statham, Dwayne Johnson, Eva Mendes (best fast and furious plot twist)

Está em cartaz o oitavo filme dessa que agora já é uma das franquias mais duradouras do cinema. E muita água já passou por baixo dessa ponte até chegarmos aqui em Velozes e Furiosos 8 (confira nossa crítica). Uma das características dos filmes de Toretto e sua turma, é ter sempre algum “plot twist” para dar uma guinada, principalmente nos finais. Apesar da chatisse de boa parte dos críticos e de uma queda pelo clichê, essas viradas costumam funcionar, então vamos relembrar algumas delas para você que está no clima do novo capítulo.

ATENÇÃO: OBVIAMENTE, HAVERÃO SPOILERS DA FRANQUIA NESSE POST, PORTANTO, SE VOCÊ NÃO VIU ALGUM DOS FILMES E NÃO QUER ESTRAGAR A SURPRESA, PARE POR AQUI… AVISADOS rs

 

1 – Brian deixa o Toretto fugir

Vamos começar essa brincadeira por ordem cronológica (ou o que eu lembrar rs), para deixar a nostalgia explodir de vez . Primeiro filme, Brian O’Conner (o saudoso Paul Walker) é o policial infiltrado que deveria prender Dom (Vin Diesel), e sua gangue que roubava cargas de produtos eletrônicos (produtos que o público de hoje nem sabe que existiram um dia rs). Tudo bem, tudo certo, se não fosse pelo fato de que Brian acaba se envolvendo demais com a família de Dom e no já clássico final, quando finalmente tem o Dom dominado… dá a chave do carro e deixa ele escapar, uma grande surpresa para quem assistiu na época.



2 – Dom ressurge

Vamos pular o segundo filme, que muitos consideram o mais fraco, e é mais lembrado por ser a primeira aparição do fanfarrão Roman Pierce (Tyrese Gibson). O terceiro filme, em 2006, leva a franquia para Tóquio, com muito hip hop e tentando mostrar uma outra vertente da cultura dos rachas os “drifts”. Não temos nenhum rosto familiar, e o filme mais parece um spinoff da franquia, até que surpreendentemente, surge Vin Diesel numa cena praticamente pós créditos (quando ainda não era moda). Surpresa não só pelo filme não dar sinais de ligação com os anteriores, mas também pelo fato de Vin Diesel ter dado a entender que não voltaria para a franquia.



3 – Han reaparece no quarto filme como se nada tivesse acontecido

Chegamos ao quarto filme em 2009, onde os Velozes começam a abandonar toda aquela história de rachas de rua, para se tornar a franquia de ação e missões impossíveis que é hoje. Nesse filme, a surpresa já vem logo no início, quando vemos o personagem Han (Sung Kang), aparecer junto a gangue de Dom, algo normal, se ele não tivesse morrido numa explosão após um acidente de carro no terceiro filme, o que deixou uma grande interrogação na cabeça dos fãs.



4 – A Letty também voltou

O personagem de Michelle Rodriguez morre no quarto filme, a turma do Dom se entristece, tem uma passagem pelo Rio de Janeiro no quinto filme e, para espanto de todos, na cena pós – créditos, Hobbs recebe um documento mostrando que Letty está bem viva, e atuando com outra gangue similar a de Toretto… É Velozes e Furiosos ou The Walking Dead rs? No sexto filme há uma explicação para todas as essas “voltas dos mortos”, mas com certeza a de Letty é a pior. Ainda sobre a cena pós créditos que faz essa revelação, também vale destacar que tivemos um “quase” retorno com o personagem da Eva Mendes (Monica do Velozes 2), reaparecendo somente para entregar o documento.



 

5-  A Linha de tempo de Velozes e Furiosos

Note que de todos os filmes que falei até agora, o único que não é demarcado pelo número, é Velozes e Furiosos: Desafios em Tóquio. Pois é, lembra da história do Han aparecer vivinho da silva no quarto filme? Isso foi porque aquele, não era o quarto filme… Vamos tentar descomplicar… No final do ótimo sexto filme, após toda a ação contra o vilão Ian Shaw (Luke Evans), há uma cena pós – créditos, que estranhamente parece familiar, trata-se da cena onde Han morre no filme de Tóquio, mas aqui ela é mostrada em mais detalhes, inclusive com a constatação de que não foi um acidente, e sim um assassinato. Temos um primeiro vislumbre de Jason Statham como vilão e nossas cabeças explodem ao perceber que na verdade, de acordo com a linha de tempo, todos os acontecimentos de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio se passam depois do sexto filme, ou seja, Han não ressuscitou no quarto filme, ele simplesmente ainda não havia morrido, porque o quarto, na verdade era o “terceiro filme”…complexo, não? Mas é uma das melhores cenas pós – créditos que existem rsrs



6 – Quem é o super hacker?

Perto das coisas que já vimos até agora, essa até que é “bobinha”, mas vamos mencionar. Enquanto tem que fugir da sanguinária vingança de Deckard Shaw (Jason Statham), a “família” precisa completar uma missão para o governo, a de proteger um hacker que inventou um dispositivo desejado por vários terroristas no mundo. O filme vai trabalhando toda uma imagem estereotipada do hacker, para finalmente nos apresentar Ramsey, uma menina, bonita e descolada, sem nenhum traço do nerd clássico, o que causa uma surpresa ao menos momentânea.



7 – Venha para a luz (ou lado Negro)

Se O Cavaleiro das Trevas tinha aquela magistral frase “Ou se morre jovem como herói, ou se vive o suficiente para virar vilão”, na franquia Velozes e Furiosos poderíamos dizer ” Ou se morre jovem, ou se vive o suficiente para ir ao churrasco do Toretto”. É impressionante como os antagonistas de Vin Diesel acabam virando de lado. Temos vários exemplos, a começar pelo próprio Brian que deveria prendê-lo no primeiro filme e se tornou seu melhor amigo ao longo da franquia. A Gisele, da Mulher Maravilha, Gal Gadot, que também era inimiga e virou de lado ainda no quarto filme. Hobbs (Dwayne Johnson), que queria a cabeça do Dom no quinto filme e já no seguinte passa a trabalhar com ele, e o da explicação mais difícil, na minha opinião, Deckard Shaw (Jason Statham), que MATA o Han, um dos melhores amigos do Dom, quase mata o Brian, e mesmo assim acaba fazendo um aliança com a equipe no oitavo filme.



8- Quando Dom traiu a família…

Eu comecei esse post disposto a dizer porque o Dom trai a família, mas como eu não gosto de spoilers, o filme acabou de entrar em cartaz, e eu sei, que mesmo escrevendo com letra maiúscula que tem spoilers, vocês vão ler rs… resolvi falar dessa parte sem entregar tudo. Vamos lá, se aprendemos nos últimos filmes que para o Toretto, a família é o mais importante, com certeza já foi um choque ver nos trailers que a principal ameaça para a família de Dom, seria justamente o Dom. Sabendo disso, a virada dentro do filme não surpreende tanto, a maior surpresa ficará  por conta do motivo para essa virada, motivo esse que eu não vou contar para não estragar experiência 😉 …

Enfim, é isso, se gostou comente aí, compartilhe e até a próxima…