“Ei vovô eu quero ser aceito, me ensine a conquistar garotas”…Rebelde? talvez Crepúsculo? a já sei Malhaçãoooo?éé não deu… essa é umas das frases de Goku (sim Goku) em Dragon Ball : Evolution a adaptação para o cinema da famosa série japonesa (a melhor de todos os tempos na minha opinião) criada pelo genial Akira Toryama, brincadeiras a parte o que pouca gente sabe é que essa não foi a primeira adaptação de Dragon Ball para os cinemas e sim a terceira , hoje vamos mergulhar um pouco no mundo das esferas do dragão e conhecer suas adaptações em Live Action (muitas curiosidades e um vídeo exclusivo do Has Tela Vista com cenas dos 3 filmes)…imperdível pra quem curte Goku e cia…

>

Quem cresceu assistindo Dragon Ball Z (a fase mais famosa no Brasil) com certeza em algum momento imaginou como os personagens seriam se fossem reais e porque ninguém de holywood havia pensado nisso , pois bem um dia eles pensaram…

Dragon Ball : Evolution (Evolution???)

Dragon Ball : Evolution filme de 2009,  conduzido pela Century Fox teve James Wong (Premonição) como diretor e Stephen Chow (dos hilários Kung Fusão e Shaolin Soccer) como produtor. No filme ao completar 18 anos Goku ganha de seu avô Gohan uma esfera do dragão e conhece a lenda do desejo realizado ao reunir as 7 , ao voltar de uma festa na casa de Chi chi, Goku encontra seu avô agonizante após ataque de Piccolo e a saída agora é encontrar o Mestre Kame e reunir as esferas restantes. Chow Yun-Fat (O Tigre e o Dragão) é maior nome do elenco e interpreta o Mestre Kame, juntaram-se a ele Justin Chatwin (Guerra dos Mundos) o Goku, James Master (o Brainiac de Smallville) como Lord Piccolo, Emmy Rossum (Sobre meninos e lobos) a Bulma e Jamie Chung (Se beber não case 2)como Chi chi.

Cena de ação com Goku

Era de se imaginar que nas mãos dos americanos algumas coisas seriam alteradas e mesmo nós fanáticos por Dragon ball tinhamos de entender a necessidade de certas adaptações para tornar a história palatável a um público maior.Ok nisso os responsáveis podem depositar as explicações para algumas mudanças, mas creio que um ponto resume bem a questão: a fase Dragon Ball (Goku criança e adolescente) tem 291 episódios de quase meia – hora, o filme tem uma hora e meia (contando os créditos). Ou seja todo o conceito de Dragon Ball foi minimizado e mastigado demais , houve uma grande confiança de que a marca por si carregaria multidões aos cinemas , quando na verdade os fãs não encaram o filme como uma extensão da marca, pois muitas características básicas foram alteradas sem necessidade. Ex:

– O Mestre Kame não precisava andar com um casco nas costas ..ok. Mas será que era tão prejudicial que fosse careca?
– Da onde tiveram a idéia de Oozaru discipulo de Piccolo?
– Lembra-se das lutas do grande torneio de artes marciais, pois esqueça delas no filme, um ensaio de WWE seria bem mais real.
Goku comilão

– O motivo para que Goku aprenda o Kame-hame – ha é beijar Chi – chi.

– Yancha não luta
Teste de peruca de Bulma(descartada)

Os efeitos especiais não são nada mais que medianos ,alguns abaixo da média como uma certa transformação (Oozaru) e o verde de Piccolo que foi pintado digitalmente depois de muitas reclamações sobre as primeiras imagens.
O roteiro que deveria ser a parte mais fácil do filme (pois é só uma adaptação) ainda conseguiu se tornar exaustivo , provavelmente por causa dos retoques do diretor que na época confessou que não conhecia bem Dragon Ball (a produção ainda encarou a famosa greve dos roteiristas que prejudicou a qualidade do filme) e sem dúvida a grande decepção são as lutas , sabemos que na primeira fase de Dragon Ball elas não são tão intensas, mas como se propuseram a trazer Piccolo se esperava lutas ao nível da fase Z ,que é algo mais próximo dos toques de velocidade praticados por astros como Bruce Lee e Jackie Chan, no fim o que se viu foram lutas fraquissimas e plasticamente chatas abusando do efeito camêra lenta de Matrix , porém sem coreografias tão bem feitas quanto as de Neo e cia. A batalha final que deveria ser o ápice é algo realmente para deixar a censura do filme em 2 anos de idade.O nome Revolution veio para tirar um pouco de responsabilidade e mostrar que os espectadores não deveriam levar tão a sério as comparações, mas o nome Dragon Ball ainda estava lá e o fracasso veio , mesmo com o baixo investimento 45 milhões (A animação Rango custou 115 milhões para efeito de comparação) o filme conseguiu não ser lucrativo suficiente se tornando umas das grandes decepções de bilheteria dos últimos anos.

