Tom Holland e Jacob Batalon

Então o novo Peter Parker chegou aos cinemas cheio de novidades e com aquele espírito do amigão da vizinhança que curtimos (confira a crítica aqui). Agora é hora de começar a entender melhor o filme e detalhar aquelas coisas que podem ter passado despercebido na hora da sessão. ATENÇÃO, esse post terá SPOILERS sobre o filme, portanto, se você ainda não viu Homem-Aranha: De Volta ao Lar, recomendamos que retorne depois ou leia por sua conta e risco… Avisados rs, vamos lá.

1 – Tema Clássico

Logo de cara já temos o tema da animação clássica do Homem-Aranha nos anos 60, repaginado pelo compositor Michael Giachino, um colaborador que vem ganhando muito espaço na Marvel ultimamente. Para você que não lembra essa é a mesma música que o Homer Simpson fez uma versão para um porco em Simpsons – O Filme… “Porco Aranha, porco aranha… porco, porco e mais aranha”rsrs.

2 – Um mix de Clássicos Sessão da Tarde

Homem-Aranha: De Volta ao Lar, tem o clima dos filmes colegiais clássicos da Sessão da Tarde, e não por acaso tem referências a vários deles. Clube dos Cinco é citado quase que diretamente na cena da detenção, principalmente com a personagem Michelle. Te Pego Lá Fora, também tem seu momento na olhada clássica para o relógio no momento de ir embora, e a citação direta de Curtindo a Vida Adoidado fica muito fácil de pegar, já que a própria cena da corrida inspirada no filme, surge em uma tv no caminho do Homem-Aranha.

Sexteto Sinistro / Homem-Aranha: De Volta ao Lar

3 – Escorpião e o Sexteto Sinistro

Na primeira cena pós – créditos do filme vemos o Abutre (Michael Keaton), andando pela prisão, quando encontra um bandido com uma cicatriz e uma tatuagem de escorpião. Um dica bastante direta de que o vilão (ou um deles) do próximo filme, deve ser o Escorpião. Outro detalhe dessa cena é quando o Escorpião diz que tem vários amigos que gostariam de saber quem é o Homem-Aranha, isso pode significar que nem mesmo a Marvel fez a Sony desistir da ideia de fazer um filme do Sexteto Sinistro, e essa reunião de vilões ainda pode acontecer.

4 – Ultron

Além do início do filme, onde ficamos sabendo que a batalha dos heróis em Vingadores está diretamente ligada ao surgimento do Abutre, também temos citações a Vingadores: Era de Ultron, com pedaços do robô Ultron criado por Tony Stark. Durante o filme vemos uma arma que parece ter sido feita com o braço do Ultron, além de um momento onde o personagem de Michael Keaton está revirando algumas coisa e dispensa a cabeça do Ultron.

Leia Também:

Cinco Filmes para ver no cinema em Julho

Saiba a altura das maiores Musas do cinema de Ação

5 – Miles Morales está por aí…

Astro da editora nos quadrinhos atualmente, Miles Morales surgiu nas histórias após a “morte de Peter Parker”. O personagem possui poderes semelhantes aos do Homem-Aranha original, que foram obtidos a partir da picada de uma aranha geneticamente modificada pelo inimigo do Homem-Aranha, Norman Osborn, na tentativa de duplicar essas habilidades. Miles Morales é reconhecidamente inspirado em duas pessoas, o ex- presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o ator Donald Glover. Esse último, que é o elo direto para uma futura aparição de Miles, já que em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Donald interpreta Aaron Davis, o tio de Miles Morales nos quadrinhos (e inclusive ele cita que tem um sobrinho na cidade).

Spider Man Head kiss/ Beijo de Ponta Cabeça / Homem-Aranha6 –  O Beijo de ponta Cabeça

Quando o Homem-Aranha salva Liz no elevador e fica próximo dela de cabeça pra baixo, a voz que ele escuta em seu uniforme lhe diz para aproveitar o momento e beijar a garota, mas o Aranha se desequilibra e a cena vira uma comédia. A referência é uma clara homenagem a clássica cena do primeiro filme do Homem-Aranha de Sam Raimi e Tobey Maguire, onde o Homem-Aranha dá um beijo de ponta – cabeça em Mary Jane.

7 – É Marvel, mas porque esquecer do Batman?

Já comentamos isso na crítica, mas aqui podemos dar mais detalhes. Há uma cena hilária onde o Homem-Aranha liga o modo “interrogatório” para falar com o tio do Miles Morales, e a voz que sai do herói é grave e distorcida, exatamente como a famosa voz do Batman vivido pelo Christian Bale na trilogia Cavaleiro das Trevas.

8 – O Aranha de Ferro

Uma das cenas que mais vai levar os fãs de quadrinhos a loucura é quando Tony Stark oferece para Peter Parker a versão mais aprimorada de seu uniforme, muito parecida com o uniforme que Tony dá para o Peter Parker na história da Guerra Civil dos quadrinhos. Aliás, outra referência a esse arco é a própria entrevista coletiva convocada por Tony Stark, também parecido com o que ele faz nos quadrinhos para revelar a identidade secreta do Homem-Aranha.

9 – Bagley nada subliminar

Entre os diversos grafites da cidade de Nova Yorque, um nome se destaca, é Bagley. Uma homenagem ao quadrinista Mark Bagley, que trabalhou em algumas das HQs de maior sucesso do Homem-Aranha nos anos 90 e também foi um dos responsáveis pela série Ultimate Spider-Man.

10-  Mary Jane, é você ?

Uma das maiores polêmicas que rondava o filme era sobre uma Mary Jane “camuflada”, no meio dos amigos de Peter Parker. Tudo porque se dizia que a cantora Zendaya, que foi anunciada como Michelle, poderia na verdade ser a nova Mary Jane, acontece que durante o filme inteiro ela realmente é tratada como Michelle, mas uma fala no final parece ter desvendado o mistério. Michelle diz que os amigos a chamam de MJ… iniciais de Mary Jane… realmente ainda não fica claro se isso é a confirmação, ou uma brincadeira com a percepção do público, mas é certo que a intenção era nos fazer lembrar de Mary Jane nesse universo.