batman-the-killing-jokeEssa segunda – feira em ação inédita o Cinemark em parceria com o pessoal do Omelete exibe a animação Batman: A Piada Mortal nas telonas. Como já sabemos, as animações da DC Comics (em sua maioria excelentes) são produzidas essencialmente para serem lançadas direto em Home-Vídeo. Por isso o novo Batman: A Piada Mortal adaptação do clássico arco dos quadrinhos de Alan Moore que conta as origens do Coringa.

Nós já vimos o filme e resolvi separar aqui 5 motivos para você correr aos cinemas amanhã (o único dia que será exibido) e assistir. Porém, sendo bem sincero como de costume, Batman: A Piada Mortal, não é um filme perfeito, nem de longe um dos melhores da DC, mas é uma boa pedida, isso posso garantir.

1 – Fidelidade ao quadrinhos

Um dos segredos do sucesso das animações da DC Comics é a fidelidade aos arcos que elas retratam. As adaptações são mínimas, em geral, se eles se propõem a fazer uma animação de alguma grande saga dos quadrinhos é como se tivessem dado movimento as páginas no cinema. Foi assim com o ótimo Cavaleiro das Trevas, e é assim com o novo A Piada Mortal. Todos os elementos que fizeram desse arco dos anos 80 um sucesso estão lá… a tentativa derradeira do Coringa de enlouquecer Batman e Jim Gordon, as mudanças na vida de Bárbara Gordon (Batgirl), as origens do palhaço do crime e até mesmo aquele clima inesperado do final que até hoje dá margens para dúvidas.

Tom Adulto do Filme

Batman: A Piada Mortal também segue outra tendência da DC, a de produzir animações focadas nos adultos. Definitivamente não há o que crianças pequenas captarem desse filme. A censura por aqui ficou em 14 anos, e de fato é suficiente. A animação tem violência, sexo (ou sugestão dele), ares de terro, enfim tudo que os crescidos fãs do Batman gostariam de ver nessa adaptação.

Traços do desenho

Outro ponto que respeita bastante a obra original são os traços da animação. Tomando licença até para fugir um pouco do estilo que a DC adota em seus filmes, o design dos personagens lembra o dos quadrinhos (talvez um pouco mais leves), com a versão do traço de Brian Bolland que imortaliza o Coringa de rosto magro e sorriso largo, olhos vivos e corpo comprido, o biotipo mais conhecido do personagem até hoje.

Não existe um universo DC nas animações

Você pode assistir Batman: A Piada Mortal mesmo sem ter visto nenhum dos filmes animados da DC Comics, pois o filmes raramente fazem ligação uns com os outros e quando fazem deixam isso muito explícito (Cavaleiro das Trevas: Parte 1 e 2). São arcos adaptados do início ao fim, o Batman mesmo foi representado em várias versões nessas animações da DC nos últimos anos.

Reflexões a relação Batman x Coringa

Um dos pontos mais interessantes sobre A Piada Mortal é como essa história humaniza os protagonistas, principalmente o Coringa. Entendemos aquela frase “O que separa um homem normal da insanidade é apenas um dia ruim”. Vemos de onde nasce a insanidade do Coringa e o quanto isso impregna nele, assim como vemos como Batman está a um dia de romper todos os seus limites. É interessante ver o próprio Batman admitir que sua relação com o Coringa só poderá terminar em morte de um dos dois e como isso significaria uma vitória para o Coringa (levar o Batman a insanidade total).

É isso aí pessoal, no Brasil, a exibição acontece apenas amanhã nas seguintes cidades (ordem alfabética): Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Goiânia, Guarulhos, Juazeiro, Londrina, Manaus, Mogi das Cruzes, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Paulo, Uberlândia, Varginha, Vila Velha e Vitória. A lista dos complexos participantes pode ser conferida aqui no site do Cinemark.

Os fãs ainda poderão comprar um balde de pipoca tradicional da Rede customizado com ilustrações do filme “Batman: A Piada Mortal” no snack bar de alguns dos complexos participantes.