Morgan Freeman, Alan Arkin, Michael Caine - Going in Style (Despedida em Grande Estilo)

Antes de tudo Despedida em Grande Estilo, não é uma continuação do ótimo Última Viagem a Vegas. Sim é uma grande reunião de vencedores do Oscar brincando com sua idade, mas dessa vez numa história muito mais pontual e direcionada. Despedida em Grande Estilo é um daqueles filmes que chamam atenção pelos nomes no cartaz, e continua prendendo atenção por causa deles.

Os veteranos vencedores do Oscar, Morgan Freeman (Menina de Ouro), Michael Caine (Regras da Vida) e Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine) se unem para interpretar Willie, Joe e Al, três amigos que decidem deixar a aposentadoria de lado e quebrar a rotina pela primeira vez em suas vidas quando o dinheiro de seus fundos de pensão desaparece. Desesperados para pagar as contas e não decepcionar aos que amam, os três arriscam tudo em uma aposta ousada para dar um golpe no banco que sumiu com o dinheiro deles.

O filme estranhamente parece algo feito para TV no início, com um estilo de fotografia bastante “quadrado”, pouco planejado. A direção de Zach Braff (Hora de Voltar), não tem qualquer traço de personalidade, deixando mesmo a impressão de um episódio de TV genérico em vista do “apuro” técnico que lhe falta (e olha que com NetFlix e HBO a coisa está em outro nível).

Morgan Freeman, Alan Arkin, Michael Caine - Going in Style (Despedida em Grande Estilo)Como era de se esperar, o longa se sustenta no talento e naturalidade de seus atores, que praticamente se dirigem sozinhos. A interação entre Michael Caine, Mogan Freeman e Alan Arkin é hilária em quase todos os momentos, os três são carismáticos, têm total domínio de tela e parecem estar se divertindo com a ideia. Vale destacar também a genial participação de Chistopher Loyd, o eterno doutro Emmett Brown da trilogia De Volta para o Futuro, que aqui vive um aposentado desmemoriado e garante boas risadas em 100% de suas aparições

Com um pezinho na sessão da tarde, as piadas são muito bem escritas e nada apelativas, um extremo da brincadeira com idade que ultrapassa filmes como Última Viagem a Vegas e até Os Mercenários. O filme ainda acaba remetendo a comédias clássicas como Os Três Patetas, com uma pegada de humor mais físico nos hilários “treinos” para o assalto.

O roteiro é bastante simples, não se deve levar muito a sério, pois o filme não parece ter sido pensado para se aprofundar em relações dramáticas. O longa em si  é curto, as apresentações de personagens são rápidas, o que se mostra uma decisão correta, pois foca mais na amizade e necessidades principais do trio, sem precisar ficar contando muito do seu passado.

Enfim, Despedida em Grande Estilo vale pela interpretação sempre acima da média do trio de veteranos, que acaba transformando qualquer diálogo em piada, e piada boa. No mais, é um passatempo divertido sem um estilo tão grande assim. Confira o trailer e nossa “Chuck Nota”, logo abaixo…