John G Avildsen e Sylvester Stallone

Triste notícia para os fãs de alguns dos grandes clássicos dos anos 80. Faleceu aos 81 anos, o cineasta John G. Avildsen, diretor de Rocky: Um Lutador, da trilogia  Karatê Kid e Meu Mestre, Minha Vida.

Avildsen venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor diretor em 1977 por Rocky: Um Lutador, no que se tornaria uma das histórias mais lendárias do cinema.  O diretor lançou seu último filme, “Inferno”, em 1999, que contava com Jean Claude Van Damme e Pat Morita (o mestre Miyagi).
Um documentário sobre a vida e carreira do diretor está em produção, com depoimentos de Sylvester Stallone e Martin Scorsese, entre outros nomes do cinema americano.

Ao longo dos anos, Avildsen ganhou nos Estados Unidos o apelido de “Cronista dos Derrotados” por causa de seus maiores sucessos que tratavam não propriamente de super atletas, mas de figuras subvalorizadas em seus esportes. Porém, John G Avildsen fez questão de dizer algumas vezes sobre como não lhe interessava fazer uma filme sobre boxe quando assumiu Rocky. “Havia naquele script escrito por Stallone uma jornada humanista de busca por um lugar na sociedade, um esforço redentor de um homem para se sentir incluído” disse Avildsen.

Através de sua direção certeira, quem não torceu pelo humilde Balboa em sua infinita luta para superar seus limite? Quem não se sentiu “vingado” pelas vitórias do magrelo Daniel San, baseando-se na disciplinada honrada do mestre Miyagi? E até mesmo, quem não quis que o mundo tivesse mais professores como Joe Clark vivido por Morgan Freeman?

John G Avildsen não fez filmes sobre boxe, karatê e nem dramas escolares… Avildsen fez filmes sobre vida e principalmente, sobre a perseverança necessária para vivê-la, e assim, motivou milhões de pessoas em todo o mundo… R.I.P John G. Avildsen !