Capitão Jack Sparrow - Johnny Deep

Com a chegada de Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, tivemos mais certeza de que essa franquia pertence ao Capitão Jack Sparrow (se é que havia alguma dúvida). Então depois da crítica (confira aqui), vamos entrar mais no clima com algumas curiosidades sobre esse personagem que já marcou seu lugar no peito dos fãs e se tornou um dos ícones da cultura pop nos anos 2000.

1- Já vamos com a mais pesada, você sabia que Johnny Depp quase foi demitido do primeiro filme??? Sim, Johnny Depp compôs toda a personalidade do personagem e assustou diretor e produtor do filme, mas com os executivos da Disney a reação foi muito pior, eles já não tinham gostado do visual planejado por Depp, mas quando viram a atuação, ficaram desesperados, não sabiam o que fazer com um personagem daqueles num filme “infantil”. Dizem que eles mandavam mensagens sempre para Johnny Deep, como: “Ele está bêbado o tempo todo? Ele é  gay? Qual o problema dele?”. Até que Deep ficou cansando e lhes deu um ultimato, ou confiavam em seu trabalho e suas escolhas, ou o demitiam… Para nossa sorte eles resolveram dar um voto de confiança.

2- Após estudar a história dos Piratas, Johnny Depp chegou a conclusão de que eles eram o equivalente aos Rock Stars de nossa época e resolveu se inspirar em seu ídolo Keith Richard (Rolling Stones) para compor o personagem. Outra referência que Depp assume ter se usado é o personagem dos desenhos animados, Pepé Le Pew, do Looney Tunes. Aliás revendo as cenas do famoso gambá, fica muito clara a inspiração no jeito de andar, principalmente.



 

3 – Por insistência de Johnny Depp, Keith Richards deveria ter participado de Piratas do Caribe: O Baú da Morte, no entanto tinha uma turnê com os Rolling Stones e acabou surgindo apenas no terceiro filme, como o pai do capitão Jack Sparrow.

4 – Além da grande bilheteria, outra surpresa dos executivos da Disney foram as ótimas críticas a atuação de Johnny Depp, que lhe rendeu até mesmo sua primeira indicação ao Oscar, algo bastante raro para um papel cômico.

5- Stuart Beattie, co – criador do filme, passou anos tentando convencer a Disney a produzi-lo. Quando finalmente recebeu a aprovação, escreveu um roteiro sobre piratas amaldiçoados e tinha apenas um nome em mente para o personagem principal: Hugh Jackman. Por isso o nome Capitão JACK Sparrow. Porém Jackman ainda não era a super estrela que é hoje, e a Disney queria um nome forte para o personagem.

Keith Richards Piratas do Caribe
Johnny Depp e o rock star Keith Richards

6 – Antes convidar Johnny Depp, que era considerado um ator de filmes alternativos na época,  os produtores procuram atores de renome como Jim Carrrey, Robert De Niro e Christopher Walken.

7-  De acordo com o jogo oficial da franquia, antes da história do primeiro filme, Jack Sparrow, foi um funcionário da Companhia Britânica das Índias Orientais. Ele comandava uma embarcação mercante. Entretanto, quando Jack se recusa a transportar escravos, e os liberta na África, o governo ordena que seu navio seja queimado, e coloca Jack Sparrow na lista de piratas. Jack então resolve incorporar seu status de fora da lei, transformando-se em um pirata bem sucedido com nenhum desejo de retornar à vida sob o comando de outro. Mais tarde, ele pede à Davy Jones para recuperar seu navio do fundo do oceano e o batiza de “Pérola Negra”.