The Star - animação sobre o primeiro natal

Sabe aqueles filmes densos e arrastados sobre histórias bíblicas? Sabe aquelas animações chatas e hipnotizantes dos pastores da Tv? Esqueça tudo isso, “A Estrela de Belém”, é uma animação tradicional, da Sony (mesma produtora de filmes como “Hotel Transilvânia”), e conta a história do nascimento de Jesus sob a ótica de um burrinho (o animal mesmo), que quer fugir do estabulo e no meio do caminho acaba topando com essa história toda… O resultado é tão interessante que resolvemos mandar um “5 motivos para Assistir”…

1 – Não é um filme religioso

O primeiro medo de um fã de cinema que gosta simplesmente da sétima arte quando vê uma premissa assim é, cair num filme religioso do tipo que lobotomiza. Definitivamente, não é o caso de “A Estrela de Belém” (poderia ter outro nome, inclusive). A grande jogada do filme é ser uma animação como qualquer outra, que por acaso escolheu o surgimento do Natal com o nascimento de Jesus como tema.

2 – Personagens carismáticos

O filme tem excelentes personagens, o núcleo humano é o menos interessante com certeza rs. O burrinho, o pombo e a ovelha são um trio cheio de carisma, e com capacidade de completar a tela, além de uma série de outros coadjuvantes, como os camelos que trazem os três reis magos (com piadas impagáveis).

3 – Criatividade

Para fazer o filme correr sem parecer maçante, o roteiro tem uma serie de ideias criativas para contar a história original sem distorcê-la, o resultado é o mesmo que a humanidade conhece há milhares de anos, mas os meios são bem diferentes.

4 – Leve sem exageros

Se lá no início falei que não era um filme religioso, e você que está lendo esse texto é religioso, fique tranquilo, porque não quero dizer que “A Estrela de Belém”, será ofensivo para você, pelo contrário. Sim, o filme trata com leveza o assunto, mas toma extremo cuidado para não parecer desrespeitoso. Com esse viés, pode ser uma poderosa ferramenta para interessar as crianças pela história sem forçá-las, inclusive.

5 – Boa Mensagem

O filme tem toda uma construção de mensagem das mais bonitas sobre busca da felicidade, redenção, amizade, enfim, coisas que tanto adultos quanto crianças vão captar ao final da exibição.