JCE olha o Oscar surpreendendo ai, o astro das artes marciais, Jackie Chan receberá um Oscar pelo conjunto da obra. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolheu o ator e mais 3 profissionais de cinema para receber o chamado Oscar Honorário, são eles: a montadora Anne V. Coates (Lawrence da Arábia), o diretor de elenco Lynn Stalmaster (Superman) e o documentarista Frederick Wiseman.

Jackie Chan teve seus primeiros sucessos lá nos anos 70, quando despontou no cinema chinês como um tipo de “novo Bruce Lee”. Com o passar do tempo Chan construiu seu próprio caminho e mostrou um estilo muito diferente do lendário Bruce Lee. São mais de 130 filmes como ator, mais dezenas como dublê, serviço que aliás o Jackie é conhecido por não utilizar (e se machucar muito por isso). Para quem quer se aprofundar, pode conferir aqui o vídeo documentário da história de Jackie Chan (em português).

E aí Has Tela??

Prêmio merecidíssimo, infelizmente, muitos não conhecem o trabalho real de Jackie Chan e sua contribuição para o cinema asiático (sim, existe cinema fora dos Estados Unidos rs). Jackie tem mais de 40 anos de carreira, com vários sucessos de bilheteria, e é um ator carismático e querido pelo público no mundo inteiro. Se é um prêmio para o cinema americano fazer média com os chineses, nós não sabemos, mas isso não tira o mérito da academia deixar alguns preconceitos de lado e reconhecer diferentes talentos, de diferentes estilos, como Jackie Chan.

Quem sabe não aproveitam o embalo e entregam um conjunto da obra ano que vem para o Stallone.