Com o sucesso do especial sobre Chuck Norris , onde adiantamos a participação do astro em  Os Mercenários 2 , decidimos trazer especiais sobre outros action-heros que andam meio “sumidos”. Em rápida olhada dos termos mais buscados do blog  foi uma surpresa encontrar Bolo Yeung entre os 5 primeiros colocados e para atender a tantas buscas vamos falar um pouco sobre essa figura tão marcante e trazer algumas novidades sobre o Mr Yeung…

E onde os tijolos entram na conversa?

Yang Sze nascido em 3 de julho de 1946 , ficou mais conhecido por seu nome artístico Bolo Yeung, vindo da cidade de Cantão na China, Bolo treinou com diversos mestres de Kung Fu e foi praticante de  Fisioculturismo. Filho de comerciante ele fugiu para Hong Kong em busca de uma vida melhor. A carreira do chinês começou com o grande astro da época Bruce Lee que se tornou mestre de Bolo. A produtora Shaw Brothers contratou Yeung para participação em alguns filmes normalmente como vilão para aproveitar de seu porte físico e aparência que o faziam parecer extremamente assustador na telonas. 
Bolo em filme de Bruce Lee
Em 1973 Bruce Lee escolheu Bolo para viver o vilão no filme Operação Dragão, onde apesar de importante o Chinês terminou o filme sem encarar Bruce Lee e ficou frustrado. Bruce Lee não chegaria a enfrentá-lo pois em pouco tempo depois o astro faleceu  deixando um filme inacabado.Estrelando diversos filmes de luta nos anos 70 e 80  , Yeung só conheceu a fama ao fazer Chong Li o grande vilão do clássico O Grande Dragão Branco, (filme que também firmou Jean Claude Van Damme como um dos grandes astros do cinema do gênero) o filme conta a história de um soldado americano Frank (Van Damme) que é levado a um torneio clandestino chamado Kumite este conta com a participação dos lutadores mais letais do mundo sem qualquer tipo de regras durante os combates , Chong Li é o atual campeão e o lutador mais temido, um tipo cruel e sem limites que muita gente considera ser a grande atração do filme.

sub_format = “full”;
sub_franq = “308203”;
sub_keywords = “van damme”;

O personagem se tornou um ícone de cultura pop não só devido a sua aparência medonha quanto por suas frases de impacto como : “muito bom , mas tijolo não revida”, “Você quebrou meu recorde agora vou quebrar você”. Depois de Chong Li Bolo ainda interpretou outros vilões inclusive em filmes do próprio Van Damme, um deles Moon do divertido Duplo Impacto que mostra JCVD vivendo gêmeos que tiveram seu pais assassinados  e buscam vingança contra a gangue de Moon (Bolo)…
Bolo Yeung em apresentação de artes marciais em 2011

Curiosidades e Novidades

A feição sempre com um ar de maldade e os músculos herança  do fisiculturismo fizeram de Bolo figurinha fácil quando necessário um vilão asiático (algo parecido com o que acontece com Danny Trejo) , em ShootFighter Yeung conseguiu ser o mocinho talvez pelo única vez num filme convincente, porém sem deixar grande empatia com o protagonista que o tempo todo vem em nossa mente como vilão.
Bolo foi professor de artes marciais em Hong Kong para sobreviver durante as dificuldades hoje técnico da equipe de fisiculturistas da Federação Internacional de Tapei e presidente da Associação dos Proprietários de Academias de Hong Kong , Yeung mantém contato com seu grande amigo e parceiro Jean Claude Van Damme, grande especialista em artes marciais hoje Bolo Yeung se dedica ao aperfeiçoamento de suas técnicas marciais e as funções na área de fisiculturismo. Desde de 2007 sem dar caras no cinema o último filme do chinês foi Blizhniy Boy: The Ultimate Fighter . O ator já dirigiu 2 filmes e fez participação em uma dezena  nos anos 90. 
Infelizmente não há qualquer notícia de que Bolo pense em retornar ao cinema…Fique agora com o vídeo do descontraído encontro de Van Damme  e  Bolo em 2011 …





Gostou? Então, siga – nos nas Redes Sociais !!!

                          
fontes: IMDB , comunidade Jean Claude Van Damme (orkut)