Respeitável público apresentamos o Homem elástico, o incrível jovem que pega fogo, a mulher que desaparece e o bizarro homem com pele de pedra… O circo está na cidade…Ops não é isso , eu que vi o dvd do  Quarteto Fantástico de novo. O grupo é velho conhecido dos fãs de quadrinhos e em 2005 teve sua história contada nos cinemas com direito a continuação. Então é hora de se esticar e conhecer um pouco mais sobre a saga do quarteto nos cinemas.

Quatro cientístas vão em expedição ao espaço e um desastre natural atinge a nave e modifica a estrutura orgânica dos tripulantes, é  assim que  começa a história do quarteto com superpoderes tanto nos quadrinhos quanto no filme. Após voltarem a terra o grupo começa a descobrir seus poderes e tenta adaptar-se a eles , situação que não se mostra fácil e é abordada com humor pelo roteiro tirando boas risadas nas cenas em que os personagens se atrapalham com a adaptação.
O quinto integrante do grupo  Victor Von Doom (Julian McMahon , mais conhecido por seu Christian Troy da excelente e já encerrada série Nip Tuck ) não enxerga seus poderes da mesma forma que os demais vendo neles um passaporte para conquistar seus objetivos (digamos que não muito éticos) , é nesse momento que Von Doom começa a ser conhecido como Dr Destino e o embate com o agora grupo de heróis intitulado pela impressa como Quarteto Fantástico tem ínicio. O grupo é formado por  Reed Richards o  senhor fantástico interpretado por Ioan Gruffudd ( Rei Arthur),a bela Jéssica Alba (Sin City) vive  Sue Storm ex namorada de Reed que ganha poderes de ficar invísivel e criar grandes campos de força, para completar o grupo temos Jhonny Storm que virou o  Tocha Humana e como o nome já sugeri pode manipular o fogo  , irmão de Sue e foi interpretado por Chris Evans (que poderá ser visto em breve como outro super herói , Capitão América – O primeiro Vingador no filme que estréia no Brasil dia 29 de julho) e para fechar o Coisa , Ben Grimm que ganha força sobre – humana e se transforma literalmente numa rocha interpretado pelo desconhecido Michael Chiklis (mais conhecido como dublador da criativa animação japonesa A Viagem de Chihiro).
Uma curiosidade é novamente Stan Lee faz uma pequena aparição no filme a única diferença é que pela primeira vez (e única até agora ) ele faz um personagem que existe nos quadrinhos esse é  Willy Lumpkin, velho carteiro que trabalha para o grupo.
Trata-se de um bom filme , segue  bem a história original (a modernizando é verdade, mas ainda segue ), porém recebeu muitas críticas por não ter tanta ação quanto se esperava, o que é um erro tremendo, pois toda a história tem que começar e o diretor Tim Story dá  o tempo ideal para que isso aconteça , apresenta os personagens de forma correta e honesta com os fãs e traz um filme daqueles que não se enjoa e pode ser visto facilmente a qualquer momento sem perder  a graça.  
E onde entra o tal surfista na história?
Mesmo dividindo opiniões o sucesso de bilheteria do filme fez o quarteto ganhar uma sequência em 2007 , Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. Pouco antes do casamento do sr fantástico com a mulher invisível um fenômeno acontece em Nova York surgido dos céus , é o Surfista Prateado (Doug Jones) que veio a terra enviado por  Galactus seu senhor e destruidor de planetas para prepará-la para a destruição , no meio do caminho ele tem de enfrentar o quarteto disposto a proteger o planeta. O Surfista é hoje um dos personagens mais importantes (e interessantes) do universo Marvel, ele controla um tipo de ” poder cósmico”, absorvendo e manipulando as energias  ambientais do universo. Pode aumentar sua força a níveis inimagináveis, quase indestrutível, viaja pelo espaço através de barreiras dimensionais, voa a velocidades praticamente ilimitadas em sua prancha. Suas primeiras aparições em quadrinhos são justamente ligadas ao vilão Galactus e algum tempo depois ganhou suas próprias histórias pelas mãos do genial e lendário Stan Lee .
No filme é impressionante a arte conceitual do personagem , com efeitos visuais ao nível do que era necessário para uma figura tão exótica dos quadrinhos , esta sequência foi baseada na Trilogia de Galactus  e assim como o primeiro filme dividiu opiniões, novamente alguns reclamaram de uma falta de ação (justiça seja feita nesse existe mais que o primeiro) , mas para os fãs o que pegou de verdade foi a a aparição de Galactus , que permeia o filme como um ser onipresente que jamais se apresenta por inteiro  fazendo com que o prateado seja o único “super – vilão ” do filme (o dr Destino está de volta , mas sem o mesmo peso na história). O  roteiro deixa a desejar e pouco aproveita a complexidade do Surfista Prateado, com personagens já adaptados aos poderes também já não há aquele clima divertido do primeiro. Ainda vale a pena conferir , pois o elenco cumpre bem o esperado e os efeitos visuais são de bom gosto.
E o que vem no terceiro?
Apesar de boas bilheterias não haverá um terceiro filme e sim um reebot (recomeço), aparentemente o efeito Batman do Nolan está pegando todos os heróis, e querem fazer do quarteto algo mais sóbrio e real explorando  psicologicamente os personagens . A confirmação do filme porém ainda não trouxe confirmação de nomes para o projeto , sabe-se que os roteiristas do ótimo X- Men – First Class (queimamos nossa lingua com esse filme como tantos outros sites) desmostraram interesse no filme e que a Fox pretende criar o Coisa totalmente em 3D em contra ponto do anterior que usava uma maquiagem pesada (e convincente) a idéia é  buscar um grande astro para dublar (já se fala em Bruce Willis). É esperar pra ver se esse recomeço vai ser benéfico ou o Coisa vai virar dublê de filme de Hulk.

É isso … Has Tela Vista …

Has Tela Vista no Twitter

Fontes: omelete.com.br ; adorocinema.com.br