Dwayne Johnson and BumbleBee

O diretor Michael Bay esteve em São Paulo essa semana ao lado da atriz Isabela Moner, para divulgar o novo Transformers: O Último Cavaleiro, mais uma vez prometido como seu último filme a frente da franquia. Além de ver o filme (em breve nossa crítica por aqui), estivemos por lá para tentar tirar algumas informações novas do cineasta e certas respostas foram surpreendentemente sinceras, como a do título. Sim, existem chances reais dos Transformers se encontrarem com os G.I Joe, conhecidos aqui no Brasil como Comandos em Ação. Confira abaixo os melhores momentos da coletiva de imprensa do sr Bay…

G.I Joe vs Transformers

Aqui perguntamos se o Michael Bay gostava dessa possibilidade que foi comentada algum tempo atrás, e se considerava realmente possível de acontecer, e o diretor foi bastante direto. – “Bom, tudo depende da Hasbro, que é a dona dos direitos dos dois (filmes), é uma decisão apenas da Hasbro, mas tudo indica que sim, seguirá esse caminho”.

O que foi interessante nessa resposta é que ela parece confirmar outro boato, a Hasbro e Paramount só vão soltar essa possibilidade quando o Michael Bay realmente achar que terminou o que tinha de fazer com Transformers, e ele andou dizendo que esse é seu último.

Bad Boys 3

O assunto Bad Boys também surgiu (levantado também por esse que vos escreve, desculpem, não resisti rs) e levou Michael Bay ao momento mais descontraído da entrevista. Quando perguntado se assumiria a direção de Bad Boys 3, o diretor que começou a carreira com o filme de Will Smith e Martin Lawrence, brincou “Quando isso enfim acontecer, eles já serão Old Boys (garotos velhos)”, o diretor comentou que há 10 anos já sondam ele para fazer esse projeto, mas nunca sai do papel. Michael Bay também comentou que no momento tem intenção de se dedicar a projetos menores e menos desgastantes, e relembrou como foi difícil vender o primeiro filme para o estúdio na época, já que os executivos não acreditavam que uma história protagonizada por negros faria sucesso internacionalmente. “Moleque, com pouco dinheiro e pouca esperança do estúdio, tive essa vitória pessoal. Provei que eles estavam errados depois do sucesso estrondoso que o filme causou.” Ainda ponderando sobre a possibilidade, Michael Bay encerrou dizendo que não descartaria fazer se a produção finalmente se desenrolar, porque gosta muito da equipe, mas que não está em seus planos atualmente.

Michael Bay e a NetFlix

Seguidor do estilo old school com explosões e efeitos práticos, Michael Bay definitivamente não é um apreciador da moda NetFlix e streaming em geral. Para o diretor, filmes tem de ser vistos em tela grande, cinema… “É triste que os jovens estejam vendo cada vez mais filmes no computador. Eu acho que a indústria cinematográfica vai diminuir. Não irá acabar, mas essa é a realidade. O cinema tem uma experiência única e por isso eu tento oferecer o máximo de experiência e sensações, com qualidade de som, câmera Imax, 3D planejado”.

SAO PAULO, BRASIL – JULY 11: Actress Isabela Moner (L) and Director Michael Bay (Photo by Mauricio Santana/Getty Images)

O Futuro de Transformers

Apesar de dizer anteriormente que essa é sua despedida da bilionária franquia Transformers, Michael Bay acabou admitindo na coletiva que já está trabalhando em um filme solo do BumbleBee, segundo ele, uma oportunidade de se aprofundar nos personagens. “Eu quero ver filmes mais focados em alguns personagens da franquia, que não foram muito explorados nos anteriores. Agora estou produzindo um filme só para o Bumblebee, por exemplo. Estamos trabalhando no roteiro.”

As cutucadas entre Bay e a imprensa

A coletiva não poderia terminar sem que algum jornalista desse uma provocada clássica no diretor que costumeiramente é pego para “Cristo” pelos jornalistas auto proclamados como amantes do “cinema arte”. Um desses disparou uma série de perguntas seguidas (bem difíceis de entender, por sinal), sobre o papel de Michael Bay na industria e como ele lidava com as constantes críticas e “prêmios” de pior diretor. Sem hesitar, Michael Bay soltou um “Estou me lixando para a imprensa, eu não faço filmes para eles, eu não leio isso, as pessoas assistem meus filmes e gostam, não estou preocupado com isso”. Michael Bay ainda fez questão de levantar os números estrondosos de Transformers e outros sucessos que já produziu, para deixar claro que ele sabe seu lugar na industria e é lá que ele quer continuar, fazendo entretenimento para o público, sem se preocupar com a perseguição de alguns jornalistas.

Em resumo… curti o cara… Michael Bay mostrou muita personalidade para responder principalmente essa última “pergunta”, que veio num tom provocativo como era de se esperar. O diretor que além de Bad Boys e Transformers, trabalhou em Armagedom, A Rocha e 13 Horas: Os Soldados de Benghazi, falou indiretamente sobre algo que já comentamos aqui. Quando alguém tenta desmerecer o “cinema pop”, os filmes de entretenimento, apenas por serem de entretenimento, esse alguém esquece do que sustenta a indústria. Acompanhe um raciocínio simples comigo… O estúdio produz um filme X, pequeno, para aquela galera que gosta de ver filmes em algum lugar que tenha “artes” no nome, esse filme custa 10 milhões, mas como uma meia dúzia de pessoas vai assistir, o filme fatura apenas 5 milhões, deu um prejuízo de 5 milhões. Daí o mesmo estúdio  que lançou o filme X, uma semana depois, lança o Transformers, que custa 200 milhões, mas fatura 800 milhões. Esses 600 milhões de lucro (consideremos assim), é o que vai garantir que mais filmes “super artísticos” como o filme X, continuem sendo produzidos, e equilibrem a balança de gostos do público, sem que o estúdio quebre (afinal, não é uma casa de caridade). É uma troca, ambos os tipos de filmes são necessários, o que esse pessoal que critica o Michael Bay e Cia precisa entender, é que ironicamente, é gente como o Michael Bay que mantém o mercado de cinema funcionando, e consequentemente, garante seus trabalhos… Portanto, esse tipo de cineasta não é tão descartável quanto eles gostariam que fosse…