maxresdefault (6)Ahee pessoal, hoje vamos comemorar 30 anos do lançamento de um dos maiores clássicos do cinema de macho que o mundo já viu… Stallone Cobra… Em 1986 o filme estreava sem fazer grande sucesso de bilheteria e chegou a ser censurado aqui no Brasil teve melhor sorte com sua chegada em VHS. Aquele efeito “os mais famosos já estão alugados”, fez de Stallone Cobra um cult do cinema de ação anos 80 e revelou algumas das frases mais inesquecíveis do gênero como: “Você é a doença, eu sou a cura”, ” Pode explodir esse mercado eu não faço compras nele mesmo”, “Com louco eu não negocio, eu mato” rs. Vamos lá viajar de volta para os bons e velhos anos 80 e relembrar a diversão sem mi mi mi daquela época. (confira nosso último Has Tela Clássicos do filme Ali com Will Smith).

Ponto Forte:

Stallone Cobra é diversão pura para quem gosta de ação, o personagem é a personificação do macho – macho. Durão, solitário e tradicional. E o filme não foge disso, não tem rodeios, é Marion Cobretti indo atrás de bandidos sem medir consequências enquanto dispara sua metralhadora de frases impactantes e clichês.

Ponto Fraco:

Não tem… Brincadeira, o filme é bem simples no que diz respeito a roteiro, não seria um defeito se ele fosse simples e redondo. Percebe-se que ele foi muito reduzido e cortado depois das filmagens, talvez um pouco mais de desenvolvimento não fosse má ideia, e evitasse uma boa dose de erros de continuidade que o filme tem rs.

Sinopse e Review:

Policial (Sylvester Stallone) se empenha ao máximo para proteger uma bela modelo (Brigitte Nielsen), que se tornou alvo de uma seita que mata as pessoas sem nenhum motivo aparente.

Stallone Cobra é o típico filme testosterona, é preciso estar disposto a curtir a diversão que ele oferece. Um prato cheio para quem gosta de ação. A primeira sequência já nos faz entender e comprar a ideia do policial Marion Cobretti e seus métodos divertidamente violentos à moda antiga.

Além das boas frases de impacto, o filme tem cenas de ação empolgantes, recheadas de carros e caminhonetes clássicas. Poucos atores (ou nenhum), sabiam fazer ação em seu auge como Sylvester Stallone (relembre aqui os 10 Melhores Filmes de Sylvester Stallone), Sly fazia você acreditar que ele podia fazer aquelas coisas sem dublê mesmo, parecia ser de ferro, tinha aquele olhar de “dane-se, só quero chutar alguns traseiros”. Ainda com um visual perfeitamente pensado para o policial urbano anos 80, aquele cara de calça jeans, óculos aviador, barba mal feita, camiseta preta, com tique de palitinho de dente, carro clássico (Mercury Monterey 1950) e tudo mais.

Claro, sem falar daquela épica cena final quando Cobra acaba com o vilão de um jeito vingativo e criativo, não sem antes soltar mais uma daquelas épicas frases “Aqui é onde a lei termina, e eu começo”…

10 Curiosidades sobre Stallone Cobra:

  • Existe uma raríssima versão do filme com 40 minutos a mais que dizem ter as cenas cortadas por serem “violentas demais”… Entre elas estariam: Mão cortadas, autópsias e uma pessoa sendo atingida no rosto por um machado.
  • Stallone chegou a negociar para Um Tira da Pesada (também fizemos nosso especial de 30 anos de Um Tira da Pesada), mas na época ele mesmo teria de fazer muitos ajustes no roteiro e o astro queria também queria colocar mais ação do que o estúdio estaria disposto a pagar. Quando desistiu do filme, que futuramente alçaria Eddie Murphy a fama, Sly aproveitou algumas das ideias que já tinha escrito e usou em Stallone Cobra.
  • O nome Marion (Cobretti) é uma homenagem ao nome real de um dos grandes nomes do faroeste americano, John Wayne (Marion Robert Morrison). Curioso que os anos 80 tiveram muitos “John” em ação (John Matrix, John McLane, John Rambo e por ai vai).
  • O carro Mercury Monterey 1950, que pertence a Cobra no filme, na verdade era do próprio Sylvester Stallone e um dos favoritos de sua coleção, por isso para usá-lo o estúdio produziu algumas réplicas para as cenas de ação (como o salto de um prédio).
  • O cult de ação de 2011, Drive com Ryan Gosling mostra algumas cenas do protagonista com palitinhos na boca, uma homenagem do diretor Nicolas Winding Refn que é um fã declarado de Stallone Cobra.
  • O filme sempre foi pensado para uma sequência. Apesar de não ter um grande sucesso, mundialmente o filme conquistou valor suficiente para que acontecesse, mas o projeto nunca viu a luz do dia.
  • A faca usada pelo vilão Night Slasher foi produzida especialmente para o filme pelo famoso designer Herman Schneider. Stallone pediu que Schneider criasse uma faca que o público não encontrasse para comprar, algo realmente inédito.
  • Briggite Nielsen que interpreta a modelo no filme era esposa de Sylvester Stallone na época e já tinha atuado com o astro no sucesso, Rocky 4 (esposa de Ivan Drago). Porém o casamento não durou muito e dizem os boatos que Briggite não foi muito fiel.
  • Brian Thompson, o vilão do filme teve de ensaiar seu diálogo final contra Cobra com uma garota do set, pois Sylvester Stallone estava assistindo a final do campeonato de basquete na hora.
  • A cena de abertura de Stallone Cobra tem uma narração que fala sobre as estatísticas do crime nos Estados Unidos, mas os números são exageradamente altos, mesmo para os padrões da época.

E isso aí, fique com o trailer do clássico logo abaixo e até a próxima…