Existe algo que se salve?

Bom o filme praticamente faz mencões a Dragon Ball e com certeza algumas delas são divertidas  como: Kame tarado, Goku atrapalhado, treinamento do Kame .Um Justin esforçado no papel de Goku (estudou todos os mangás de Dragon Ball e mais a lenda chinesa do menino macaco) e a versão dublada traz as mesmas vozes do animê.
Ficou óbvio que com toda a irã dos fãs , a Fox não pretende fazer  uma continuação do  filme , já se falou em um recomeço , se isso for acontecer (o que não acreditamos) que se leve a sério. Um elenco forte com profissionais mais  envolvidos com a história é crucial , pois a verdade é que Stephen Chow conhecia muito bem Dragon Ball , mas estava lá só para silênciar os críticos e pouco participou das decisões importantes, enquanto James Wong fez um dos piores trabalhos que já se viu de um diretor .

Os asiáticos , será que acertaram a mão?

Os 3 Gokus do cinema

Pois é meus amigos bem antes dos americanos descobrirem as história das 7 esferas os asiáticos já deliravam com Dragon Ball e esse fanatismo deu origem a 2 filmes em live action.
O primeiro deles que inclusive entrou no mercado americano é da China e ficou conhecido como Dragon Ball : The Magic Begins, lançado em 1989, tal como o filme americano Magic Begins se baseia na primeira fase da história, onde Goku ainda é criança.

Os personagens de Magic Begins
Mestre Kame e Bulma

O vilão do filme é Pilaf (lembrando um monstro das séries japonesas tipo Jaspion) ele pretende reunir as 7 esferas para conquistar o mundo. Uma dessas esferas pertence a Goku  e após um ataque de Pilaf em busca do objeto, Goku que acabara de encontrar Bulma parte em viagem para reunir as esferas e salvar seu avô. O filme segue a cronologia do animê, todos os personagens conhecidos da fase estão lá como : Oolong (um homem com focinho de porco) , Yancha (com a timidez conhecida), Pual (que aqui é um pássaro), Mestre Kame (que parece ser interpretado por um ator bem jovem , que confesso fica bastante cômico tentando imitar as excentricidades do mestre).
 Num todo o filme passa longe de ser de bom gosto quando se fala em adaptação de outras mídias , os efeitos especiais baratos e as tentativas de parecer com o desenho em certo momentos realmente chegam a ser engraçados. O filme acerta talvez em pontos que desagradam no Dragon Ball Evolution, as lutas são mais limpas , rápidas e melhor arquitetadas além de existir uma participação mais relevante dos persongens secundários. O filme também é curto , mas consegue envolver mais elementos da obra original.

E aí , Assisto? Bom se você é fã de Dragon Ball é válido pois o filme é imaginativo e tenta seguir o original, também é um pouco cansativo na metade (como o primo americano), e se o espectador não tiver a mente bem aberta deve achar tudo muito “tosco”.

Dragon Ball: Ssawora Son Goku, Igyeora Son Goku

Goku e Bulma
Ainda bem que estou escrevendo e não gravando, esse nome eu não saberia pronunciar, lançado em 1990 essa é a versão coreana para o animê, este ainda mais raro que Magic Begins (só consegui assistir através do youtube). Também baseado na fase infantil de Dragon Ball Ssawora  tenta chegar ainda mais próximo do original , claramente de orçamento baixo porém com uma vontade gigantesca dos produtores de rechearem a história com os aspectos mais conhecidos da saga. Siga a mesma sinopse do filme chinês com a diferença que Goku já vive sozinho (como no animê) e que resolvem misturar elementos de fases totalmente distintas, . É divertido ver como seguiram aparência e história o máximo possível (a aparição de Oolong é indentica a série), esse é o melhor Goku dentre os 3 com uma aparência mais inocente, a Bulma com mais personalidade também agrada , o tartaruga ao melhor estilo família dinossauro, Pual marionete e Oolong com uma cabeça totalmente fake são impagáveis.
Pilaf e seus ajudantes

sub_format = “full”;
sub_franq = “308203”;
sub_keywords = “dragon ball”;

E ai , Assisto? Honestamente achei o mais divertido dos filmes , despretencioso com um ritmo melhor, aspectos de filmagem que lembram muito a do animê. É óbvio que o filme tem um tom trash e tira risadas em certos momentos que não deveria ,principalmente no que se refere a maquiagem e caracterização. Só pra constar essa é versão do Mestre Kame , mais esquisita que já vi (ou imaginei) e o Pilaf não fica atrás. Novamente recomendo apenas se curtir muito a série, pois você vai conseguir identificar pontos marcantes , se  gosta moderamente creio que não seja um bom programa.

Fique com o nosso vídeo especial com cenas dos três filmes e a trilha do clássico animê original.

                               

É isso ai …Has Tela Vista