Heath Ledger , Coringa (The Joker)

Certos filmes demoram para engrenar e te deixam ali esperando acontecer alguma coisa, mas outros já começam a 100 por hora, com aquela cena que mal te deixa respirar. Principalmente, nos nossos queridos filmes de ação, esse “primeiro golpe” é essencial e temos muitos bons exemplos. Vamos com as 10 Cenas de abertura Inesquecíveis dos Filmes de Ação.

10 – John Wick: Um Novo Dia Para Matar

Essa é a cena mais nova da lista…Você já vem de um surpreendente John Wick (“De Volta ao Jogo”), e aí senta para assistir John Wick 2, que já começa com uma cena absurdamente boa, bem filmada. A arte da ação na sua melhor forma, com um mot simples, John Wick fazendo um tudo ou nada para recuperar o carro que “causou” o primeiro filme.



9 – Máquina Mortífera 2

Não raramente continuações tem boas cenas de abertura, tudo porque é preciso manter as expectativas altas que vem do primeiro filme. E com Máquina Mortífera, não há decepção. Uma perseguição insana, enquanto Riggs e Murtaugh dentro do carro, tem alguns diálogos sensacionais (como de costume), que culminam em Riggs “correndo” atrás do carro literalmente rs.



8 – Era Uma Vez no Oeste

Um dos maiores clássicos do chamado “western spaghetti”, de Sérgio Leone. o faroeste puro, que começa com uma cena pensada em cada detalhe. Closes e planos abertos para manter um clima de suspense, no tempo seco do Oeste Americano. Sem dúvida uma daquelas cenas inesquecíveis, que traz Charles Bronson no auge, como o típico “pistoleiro rápido no gatilho”, tantas vezes imitado na cultura pop.



7 – Police Story

Jackie Chan em um dos seus melhores filmes feitos na China. Um tiroteio no meio de uma “favela” de Hong kong, algo bastante normal, correto? Sim, se eles não começassem uma perseguição de carros que começa no alto do morro e vem DESTRUINDO literalmente todos os barracos. Se essa cena não lhe é estranha, é porque “Bad Boys 2” teve uma cena praticamente igual, uma clara referência a Police Story.



6 – McQuade: O Lobo Solitário

Essa foi uma das cenas de Chuck Norris que virou meme no auge das piadas de Chuck Norris. O nosso lobo solitário surge quase como uma entidade para salvar toda uma guarnição de policiais que foi rendida por bandidos no deserto. Detalhe, ele salva os policiais, praticamente desarmado.Vale a pena relembrar.



5 – Stallone Cobra

Se Chuck Norris é uma entidade, Marion Cobretti também não fica muito para trás, entre as várias frases espetaculares do personagem de Sylvester Stallone, muitas estão nessa primeira cena. Um bandido sequestra pessoas dentro de um mercado, e o único que parece ser capaz de pará-lo é o politicamente incorreto Cobra, que usa seus “métodos” próprios para resolver a situação.



Leia Também:

Entenda porque trocaram o Batman tantas vezes

7 Trilogias que nunca Terminaram

4 – Batman: O Cavaleiro das Trevas

Talvez na época as pessoas não tenham entendido a importância dessa cena, mas com certeza ao final do filme damos mais valor a ela. Uma cena inteira do filme do Batman, focada no vilão que se tornaria uma das grandes interpretações do cinema. O Coringa de Heath Ledger, surge sagaz, frio e completamente insano, numa bela introdução para um filmaço…



3 – O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

Além de ser uma mega cena de perseguição com direito a mensagem subliminar da banda Guns n’ Roses, essa intro do segundo filme do Exterminador também traz um dos maiores e mais rápidos plot twits da história do cinema, a mudança de lado do T-800.



2 – Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Essa cena não é só uma das aberturas mais clássicas, é também uma das cenas mais inesquecíveis do cinema. É a famosa cena onde Indiana Jones tenta levar um artefato arqueológico, e ao tirar do lugar dispara uma série de armadilhas criadas pelos povos antigos, entre elas uma bola de pedra gigante que vem rolando atrás de Harrison Ford, impagável… Ps: Com direito a participação do jovem Alfred Molina que faria o Dr. Octopus  muitos anos depois no excelente Homem-Aranha 2.



1 – Matrix

Pessoas no mundo inteiro ficaram de queixo caído no cinema ou em casa, ao assistir essa cena. Matrix foi uma grande revolução nos efeitos visuais e a na ação, e tudo começou por uma sequência inexplicável (na época), em que Trinity está fugindo dos policiais e do agente Smith. Para isso, ela salta e dá o famoso chute enquanto flutua em câmera lenta, tão copiado ao longo dos anos quanto o “bullet time”, que vemos mais no final do filme.



E aí, curtiu a lista? Compartilhe com seus amigos! Lembra de mais aberturas inesquecíveis dos filmes de ação? Comenta ai com a gente.