A trilogia Matrix tem muitas interpretações, já fizemos um post tentando desvendar seu encerramento, mas uma das grandes formas de entender os três filmes é conhecer a fundo suas referências, todas as mensagens que os irmãos Wachowski assumidamente tentaram transmitir com o filme, separamos 15 das maiores mensagens subliminares e referências de cultura pop utilizadas em Matrix para comemorar os 10 anos de lançamento da capítulo final da trilogia…

1 – Existem várias referências religiosas no filme, Budismo, Gnosticismo e Cristianismo que talvez  seja o mais presente. O personagem Neo já começa pelo nome que é um anagrama de “ONE”, um em inglês para demonstrar o “escolhido”, além disso, ele morre , ressuscita e ascende aos céus, uma clara referência a Jesus Cristo.

2 – Morpheus (Laurence Fishburne) carrega o mesmo nome do Deus Grego do sono , mas seu papel se assemelha ao de João Batista na bíblia, aguarda pacientemente a chegada do Messias, que poderá submeter a Matrix às suas próprias regras, reprogramando-a a partir de dentro. Ou seja, realizar milagres.

3 – No final do primeiro filme , Neo está numa cabine telefônica, sai, olha pra cima e voa, referência a outro personagem historicamente inspirado em Jesus Cristo… O Superman

4 – A nave Nabucodonosor leva o nome de um rei da babilônia responsável pela destruição do templo de Jerusalém, para colocar o povo de volta no verdadeiro caminho de Deus.

4 – Trinity significa Trindade em português, Pai, Filho e Espírito Santo, também um conceito religioso.

5 – A primeira Matrix foi construída como um “paraíso” e foi rejeitada pelos humanos , algo similar a história de Adão e Eva, ainda merece destaque a escolha do nome da cidade de refúgio dos humanos , Zion, referencia a Sião , a terra prometida aos Judeus.

6 – “Siga o coelho branco”. Neo obedece à instrução e encontra Morpheus, que diz a Neo: “Você vai descobrir quão funda é a toca do coelho”. É uma referência literaria, a  Alice no país País das Maravilhas de Lewis Carrol, onde Alice também segue o coelho branco para chegar ao novo mundo.

7 – Na obra a Odisséia, de Homero, os oráculos são consultados antes de decisões importantes. A figura mítica do oráculo também se manifesta na mitologia grega com a vidente cega Cassandra, que prenuncia desgraças, em Matrix o oráculo assume posição importante no desenvolver da trama, servindo como guia até mesmo para o escolhido.

8 – A música de fundo do encontro entre Neo e o Oráculo é de Duke Ellington, “I’m Beginning to See the Light” (Eu estou começando a ver a luz), uma referência ao processo vivenciado pelo personagem.

9 – Neo esconde seu dinheiro em um livro chamado “Simulacro e Simulação”, clássico ensaio teórico do filósofo Jean Baudrillard, um dos pensadores a focalizar a influência da mídia sobre a compreensão da realidade, ou a manipulação de massa .

Cena Lutar ou Morrer

10 – Durante a cena de luta entre Neo e Morpheus , Neo reproduz trejeitos de Bruce Lee, mas ambos reproduzem movimentos utilizados em Lutar ou Morrer , filme protagonizado por Jet Li, que é remake de um sucesso do próprio Bruce Lee, A Fúria do Dragão.

11 – A sequência em que Neo e o Agente Smith se confrontam armados no ar e caem no chão um de frente para o outro , também é reprodução de uma cena do filme The Killer – O Matador, longa de John Woo (A Outra Face) estrelado por Chow Yun Fat (Monge de à Prova de Balas).

12 – Alguns conceitos como o “Dejavu” que Philip K Dick, utilizou em um discurso na Convenção de Ficção Científica em 1977 , são mencionados no filme .

13 – Do clássico O Vingador do Futuro , protagonizado por Arnold Schwarzenegger, vem a referência quando Neo se conecta com o mundo dos sonhos, num aparelho muito parecido com de O Vingador do Futuro, além da cena da escolha da pílula para continuar no mundo da fantasia ou ir ao mundo real,quase idêntico ao que acontece  no filme de Schwarzenegger.

14 – O garoto que entorta colheres é uma referência a cena onde garotos superdotados fazem coisas espetaculares enquanto são estudados no longa Akira, animação japonesa de grande impacto na cultura pop. Ainda de Akira também vem a cena das balas que são paradas no ar, no caso da animação um tiro de tanque.

15 – O animê Ghost in The Shell, é assumidamente uma das maiores referências da trilogia , advindo das ideias cyber punk, os irmãos Wachowski, utilizaram não só seus conceitos como reproduziram cenas quase inteiras dos filmes do animê em Matrix.

Quanta coisa não? E olha que ainda tem muita referência que não entrou nesse post, mas agora é com vocês, a internet está ai para mais pesquisas, divirtam-se, vejam  a trilogia novamente, vejam os filmes que foram base para os irmãos Wachowski , enfim vamos celebrar essa grande obra chamada Matrix..

Siga – nos nas Redes Sociais !!!

       
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fonte :imdb.com; subliminagens.blogspot.com.br ; mitos.cultodavida.com; paprica.org