Aniversário Máquina Mortífera

Voltando com  a série de “Has Tela Clássicos”, hoje para falar de um filmaço que completou 30 anos em 2017, mas continua impecável. É de Máquina Mortífera que estamos falando, o clássico “buddy cops movie”, que reinventou as duplas de policiais no cinema. Pontos fortes, fracos, 10 curiosidades e review, vamos lá… relembrar o clássico…

Sinopse

Martin Riggs (Mel Gibson) é um tira totalmente instável que está sempre vivendo no limite. Por outro lado, o policial Roger Murtaugh (Danny Glover) é um homem tranquilo, que conta os dias para a aposentadoria. Apesar das grandes diferenças, eles tornam-se parceiros para lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex-militares da guerra do Vietnã.

Ponto Forte

Os personagens são muito bem desenvolvidos pelo roteiro, eles têm um background incrível, muito reforçado pela ótima atuação de Mel Gibson e Danny Glover.

Mel Gibson e o treinador Rorion Gracie (Máquina Mortífera - Lethal Weapon)
Gibson com Rorion Gracie

Ponto Fraco

O filme tem alguns problemas de continuidade e edição, muito perceptíveis na luta final de Martin Riggs, que foi pensada para ser maior e acabou cortada para dar ritmo. Esses cortes deixam a impressão de que as cenas não continuam do mesmo ponto que pararam.

10 Curiosidades sobre Máquina Mortífera

  • Mel Gibson fez um treinamento intenso de capoeira e Jiu Jitsu para o filme. No Jiu Jitsu, Mel Gibson contou com a ajuda do lendário mestre brasileiro Rorion Gracie, criador do U.F.C, que já treinou as forças armadas dos Estados Unidos e também outras celebridades como: Nicolas Cage, Jim Carrey, Wesley Snipes, Michael Clarke Duncan e Chuck Norris.
  • Na cena onde Mel Gibson está observando a tentativa de suicídio, há uma bala de verdade no tambor da arma de Riggs, o ator pensou que isso traria maior realismo e dramaticidade a cena. Uma loucura, se lembrarmos do que aconteceu com Brando Lee em O Corvo.
  • Existe uma abertura e um final alternativo para Máquina Mortífera. A abertura tem Riggs bêbado subjugando dois bandidos que queriam roubar seu dinheiro. Já o final alternativo mostrava um adeus entre Riggs e Murtaugh, onde Murtaugh dá a entender que vai se aposentar de verdade, enquanto Riggs continuaria na polícia.
  • Bruce Willis chegou a ser considerado para o papel de Riggs em Máquina Mortífera, mas recusou. E curiosamente, conseguiu seu personagem mais famoso, o John McClane em Duro de Matar, depois de vários astros terem recusado o papel, entre eles Mel Gibson.
  • Esse foi o segundo filme em que Mel Gibson interpretou um policial instável que havia perdido a família, consegue lembrar qual foi o primeiro?? Mad Max (1979), onde o Mel interpreta um policial em busca de vingança, depois de ter sua família assassinada por uma gangue de motoqueiros.
  • Máquina Mortífera é considerado o primeiro filme a mostrar um celular moderno real, foi um Portable Radio Shack Model 17-1003, lançado por volta de 1986.
  • Ao contrário do que as pessoas costumam se lembrar, Léo Getz não está nesse filme. Esse é o único filme da franquia a não contar com a presença do carismático e engraçadíssimo personagem vivido por Joe Pesci.
  • Murthaug inicialmente não seria negro, mas a atuação de Danny Glover em A Cor Púrpura, impressionou os produtores que resolveram contratá-lo.
  • Leonard Nymoi, o eterno Spock de Star Trek, foi o primeiro nome considerado para dirigir o filme. Porém o ator/diretor não se sentia confortável fazendo filmes de ação e preferiu optar por dirigir o clássico sessão da Tarde, Três Solteirões e Um Bebê.
  • O diretor italiano, Franco Zeffireli escolheu Mel Gibson para o filme Hamlet de 1990, depois de ver a cena da tentativa de suicídio envolvendo Riggs em Máquina Mortífera.

Mel Gibson and Danny Glover - Lethal Weapon (Máquina Mortífera)Review

Como eu disse lá no início, Máquina Mortífera é um filmaço, não só para quem gosta de filmes de ação, mas para quem é muito ligado a personagens. Riggs e Murthaug são espetaculares por dois motivos em especial, a dupla de atores é um achado, Mel Gibson e Danny Glover são carismáticos e tem uma sinergia poucas vezes vista nos cinemas, além disso, os policiais são muito bem escritos, têm profundidade, motivações muito humanas, enfim, gente como a gente.

Apesar de os filmes de “buddy cops”, já terem tido alguns momentos interessantes nos anos 80, como em 48 Horas com Nick Nolte e Eddie Murphy, foi com Máquina Mortífera que esse gênero ganhou uma referência e passou a ser mais bem explorado. Todos os filmes de duplas de policiais que vieram depois de Riggs e Murthaug (repito, TODOS), buscaram algum tipo de inspiração na franquia. Máquina Mortífera é a junção de uma comédia sobre amizade, com dramas pessoais, mais ação policial, tudo da forma mais equilibrada que um filme desse estilo já conseguiu fazer.

Bom, é isso galera, fiquem com o trailer original logo abaixo e boa nostalgia… Até o próximo “Has Tela Clássicos”!