Russell Crowe,Javier Bardem, Tom Cruise, Johnny Depp, Sofia Boutella (Dark Universe)

O universo de monstros da Universal Pictures, batizado de “Dark Universe”, acaba de começar com o filme A Múmia (confira a crítica aqui). Agora chegou a hora de brincar e imaginar um pouco do que vai acontecer nesse universo compartilhado de monstros ao “estilo Marvel”, que teremos nos próximos anos. Cuidado, esse post provavelmente terá SPOILERS de A Múmia, então, se não viu o filme, leia por sua conta e risco…

AVISADOS

1 – A Múmia

Vamos começar pelo mais óbvio, que é o destino da própria Múmia no filme. Como vemos, o personagem Nick de Tom Cruise adquire os poderes da Múmia, carregando a maldição de Seti, uma das Múmias mais icônicas da humanidade. Na vida real, a múmia de Seti foi a mais bem conservada encontrada até hoje pelos pesquisadores. No filme, aparentemente o personagem de Tom Cruise adquiriu poderes além da imaginação, mas não está totalmente dominado pelo espirito do mal, tem controle sob sua consciência, ou seja, pode se tornar um aliado na luta contra outros monstros, ao invés de ficar do lado deles.

2 – O Médico e o Monstro

Essa também é uma referência muito rápida de se pegar no filme de Tom Cruise, apesar de não aprofundada. Russel Crowe surge como o Dr Jekyll, que muitos devem se lembrar, é o mesmo nome do personagem do clássico de 1941, O Médico e o Monstro. Na história original, Jekyll acredita que o mal e o bem habitam em todas as pessoas, e para provar sua teoria desenvolve uma fórmula e experimenta em si mesmo, liberando seu lado maligno chamado de sr Hyde. O problema é que com o tempo, Jekyll nota que ao contrário do que pensava, não consegue controlar totalmente as aparições do sr. Hyde, e em A Múmia, já temos um vislumbre dessa dificuldade.

3 – Os Vampiros estão por aí

Alguns devem se lembrar e nós comentamos bastante aqui, que o universo de monstros da universal deveria ter começado pelo filme Drácula: A História Nunca Contada (relembre aqui), que tinha inclusive uma cena pós créditos apontando para isso. Mas como o filme foi mal de bilheteria, a Universal resolveu prosseguir com a ideia, mas recomeçando pelo filme A Múmia, e no Q.G da organização Prodigium, comandada pelo dr Jekyll podemos ver crânios de vampiros expostos e sendo pesquisados. Ainda não há qualquer informação sobre quem será o conde Drácula desse novo universo, mas o personagem lembrado até hoje na imagem de Bela Lugosi, sem dúvida deve ser uma das chaves mais importantes dessa investida da Universal.

4 – Frankenstein e a A noiva do Frankeisten

Outro personagem já confirmado no universo é o famoso monstro de Frankenstein, eternizado pela interpretação de Bóris Karloff em 1931, num filme de apenas 1 hora, que se você ainda não viu, vá atrás, pois vale a pena.Para essa nova versão a Universal já contratou um nome de peso, é Javier Bardem vencedor do Oscar, por Onde Os Fracos não Têm Vez, e que pôde ser visto recentemente em Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, como o próprio Salazar. Já a noiva de Frankestein, deve ser um dos próximos projetos nesse universo, e a Universal está empenhada há algum tempo em contratar Angelina Jolie, outro grande nome, para assumir o papel.

5 – O Homem Invisível

Com Johnny Depp já confirmado no papel principal, o Homem- Invisível tende a ser o personagem mais experimental desse universo. A única preocupação, por mais irônica que pareça, é justamente o fato de terem contratado uma estrela como Johnny Depp para fazer um personagem que deve mostrar pouco o rosto. É difícil imaginar um gasto com cachê tão alto para isso, ai começamos a pensar no exemplo Jennifer Lawrence em X-Men, que interpreta a Mística, uma mutante que fica com a pele coberta de azul, mas na franquia quase não tem aparecido transformada.

6 – Van Helsing

Há alguns anos atrás o próprio Tom Cruise havia confirmado estar envolvido num projeto de reboot de Van Helsing, que não foi pra frente mas acabou culminando com o ator em A Múmia. Fato é que aquele filme de Hugh Jackman não faz parte desse universo, então automaticamente as chances dele voltar ao personagem são quase zero, porém, Van Helsing é um personagem que pode ser bastante importante para a luta contra os monstros em algum momento. Lembrando que além do filme de Hugh Jackman, Van Helsing também faz uma aparição no filme Drácula, de 1931, como um doutor mais velho, mas com a mesma finalidade, combater os monstros.

7 – Lobisomen

Um personagem clássico que não pode faltar nesse novo mundo é o Lobisomen, que provavelmente tenha o sido o que mais teve versões  ao longo dos anos, como Lobisomen, de 1941, Um Lobisomen Americano em Londres e e muitas outras. A última aparição do personagem foi em 2010, onde foi vivido por Benício Del Toro (Traffic). Ainda não há muitas informações sobre como será o novo Lobisomen, mas segundo o THR, a Universal teria começado negociações com Dwayne Johnson para assumir o papel.

Enquanto eles não chegam… confira o trailer oficial do Dark Universe da Universal.