civilwarEiita, como vocês sabem estréia essa quinta-feira estréia o aguardadíssimo Capitão América: Guerra Civil, nós já vimos o filme e gostamos pra caramba (confira a crítica aqui). Vamos comentar agora as diferenças entre a famosa história Guerra Civil dos quadrinhos e o que vimos no filme. Entendam, que o fato do filme ter diferenças para os quadrinhos não faz dele um filme ruim (até porque boa parte das pessoas que vão ao cinema não leram os quadrinhos), o filme é uma adaptação, e como a palavra já diz, precisa adaptar muitas para funcionar melhor no cinema. Pessoal, não gosto de spoilers, então vou tentar evitá-los, a maioria das coisas que vou citar já estão nos trailers e essa é apenas uma análise mas detalhada, mas mesmo assim pode ter algo que vocês ainda não queiram ver, então fique avisado, caso não queira ver nada, nada… favorite o link e volte depois de ver o filme. Mas se você não liga ou já viu o filme, vai sem medo.

1 – Quantidade e Heróis envolvidos

Nos quadrinhos existe um verdadeiro exército de cada lado, são dezenas de heróis. No filme são apenas 6 de cada lado, isso devido a quantidade personagens da Marvel apresentados até agora no cinema, a composição dos times é diferente inclusive,  por causa da ausência dos personagens que estão na Fox (X-men, Quarteto Fantástico) e outros que ainda não foram apresentados no universo do cinema (como Demolidor, Luke Cage, Justiceiro  que estão nas séries da Netflix), então personagens como Bucky, Máquina de Combate, Feiticeira Escalarte, Viúva Negra ganham uma importância que não tem nos quadrinhos (na verdade sequer participam lá).

2 – Os quadrinhos não são para crianças, já o filme…

Os quadrinhos de Guerra Civil tem um tom mais pesado com morte de super – heróis, cenas fortes, violência e um clima de tensão mais presente. Já nos cinemas a Marvel adota o mesmo tom de seus outros filmes, e apesar de mostrar boas batalhas, e o núcleo do Capitão América se mais sério, o filme com certeza dá mais leveza ao confronto e usa as lutas como uma grande vitrine para o público ver a variedade de poderes dos heróis

3 – Incidente que causa a lei

Nos quadrinhos o stoppin é uma ação de um grupo de heróis classe B que estão fazendo um reality show e acabam permitindo que um vilão se auto destrua próximo de uma escola e tire a vida de várias crianças. Após o incidente a Shield começa um processo para registrar todos. O grupo do Capitão América (que tem principalmente heróis mais urbanos) discorda dessa lei, enquanto o Homem de Ferro lidera o outro grupo que é a favor. O filme mostra duas motivações para a interferência do governo nas ações, a batalha de Sokóvia de Vingadores: Era de Ultron e uma ação mal planejada da Feiticeira Escarlate no início desse Guerra Civil.

4 – O Registro não é a treta

Nos quadrinhos todo confronto entre os heróis está mais ligado a ideologia sobre a lei de registro dos heróis. Fato é que existe a lei algo parecido no filme, mas já logo de cara a necessidade  de identidade secreta cai por terra, pois no universo Marvel os heróis já são celebridades, a discussão fica em torno da atuação dos Vingadores e se eles deveriam ser “controlados” pelo governo. Essa seria uma pequena mudança em relação aos quadrinhos, mas a verdade é que  o conflito no filme acontece mais por causa do Capitão tentando proteger e esconder o Soldado Invernal do que pela lei em si.

5 – Participação do Homem –  Aranha

Essa com certeza é uma das principais alterações. Nos quadrinhos o Homem – Aranha é figura importantíssima nessa história, causando impacto ao revelar sua identidade e também quando muda de opinião ao sair do grupo de Tony Stark. Porém no cinema, o Homem- Aranha tinha seus direitos controlados pela Sony, e só após o “fracasso’ de O Espetacular Homem – Aranha 2, o estúdio aceitou o acordo com a Marvel para o herói participar do universo dos Vingadores, então o Homem – Aranha é introduzido ao público nesse filme, e por isso não tem como ter um papel muito importante, ao contrário dos quadrinhos o Homem – Aranha aqui é um herói iniciante.

6 – Inversão de Torcida

Na Guerra Civil dos quadrinhos há uma opinião quase geral de que o Tony Stark atua como um vilão, poucos concordam com suas motivações e principalmente seus atos. No cinema Tony Stark é a grande estrela da Marvel e eles dificilmente fariam o personagem de Downey Jr parecer antipático ao público, por isso ele tem motivações bem menos frias  e é mais humano essencialmente. Isso vai mudar de pessoa para pessoa, mas eu, por exemplo torci para o Homem de Ferro quase filme inteiro, já nos quadrinhos foi o contrário.

7- Pantera Negra

O caso do Pantera Negra é o contrário do que acontece com o Homem – Aranha. Nos quadrinhos o Pantera surge na Guerra Civil no início e no fim da história, sendo que no início é justamente para deixar claro que não vai tomar partido. No cinema o Pantera Negra tem uma participação relevante e está muito presente no filme (em tempo mesmo), boa parte da trama se desenvolve em cima de um acontecimento com ele. É claro que a Marvel usa o filme também como grande divulgação para apresentar o filme solo do personagem (já que o Homem – Aranha praticamente dispensa apresentações).

8 – Sai Shield e entra o governo

Esta é bem simples, a Marvel precisou acabar com a Shield no cinema para desenvolver uma história maior no núcleo do Capitão América com o Soldado Invernal, então quem tenta impor um acordo aos Vingadores no filme é o governo, representado pelo General Ross que já apareceu no filme do Hulk

9 – Diferença da Lei

A lei dos quadrinhos dizia que todos os heróis , dos maiores aos menores deveriam se registrar e trabalhar como “funcionários públicos”, inclusive há algumas brincadeirsa com o fato dos heróis receberem benefícios e etc. Dessa forma cada estado teria um grupo de heróis supervisionado e com identidades conhecidas que atuaria sob a supervisão da Shield. No cinema, até pela quantidade de heróis, essa lei é bem mais simples, o governo quer que Vingadores aceitem ser um braço especial, ou seja, eles não poderiam atender qualquer chamado, só os que o governo entendesse que precisariam dos poderes do Vingadores (tipo invasões alienígenas e etc).

10 – Clone do Thor

Essa é uma mudança que faz bastante diferença na história, nos quadrinhos um dos pontos principais é quando um clone de Thor criado por Tony Stark mata um herói chamado Golias, e tanto um lado quanto outro do confronto fica chocado com o ponto em que a briga chegou e o clima esquenta de vez. No cinema a Marvel excluiu essa parte completamente, o próprio Thor não participa do filme. Thor e Hulk estão afastados da Terra por motivos muito parecidos com os dos quadrinhos (Hulk no espaço e Thor prestes a viver o Ragnarok).

É isso, assim que virem o filme comentem pra gente se encontraram mais diferenças …