maxresdefault (5)Depois do sucesso do retorno do nosso Has Tela Clássicos, vamos homenagear hoje Muhammad Ali, um dos maiores atletas de todos os tempos que deixou os fãs órfãos essa semana. Em 2001 estreava nos cinemas a cinebiografia do lendário boxeador que trouxe o mito Smith Smith no papel principal, e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Então vamos conversar sobre ele naquele mesmo esquema… Ponto forte, ponto fraco, mini review e 10 curiosidades.

Ponto Forte:

A reprodução histórica é bastante detalhista e Will Smith combina incrivelmente com a personalidade de Ali, mas o destaque fica mesmo para a reprodução da “batalha do Zaire – The Rumble in the Jungle” , a histórica luta entre o já experiente Muhammad Ali e o avassalador campeão da época, George Foreman.

Ponto Fraco:

O segundo ato do filme é cansativo, e vezes lhe falta emoção de forma geral ou a injeção de ânimo que filmes desse tipo precisam para empolgar o expectador. Algo que só encontramos realmente no ato final com a luta entre Ali e Foreman.

Review:

Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.

O filme tem uma belíssima sequência de abertura, e de cara mostra o trabalho característico de fotografia da equipe de Michael Mann. Os enquadramentos são mais fechados e a paleta de cores mornas para brincar com estilo de época do longa.

Will Smith consegue encarnar Muhammad Ali com uma competência fora de série, há quem diga que Smith teve facilidade por encontrar muito de sua própria personalidade em Ali. Um jovem negro talentoso e auto – confiante, que falava bem em público, um provocador nato. Will consegue entregar todas as nuances do personagem, desde sua vida pessoal agitada, entrevistas polêmicas, envolvimento com líder Malcon – X até a recusa ao exército, porém falta o filme carregar no peso dramático. o que tira força e importância de certas cenas.

As lutas são bem filmadas e se inspiram num estilo mais denso, apresentado tempos atrás pelo Touro Indomável. Mas o que impressiona mesmo é como Michael Mann e Will Smith transpõem com competência os sentimentos de Ali tanto dentro quanto fora do ringue, principalmente nas lutas contra Frazie e Foreman, onde vemos Ali mostrar duas facetas diferentes de sua forte personalidade.

4 Norris

10 Curiosidades sobre o filme Ali:

  • A Columbia Pictures demorou a liberar o projeto pelo seu alto custo, e só aceitou investir no filme depois que Will Smith se comprometeu a fazer MIB 2, algo que o estúdio vinha tentando há muito tempo.
  •  Will Smith precisou ganhar 16 kilos de massa para viver Muhammad Ali.
  • A primeira opção para o papel de Muhammad Ali era Denzel Washington, mas o ator preferiu assinar para o filme Hurricane: O Furacão, outra cinebiografia de Boxe.
  •  Por coincidência, Will Smith perdeu o Oscar por sua interpretação de Ali para o próprio Denzel Washington (Dia de Treinamento).will-smith-muhammad-ali-boxing-zoom-f1ba1561-95a4-4e03-b968-b757b37c6b2a
  • Antes de Michael Mann, Spike Lee (Malcon – X) e Oliver Stone (Platoon) chegaram a assumir a direção do projeto que ficou parado por 10 anos. Oliver Stone desistiu após a saída de Denzel Washington.
  • Inicialmente Will Smith tinha recusado viver Muhammad Ali, mas recebeu uma ligação do próprio Ali pedindo para ele aceitar o papel pois era “o único bonitão suficiente para viver ele”.
  • No filme após nocautear George Foreman na histórica “batalha do Zaire”, Ali aparece sozinho com uma borboleta branca batendo asas atrás dele. Uma referência a clássica frase do lutador “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha”.
  • A atriz que faz a esposa de Ali, Jada Pinket Smith (Matrix Revolutions e Gotham) é esposa de Will Smith na vida real.
  • O primeiro roteiro do filme contava a vida de Ali desde a infância, o que o tornaria muito longo e por isso foi revisado até chegar a versão final.
  • Will Smith foi o único artista escolhido para carregar o caixão de Muhammad Ali durante a cerimônia de despedida.

É isso aí, fim de jogo por hoje, fiquem logo abaixo com o trailer de Ali…