X-Men-Character-Guide-Days-of-Future-Past-GroupX-Men: Apocalipse estreou essa semana e todo mundo já está correndo para o cinema para matar a curiosidade (confira a crítica aqui), mas a confusão com a time-line de X-Men já virou até meme na internet, se você prestou atenção aos detalhes dos divertidos filmes da franquia deve ter percebido que apesar de fazerem parte de um mesmo universo as vezes um esquece do outro rs. Então vamos (tentar) explicar bem resumidamente a melhor forma de assistir a franquia. (Contém Spoilers de diversos filmes da saga)

Ordem de Lançamento:

X-Men: O Filme

X-Men 2

X-Men 3: O Confronto Final

X-Men Origens: Wolverine

X-Men: Primeira Classe

Wolverine Imortal

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Deadpool

X-Men: Apocalipse

Ordem Cronológica:

X-Men Origens: Wolverine – Bom o filme que conta as origens do Wolverine é com certeza o ponto onde as coisas começaram a se complicar na time – line dos X-Men, pois tem diversas incoerências com a franquia. Teoricamente é a primeira história da saga mas considerando essa teoria fica difícil entender muitas coisas. Entre as maluquices está a presença de uma cena final com Xavier careca (Patrick Stewart) e andando…??? Além de Emma Frost jovem aqui e que aparece mais velha no filme que seria o segundo na cronologia (essa questão da idade dos personagens não para por aí …rs).

X-Men: Primeira Classe – Ok aqui sem muito mistério, filme de reboot da saga, na moda das origens, então está mais fácil pensar que a história começa nele. Desde que não existissem filmes como os do Wolverine, que tiram a razão muitos acontecimentos (até a ponta do Wolverine).

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido – Continuação direta do X-Men: Primeira Classe, onde aparentemente Bryan Singer e a Fox aproveitaram o tema viagem do tempo para apagar todas as confusões criadas com os filmes anteriores.  Uma boa aqui é que temos Bolivar Trask vivido por Peter Dinklage, branco e anão, mas já tivemos um Bolivar na trilogia original, negro, alto e mais velho.

x-men-origins-wolverine-0-660x405

X-Men: Apocalipse – Uma continuação simples de Dias de Um Futuro Esquecido, isso se você desconsiderar X-Men Origens: Wolverine (não falei que ele f@#%$ com tudo), mas como ignorar se eles vendem como um mesmo mundo?? São origens diferentes dos personagens, outro estilo de Xavier, falta de explicação para a Mística levando Wolverine no final do último filme e por aí…

X-Men | X-Men 2 | X-Men 3 : Aqui onde a saga toda começou, a história se explica melhor dentro de si mesma, é mais redondinha, afinal, o outros filmes que vieram depois da trilogia é que deveriam se adaptar a eles.

Wolverine Imortal: Nesse segundo filme do Wolverine as coisas embolam de novo, para conversar com Dias do Futuro Esquecido o filme simplesmente desfaz alguns acontecimentos de X-Men 3. Se considerarmos que em Dias de Um Futuro Esquecido o Futuro de Wolverine é caótico ele deveria ser também em Wolverine Imortal, certo? Mas nada demais está acontecendo por lá. Até que no final, aparecem Xavier e Magneto… Xavier vivo (como havíamos visto no pós créditos de X-Men 3) sem explicação e Magneto com poderes (???) para avisar Wolverine sobre o tal futuro e pedir ajuda. E depois de tudo isso, retornamos para X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.

E o Deadpool? Faz parte do universo X-Men? Sim, mas não faz nenhuma força para considerar os filmes anteriores. Os fatos que mais comprovam são o Colossus totalmente diferente do que apareceu na trilogia original, e o próprio Deadpool que já havia aparecido em X-Men Origens: Wolverine interpretado pelo mesmo Ryan Reinolds, surge aqui  ignorando a existência do outro. Segundo os produtores, ambas as decisões foram tomadas logo no início do projeto, Deadpool por causa da rejeição enorme dos fãs e o Colossus porque eles queriam “representá-lo” melhor no filme.

A verdade é que é muito difícil entender em que momento dos filmes de X-Men, Deadpool se encaixa, e talvez com a desculpa de ter sido tudo apagado em Dias de Um Futuro Esquecido a história de Deadpool simplesmente não se passe em nenhum momento que já tenhamos visto nos cinemas. O próprio Deadpool aproveita dessa confusão para fazer piada em seu filme (brincando com a existência de 2 professores Xavier).

E ainda tem o Quarteto Fantástico que antes de ser um fracasso de bilheteria parecia já ter um crossover certo com os X-Men (que dizem ainda ser uma possibilidade), mas em que realidade o Quarteto Fantástico se encontraria com os mutantes?E o anunciado filme solo do Gambit ? em que momento vai se passar??? Jesuisssss

Confesso que quase desisti desse post depois que tentei organizar a cronologia na minha cabeça (e ainda está longe de entender tudo). Conclusão, você nunca vai entender perfeitamente, porque não é interpretativo, há erros mesmo, produtores de um filme que ignoraram os outros, principalmente os filmes solos do Wolverine, principais responsáveis pela confusão. Mas enfim a dica é, vá assistir X-Men: Apocalipse, divirta-se e vamos torcer para que a borracha passada em Dias do Futuro Esquecido deixe as coisas menos complicadas daqui pra frente…