Samuel L Jackson e Ryan Reinolds

Estreou essa semana um filme que surpreendeu lá nos Estados Unidos e manteve o primeiro lugar de bilheteria por duas semanas consecutivas (independentemente dos valores, pois foi um filme “barato”), é “Dupla Explosiva”, comédia de ação raiz, ao melhor estilo “buddy cop”, com a diferença de que aqui não temos policiais.

No filme, o maior guarda-costas do mundo possui um novo cliente: um assassino de aluguel que precisa testemunhar na Corte Internacional de Justiça. Por anos eles estavam em lados opostos de um tiro, mas agora eles estão presos juntos. Eles precisam colocar as diferenças de lado para chegarem ao julgamento a tempo.

Então, vamos lá, 5 Motivos para Assistir Dupla Explosiva

1- Ryan Reinolds e Samuel L Jackson

Confesso que depois de anos o Ryan Reinolds está me fazendo queimar a língua. O ator notoriamente conhecido por seu “pé frio” em grandes produções, encontrou seu caminho definitivamente nas comédias de ação. É impressionante como o estilo irônico dele tem funcionado bem, foi assim em “Deadpool” e, é assim em “Dupla Explosiva”. Claro, que dividir a cena com Samuel L Jackson facilita muito as coisas, principalmente quando o Samuca parece não estar no automático. Ele se diverte… xinga, xinga, xinga, coloca suas gírias e, em pouco tempo vai se formado uma dupla clássica do oposto de personalidade.

2 – Vem… Ação!!!

O filme tem muita ação, e ação boa. Ryan Reinolds convence nas lutas corpo a corpo e o Samuel aproveita suas expressões fortes pra tornar a coisa mais crível também. Patrick Hughes, que dirigiu o decepcionante “Os Mercenários 3”, dirige “Dupla Explosiva” e se mostra talentoso para captar ação e coordenar os elementos em tela, você não fica confuso em nenhum momento, é tudo bem certeiro, se entende bem as cenas, sejam de lutas ou de tiroteio. O único problema é o C.G.I barato mesmo que deixa uma impressão muito falsa em alguns momentos do filme (dos quais o C.G.I nem seria necessário).

Leia Mais:

Os 10 Atores Mais Bem Pagos de 2017

10 Filmes de Arnold Schwarzenegger que você precisa ver

3- Ação para crianças … ? Não !

Sabe aquela ação que a gente vê em alguns filmes hoje em dia?? Onde ninguém sangra, onde seres super-poderosos fazem exibições em Aeroportos e ninguém sai realmente machucado…? Pois é, “Dupla Explosiva” não é esse tipo de filme. Patrick Hughes talvez tenha tido justamente a liberdade que não teve em “Os Mercenários 3”, e trouxe uma ação para maiores aqui. Com sangue, cenas violentas, sensuais e por aí vai. Nada que não víssemos em “Máquina Mortífera” nas Sessões da Tarde da vida, mas são tempos diferentes, e ver esse tipo de filme nos cinemas atualmente está cada vez mais raro.

Samuel L Jackson e Ryan Reinolds, cena engraçada (funny scene The Hitman's Bodyguard)
Samuel L Jackson e Ryan Reinolds se divertindo durante a viagem até o julgamento

4- Não tem como não Rir

Também no melhor estilo anos 80 e 90, a comédia do filme é bem equilibrada, dá espaço para os dois lados da dupla, sem vergonha nenhuma de brincar com clichês. Enquanto Samuel L. Jackson descarrega os maneirismos e gírias dos negros americanos, Ryan Reinolds vai de muita ironia pra manter seu “segurança” interessante. O tempo todo os dois estão trocando algumas farpas de forma hilária, além do jeito individualista que agem durante a ação, que ainda gera alguns momentos bem engraçados. Outra que arranca risos é Penélope Cruz (“Vanilla Sky”), que interpreta uma latina nervosa e violenta e surge em momentos pontuais no filme.

5 – Trama: Simples e criativa

Por tudo que comentei até agora você deve estar pensando, “legal, mas nada de novo”, e não é bem assim. Com certeza a base é mesma de muitos filmes de dupla, mas alguns detalhes fazem a diferença. O fato dos dois não serem um dupla propriamente dita, insere um tempero diferente na história. O personagem de Ryan Reinolds tem que proteger o Samuel L Jackson até que ele chegue para o tal julgamento, mas o personagem de Samuel L Jackson, não necessariamente quer essa proteção e, principalmente, não necessariamente vai proteger o Ryan Reinolds. A dinâmica simples de ter que ir do ponto A ao B, também acrescenta diversão, pois lembra um vídeo game, com missões e surpresas. Novamente um filme não baseado em games, sendo mais fiel a plataforma dos que os que são baseados rs…

Enfim, confira o trailer e nossa “Chuck Nota” de Dupla Explosiva logo abaixo. E até a próxima.