Sam Rockwell e Frances McDormand

#Oscar2018

Indicado à 7 Oscars, e na opinião deste aqui, sem dúvida o melhor entre os concorrentes (para Melhor Filme), “Três Anúncios para Um Crime”, é tão merecedor de nota máxima, que nós vamos direto para 5 motivos para assisti-lo.

Sinopse:

Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes (Frances McDormand) decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação.

Um elenco desses…

Os três atores principais estão concorrendo ao Oscar, e não é à toa que pelo menos dois deles despontam como favoritos. Frances McDormand interpreta Mildred, com a raiva, amargura e loucura, num trabalho realmente acima da média (se justiça for feita, deve ganhar esse ano). Sam Rockell, conhecido pelos trabalhos em “À Espera de Um Milagre” e “Homem de Ferro 2”, está brutalmente bem, com seus trejeitos e construção de personagem, tanto em fala como fisicamente. Sam é o grande favorito para a categoria “ator coadjuvante”, que também conta com outra estrela desse filme, Woody Harrelson. Um baita ator, que está ótimo por aqui, fez excelentes trabalhos esse ano, mas teve uma indicação meio “exagerada”, considerando apenas esse filme.

Roteiro que não é mais do mesmo

Sabe aqueles filmes que terminam e você precisa de um tempo para levantar da cadeira? Esse é “Três Anúncios para Um Crime”, e não é porque tem alguma cena pós- créditos não rs… e sim porque tem objetivos diferentes do que você imagina durante todo o longa. Explicar mais do que isso, seria entrar em spoilers, mas com “Três Anúncios para Um Crime”, você vai perceber que às vezes pode ser divertido não receber as repostas mastigadas.

Woody Harrelson e Frances McDormand

Direção e fotografia

Você irá se sentir estranho em alguns momentos do filme, mas não irá entender o porquê, tamanho o nível de tensão das cenas. Tudo isso é provocado pelo diretor Martin McDonagh, que se mostra muito criativo na hora de desenrolar sua surpreendente história e faz da câmera quase que um “locutor” dos próximos acontecimentos pra te deixar ainda mais apreensivo. Destaque para um incrível plano sequência com Sam Rockwell, em uma das melhores cenas do filme.

Você vai gostar também:

Crítica | A Forma da Água

Crítica | Pantera Negra

Trilha Sonora

Puxada para um tom mais “interiorano”, country dos Estados Unidos, a trilha comandada por Carter Burwell (“Bravura Indômita”), é forte, sem ser profundamente triste, e traz um contraste bem desenhado para compor as cenas mais importantes do filme. Outro belo trabalho do filme que está indicado ao Oscar, essa categoria, porém, com alguns concorrentes mais complicados.

A “raiva” de um jeito que você nunca viu

Esse filme não pretende dar lições de moral, “Três Anúncios para Um Crime”, é sobre “raiva”, e esmiúça esse sentimento em todos os seus aspectos e consequências. A Ideia é mostrar que apesar dos discursos politicamente corretos, a raiva é inerente ao ser humano, assim como decidir o que fazer com ela é o que realmente vai trazer grandes ou pequenas consequências. A raiva de Mildred desencadeia muitos momentos que fazem todos (personagens e espectadores), refletirem sobre a diferença entre um acontecimento e sua interpretação dele, através de um humor negro deliciosamente bem pensado.