Sexta- feira 13 (monstros da universal)

Nós não sabemos se tem algo de real, mas ter medo de sexta- feira 13 já é uma tradição, quem nunca apagou as luzes e ficou de baixo das cobertas esperando começar os clássicos da sexta- feira 13 na TV? Aqueles “malditos” filmes da universal ou o Jason, Freddy, enfim, aproveitando que amanhã é sábado, belo dia pra preparar a pipoca e tomar uns sustos na TV até tarde…

O Telecine Cult abre às 20h, com O Jovem Frankestein. O filme, dirigido por Mel Brooks, conta a história de Frederick (Gene Wilder) que embarca para a Transilvânia para reivindicar sua parte na herança do avô Victor Frankenstein. No laboratório, o neto encontra um livro com os estudos dele e retoma loucos experimentos que começaram a ser feitos por seu pai. Participação aqui do recém – falecido (e genial), Gene Wilder, de A Fantástica Fábrica de Chocolates, vale a pena relembrar.

Na sequência, às 22h, vai ao ar o clássico Frankenstein (1931), adaptado do livro de Mary Shelley. Dr. Henry Frankenstein (Colin Clive), um aplicado cientista, cria em seu laboratório um monstro, com diversas partes de cadáveres. Mas ele não imaginava que o cérebro pertencia a um assassino. A mais simples e disparada a melhor adaptação da história feita até hoje, filme curtinho (1h10m), em preto e branco, Boris Karllof impecável como o monstro, um verdadeiro clássico.

Logo após, às 23h30, é a vez de Drácula (1931). Neste clássico do terror, o terrível Conde Drácula (Bela Lugosi), um vampiro que se alimenta de sangue humano, sai de seu castelo na Transilvânia e vai espalhar o terror na noite de Londres. O húngaro Bela Lugosi ficou tão marcado pelo personagem que jamais conseguiu fazer tanto sucesso depois e é até hoje, a imagem mais famosa do conde Drácula, inspirando tudo que veio com o personagem nos anos seguintes em termos de cultura pop. Não é por menos, pois Bela está hipnótico e o filme é um dos grandes clássicos de terror da Universal (que está trabalhando em seu novo universo compartilhado de monstros, confira aqui).

SERVIÇO:

No Telecine Cult,  13/1.

Às 20h: O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein)
Direção: Mel Brooks.
Elenco: Gene Wilder, Peter Boyle e Marty Feldman.
EUA, 1974. Comédia. 105 min. 10 anos.

Às 22h: Frankenstein (1931) (Frankenstein (1931))
Direção: James Whale.
Elenco:
Boris Karloff, Colin Clive e Mae Clarke.
EUA, 1931. Terror. 69 min. 12 anos.

Às 23h30: Drácula (1931) (Dracula (1931))
Direção: Tod Browning.
Elenco:
Bela Lugosi, David Manners e Dwight Frye.
EUA, 1931. Terror. 74 min. 12 anos.