Acredite, é verdade amigos, nosso querido Axl Foley chegou ao cinema há 30 anos atrás. Um Tira da Pesada fez parte da vida de muitos amantes de cinema, principalmente aqueles (que como eu) cresceram assistindo a Sessão da Tarde e de lá herdaram o hábito do cinema. Para comemorar os 30 anos deste clássico que lançou a carreira cinematográfica de Eddie Murphy, separamos 12 curiosidades sobre a produção do filme para você se divertir e lembrar das aventuras de Axl …

Poucas horas depois de chegar em Detroit Mikey Tandino (James Russo) foi morto. O policial Axel Foley (Eddie Murphy) seu melhor amigo, viaja para Los Angeles, para investigar o caso, sem autorização de seu chefe e chega a Victor Maitland (Steven Berkoff) figurão de Beverly Hill e provavelmente mandante do crime. Com a ajuda involuntária de dois policiais locais, Billy Rosewood (Judge Reinhold) e Taggart (John Ashton), Axl vai tentar provar que Victor é o autor do crime contra o amigo e dono de uma fachada de tráfico em Hollywood.

Curiosidades

 1 – Eddie Murphy não era a primeira opção para o papel de Axl Foley. Mickey Rourke chegou a assinar contrato para o filme, mas com a demora em começar as gravações, Rourke desistiu. Em seguida, veio Sylvester Stallone, que inclusive também trabalhou no roteiro do filme, mas deixou a produção uma semana antes do início por incompatibilidade criativa. No futuro Stallone levou algumas de suas ideias para o filme Stallone Cobra.

2 – Com mais de 200 milhões arrecadados nos Estados Unidos, Um Tira da Pesada foi a grande sensação de 1984.

3 – Axl Foley foi considerado um dos 100 melhores personagens de todos os tempos pela revista especializada Empire.

4 – Um Tira da Pesada foi indicado a melhor filme de comédia no Globo de Ouro e ao Oscar de melhor roteiro.

5 – O ator Damon Wayans que fez sucesso no Brasil como o Michael Kyle, da série Eu, A Patroa e as Crianças fez em Um Tira Pesada uma de suas primeiras aparições, justamente, na cena mais lembrada do filme, interpretando o rapaz que entrega as bananas para Axl sabotar o carro dos policiais.

6 – A álbum musical do filme venceu o Grammy Awards como melhor trilha sonora.

7 – O jogo Beverly Hills Cop (nome original do filme) foi lançado para PlayStation 2 em 2006 pela Blast Entertainment, reunindo algumas das passagens mais marcantes da trilogia.

8 – No filme ao chegar no hotel em Beverly Hills, Axl Foley diz que fará uma matéria para a revista Rolling Stone chamada “Michael Jackson no Topo do Mundo”. Esta é uma menção a uma matéria da Playboy chamada “Eddie Murphy no Topo do Mundo”.

9 – Durante 20 anos Um Tira da Pesada foi  a maior bilheteria entre os filmes com censura 18 anos (desbancado por A Paixão de Cristo de 2004).

10 – Eddie Murphy começou sua carreira como comediante, e é considerado até hoje um dos maiores do mundo no estilo “Stand Up”, tido como uma das referências do segmento ao lado de Richard Pryor.

11 – A maior parte das cenas de diálogo de Axl foram improvisadas por Eddie Murphy. Com seu estilo rápido trazido dos teatros de comédia Murphy tem algumas cenas inteiras que nasceram no improviso.

12 – Um Tira da Pesada ganhou duas sequências. Um Tira da Pesada II (1987) e Um Tira da Pesada III (1994). Este ano foi anunciado Um Tira da Pesada 4, que será lançado nos Estados Unidos em 25 de março de 2016…

Gostou? Então, siga – nos nas Redes Sociais !!!

       
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fonte : imdb.com; adorocinema.com.br;