Atualizado (29/05/2020) – Fizemos um vídeo explicando os Bastidores das Trocas em Resumo, que você pode ver, logo acima – Fim da Atualização

Com a estréia esmagadora de Capitão América: Guerra Civil, uma das coisas que a gente lembra é que nem todo mundo conseguiu acompanhar as notícias sobre a negociação da Marvel com a Sony para ter o Homem – Aranha, então quem simplesmente curte passar o fim de semana assistindo um bom filme pipocão e caiu no Capitão América: Guerra Civil se viu perguntando, “mas quem é esse moleque?”, “trocaram o Aranha de novo?”… rs Sim trocaram (Veja aqui o Vídeo com a Explicação completa) , vamos fazer um resumão para você entender o que aconteceu… porque trocaram e quem é Tom Holland o novo Homem-Aranha…

O Homem – Aranha longe de casa…

Nós já falamos aqui algumas vezes sobre como estão distribuídos os heróis da Marvel no cinema. Mas em resumo, em 1999 a Marvel, à beira da falência (sim essa Marvel que você conhece hoje, quase faliu), vendeu os direitos cinematográficos do Homem – Aranha para a Sony (assim como dos X-Men para a Fox). Daí pra frente você conhece a história, a Sony fez uma trilogia do Homem – Aranha com o eterno Tobey Maguire no papel principal, e os filmes marcaram uma geração e de certa forma, abriram as portas para essa onda de heróis de hoje. Mas o problema (para a Marvel) é que agora seu universo de heróis estava à todo o vapor, e ela não podia contar com o Homem – Aranha para suas histórias no cinema, tal como não havia perspectiva de um acordo com a Sony, que nadava na grana com o Aranha.

pg-11-spidermanO Jogo virou, o e-mail vazou e o Aranha voltou…

Depois de todo o imbróglio que fez o Homem – Aranha 4 não sair, e a Sony recomeçar o história com O Espetacular Homem – Aranha com Andrew Garfield no papel principal (relembre aqui), tudo parecia ok, até que O Espetacular Homem – Aranha 2 dividiu de vez a crítica e público e consequentemente teve uma bilheteria bem abaixo do esperado (não foi um fracasso, mas decepcionou). O clima começou a ficar ruim, e só piorou quando o ator Andrew Garfield, fã declarado dos quadrinhos, reclamou publicamente de algumas cenas cortadas e faltou a uma reunião com o presidente da Sony. Em desespero com o investimento perdido a Sony secretamente aceitou abrir negociações com a Marvel para que o estúdio, no auge de seus filmes, ajudasse a Sony a recolocar o Aranha no rumo. Foi quando a Sony arrumou uma belíssima confusão com o ditador norte coreano Kim Jong-un, ao produzir um filme que o satirizava chamado “A Entrevista”. Em retaliação ao lançamento, hackers norte – coreanos invadiram os sistemas da Sony, vazaram filmes inteiros e centenas de conversas por e-mail entre os diretores, algumas delas bastante constrangedoras, falando mal de grandes astros de Hollywood como Angelina Jolie. No entanto as que mais chamaram atenção e deixaram o público empolgado, foram as conversas da Sony com a Marvel/Disney para a inclusão do Homem – Aranha no universo Marvel – até então totalmente em sigilo. Foi uma pressão incrível do público, até a Sony dar o braço a torcer e admitir que teria um futuro bem mais lucrativo se “surfasse”, a onda junto com o universo de heróis da Marvel.

Homem – Aranha volta para casa, mas com cara nova…

E última parte dessa história… o Homem – Aranha voltou para casa, mas não aquele Homem – Aranha que você viu no Espetacular Homem – Aranha. Uma das exigências da Marvel para trabalhar com o Homem – Aranha era ter um Spider jovem, ainda na escola, a ideia era contar seus anos de colegial sem se preocupar em mostrar suas origens (algo que resolveram muito bem em Capitão América: Guerra Civil), apenas mostrá-lo convivendo com os problemas de um adolescente comum, independentemente de seus poderes.

Toda essa descrição já deixaria o trintão Andrew Garfield longe do personagem, agora some isso ao mal estar causado pelas declarações e atitudes do ator e está feita a troca. Andrew foi “demitido” do restante de seu acordo (tinha contrato para mais um filme) e para viver o novo Homem – Aranha a Marvel foi atrás do ator mais jovem a viver o herói até agora, Tom Holland.

Tobey-Maguire-Spider-Man-2Asa Butterfield (A Invenção de Hugo Cabret) esteve muito próximo de ser o novo Peter Parker/ Homem – Aranha, mas falou demais em suas redes sociais e perdeu a vaga para Tom Holland.

O ator de 19 anos (que tem aparência de 15 rs), foi uma escolha surpreendente. Seus grandes trabalhos até a primeira aparição do Aranha foram O Impossível e No Coração do Mar lançado esse ano. Além de fazer sucesso como Billy Elliot em um musical na Inglaterra, Tom também é dançarino e ginasta, perfeito para dispensar os dublês na hora das filmagens. Você pode ver algumas piruetas do ator em seu perfil no Instagram .

É isso pessoal, agora que já sabem a saga do Homem – Aranha no cinema é só curtir a participação do cabeça de teia em Capitão América: Guerra Civil e aguardar o novo filme solo que estréia em 6 de julho de 2017… Mas Tobey… a gente sempre vai lembrar de você #classicoaranha… rs 😀