Boneca usada no filme original

Com a chegada de “Annabelle 2: A Criação do Mal” (confira nossa crítica clicando aqui), muitos voltam a se perguntar sobre a verdadeira história da mítica boneca, e o que Hollywood tratou de inventar sobre ela. Não é atoa que muitos filmes de terror usam a premissa de serem inspirados em “fatos reais”, faz parte do “jogo”, o público naturalmente se interessa e tem mais medo de filmes que carregam essa assinatura, e o marketing dos estúdios se aproveita bem disso. A grande maioria desses filmes não contém uma linha de algo que tenha sido realmente documentado, já “Annabelle” e “Invocação do Mal”… Você pode até não acreditar em sobrenatural, mas coisas estranhas inspiraram esses filmes… Vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o caso da boneca e o que foi levado ao cinema. ATENÇÃO, esse texto pode conter spoilers dos dois filmes, então, se não viu, leia por conta e risco.

1 – O caso de Annabelle foi desmentido oficialmente…

Mito. Os acontecimentos com a boneca Annabelle jamais foram explicados pelos céticos investigadores que contestaram o caso. O casal Ed e Lorraine Warren foram os que mais juntaram provas de suas teses sobrenaturais em relação a boneca

2 – A Annabelle real foi possuída pelo espírito de uma garotinha que não fazia mal a ninguém…

Mito. Uma estudante de enfermagem chamada Donna, recebeu a boneca de presente da mãe em seu aniversário. Alguns dias depois, ela e sua companheira de quarto, notaram que quando voltava para casa, a boneca estava em posições ou até cômodos diferentes do que ela havia deixado. Foi então que chamaram uma medium que disse que o espírito de uma garotinha que havia morrido no apartamento havia possuído a boneca, e estava feliz com a presença das moças, pedindo “autorização” para continuar morando no apartamento junto com elas. Porém, após um amigo delas que visitava o apartamento, ter sido aparentemente atacado pelo espírito enquanto dormia, as mulheres chamaram alguns exorcistas que contataram o casal Warren que mostrou que não se tratava do espírito de uma garota, e sim de um tipo de demônio.

3 – A boneca realmente está guardada em um museu de sobrenatural, como diz o primeiro filme …

Verdade. Ed e Lorraine Warren guardaram muitos objetos de suas investigações sobrenaturais ao longo dos anos e a boneca Annabelle é um deles. Segundo o casal, inclusive, no dia em que resolveram levar a boneca para casa, seu carro teve várias falhas na estrada sem qualquer motivo aparente, o que quase os levou a se acidentar no caminho algumas vezes. Hoje a boneca está trancada numa caixa de madeira e vidro no museu.

Veja Também:

7 Trilogias que Nunca Terminaram

4- Pessoas que provocaram a boneca em visita ao museu, tiveram coincidências bizarras depois de sair de lá…

Verdade. Um padre e um casal curioso que chegaram a provocar e xingar a boneca dentro do museu (contra as indicações de Ed Warren), sofreram acidentes de carro no caminho de volta. O padre sobreviveu por pouco. Já o casal teve um destino mais trágico, o rapaz morreu na hora e a namorada ficou um ano desacordada.

5 – Coisas sobrenaturais aconteceram nos sets de filmagens?

Mito. Depois das famosas histórias sobre os fatos estranhos de “O Exorcista”, virou quase obrigatório criar lendas sobre acontecimentos nos set de filmagens. Segundo pessoas próximas a produção, nada de anormal realmente aconteceu.

6 – A boneca real era de pano e tinha aparência simpática, ao contrário da retratada no filme…

Verdade. Como vocês podem ver na foto abaixo, a boneca original era sim um item colecionador, mas não era de porcelana, e tinha uma aparência bem menos bizarra do que a retratada nos filmes.

Boneca usada no filme original

7- A história da origem no segundo filme é totalmente ficção… (Spoiler)

Mito. É claro que o filme inventa algumas coisas, aumenta outras, mas a história não é totalmente diferente do relato original. Foram mantidos alguns pontos importantes, como o fato de ter morrido uma menina precocemente que aparentemente adentra a boneca e recebe autorização (nesse caso dos pais) para viver na casa, até que se descobre que na verdade não é um espírito e sim um tipo de demônio o que está habitando a boneca.

8- Os fatos contados no primeiro filme realmente ocorreram…Cena do filme Annabelle com atriz Annabelle  Wallis

Mito. Os próprios créditos do filme esclarecem que aqueles fatos e personagens são fictícios, nunca existiu uma Mia, ou nada parecido com o que foi mostrado, exceto, é claro, a própria Annabelle.

9 – A apresentadora Ellen Degeneres morou no apartamento em que Annabelle foi filmado…

Verdade. Ellen conta que aquele foi o primeiro apartamento dela ao se mudar para Los Angeles e que o reconheceu quando estava assistindo o filme. Segundo a apresentadora, o apartamento também era assustador na época em que ela morava por lá.

10 – Existem referências ao boneco Chucky e Charles Manson no primeiro filme… (Spoiler)

Verdade. Em uma cena no filme, um prédio mostra um logotipo grande com o nome “Barclay”. Barclay é o último nome do personagem principal Andy Barclay, na série de filmes de terror “Chucky: O Boneco Assassino”, clássico que também conta a história de um boneco possuído, esse por um assassino morto que literalmente usa o corpo do boneco para conseguir o que precisa. Já Charles Manson é citado logo na cena inicial, onde você vê dois assassinos matarem os vizinhos do casal principal, um dos quais foi chamado Sharon. Isso é uma referência a Sharon Tate, uma vítima de um culto assassino da vida real muito parecido com o liderado por Charles Manson. Este culto, de fato, é mencionado nas notícias no início do filme na mesma noite em que os vizinhos são assassinados.

É isso ai… Ficamos por aqui, confira o trailer de “Annabelle 2: A Criação do Mal”, logo abaixo