Até que enfim vamos realizar um pedido antigo dos leitores, é hora de viajar pela filmografia de Chuck Norris e entender o mito através de seus 10 melhores filmes…

Essa lista vai servir  principalmente para os que o conhecem apenas pelas intermináveis piadas de Chuck Norris , será uma excelente oportunidade para ir atrás do trabalho real do ídolo do cinema ação.
OBS: É bom dizer que a filmografia de Chuck Norris nunca foi conhecida por ser um primor de parte técnica , por isso meu padrão de comparação serão apenas os filmes da carreira dele mesmo , aconselho quando forem ver os longas também evitarem fazer comparações com grandes blockbusters ..


10 – Perigo Mortal / Aaron Norris – 1994 

Não havia mais desafio a altura então o jeito era colocar Chuck Norris contra o demônio… Shatter e Jackson são dois policiais de Chicago que se envolvem na cena do assassinato do Rabino de Israel bos E.U.A, ao viajarem ao país para prestar depoimento eles decidem investigar o crime por conta própria e acabam descobrindo que o assassino não é um bandido comum e sim o próprio representante do diabo na terra.
O filme segue a velha fórmula da dupla de etnias e características diferentes , nesse caso Shatter (Norris) tem muito mais habilidades que seu parceiro, o roteiro se desenvolve facilmente não há muito o que entender no final é tudo bem explicado pelo diretor Aaron (irmão mais novo de Chuck Norris que dirigiu diversos filmes do veterano) o que mais diverte é tentar adivinhar como Norris e seu parceiro vão conseguir destruir o “ser imortal”.
Momento Norris :  Você leu no início quando eu disse que ele lutou contra o próprio demônio???rs

9 – Olho por Olho / Steve Carver – 1981

Aqui um dos vilões mais “casca grossa” que Chuck Norris já enfrentou… Em uma operação secreta para pegar contrabandistas o policial Sean Kane (Norris) vê seu parceiro e sua namorada (uma jornalista que também investigava o caso) serem assassinados. Forçado a se demitir da divisão de narcóticos Kane começa sozinho a tentar desmantelar a quadrilha que matou seu entes queridos. Esse foi o primeiro trabalho de  Norris como protagonista a emplacar com o público, desde de o grande combate com Bruce Lee ele havia feito alguns filmes, mas foi com Olho por Olho que a carreira começou a deslanchou. O longa traz Professor Toru Tanaka como o grande vilão um asiático de 1,90 de altura com a aparência de um armário e  lutador da W.W.E na vida real The Professor (personagem e ator tiveram o mesmo nome) era manco e não parecia muito ágil , mas conseguia aparecer em vários lugares rapidamente e até correr atrás de carros, Chuck Norris ainda sem a famosa barba consegue vencer a quadrilha com facilidade , mas o climax final contra grandalhão é pra não piscar.

Momento Norris : The Professor consegue quebrar portas com um soco e Chuck Norris consegue quebrar The Professor…

8 – O Homem do Presidente / Eric Norris – 2000

Nos anos 2000 Norris diminuiu significativamente a carga de trabalho se dedicando a alguns poucos trabalhos na TV como esse telefilme…Joshua (Norris) é um agente especial que serve diretamente ao presidente dos E.U.A, executando serviços que ninguém mais faria. Cansado Joshua pretende se aposentar e para isso começa a treinar um jovem, talentoso e problemático ex-soldado americano para ser substituto. Chuck Norris vinha de uma carreira sólida na TV nos anos 90 com a série Texas Ranger , para dirigir sempre muito família Norris colocou seu filho mais velho Eric (ex – dublê) e o elenco conta com Soo Tek Oh que esteve ao lado do astro em filmes como : Bradock II e Os Bons Vestem Negro. O filme tem edição típica de TV que pode incomodar um pouco , mas rapidamente você se acostuma , as lutas estão bem coreografadas e pela primeira vez vemos Chuck Norris como um mestre.
Momento Norris: Chuck Norris vem ao Brasil desce de paraquedas na cobertura de um prédio no Rio de Janeiro , depois se joga amarrado por um cabo para quebrar a janela e resgatar a mulher do presidente .


7 – Código de Silêncio / Andrew Davis – 1985

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});



No auge de sua forma Norris vive mais uma vez “o exército de um homem só”… Cusack (Norris) é um sargento da polícia de Chicago que tem que desmantelar as duas maiores gangues do tráfico na cidade, mas se vê em meio a uma guerra das gangues rivais e para piorar tem de agir sozinho , pois seus companheiros acham que ele os traiu. Eis aqui um grande filme da carreira de Chuck Norris com uma produção bem acima do norma (alguns anunciantes no longa favoreceram isso) um típico action movie oitentista com perseguições pelas ruas , grandes explosões controladas, os famosos roundhouses kick (marca registrada do ator) e um ótima cena final numa fábrica abandonada cenário que sempre trouxe bons resultados aos filmes de ação.
Momento Norris : Chuck dá uma surra numa gangue inteira dentro de um bar (com os caras armados com tacos , bolas de bilhar e até revólveres )…

6 – Top Dog – Uma Dupla Animal / Aaron Norris – 1994

Depois de um tentativa ruim de fazer algo diferente no cinema (com o chato Aventureiros do Fogo) “os Norris” juntos acertam a mão na comédia Top Dog… Jake (Norris) é um policial durão que não gosta de trabalhar em equipe e se vê forçado a atuar com Reno um cão policial super respeitado que acabara de perder um parceiro em ação, depois de muitas confusões causadas pelo esperto cachorro os dois tem de se entender para impedir um atentado terrorista planejado por uma seita religiosa. De cara se encontra semelhanças com filmes como Benji (1974) e K9 – Um Policial Bom pra Cachorro (1989) , não há como negar a influência dos filmes no roteiro, mesmo não sendo tão original a presença de Norris e sua cara amarrada equilibrada com o simpático cão rende muitas risadas como a cena em que o cão oferece ração para Chuck Norris comer.
Momento Norris : Assim que conhece o novo parceiro Reno sobe em Norris e começa a rosnar com os dentes serrados, Norris olha nos olhos do cão e diz : – “Pensa que eu tenho medo”.


5 – Braddock 2 – O Início da Missão / Lance Hool – 1985

Caso raro em que o primeiro filme virá o segundo…Durante a guerra do Vietnã o Coronel Braddock e sua guarnição são capturados por um ditador Vietnamita e mantidos sob tortura num acampamento de onde só se pode sair morto ou com uma confissão de crimes de guerra. Braddock 2 foi filmado ao mesmo tempo que o 1° e deveria ter sido lançado primeiro , mas os produtores entenderam que o segundo filme havia ficado melhor então resolveram lançá-lo antes. Com o sucesso foi lançado Braddock 2 – O Início da Missão no conceito “como tudo começou”. O filme traz figuras conhecidas da carreira de Norris como The Professor (capamga Lao) e Soo Tek Oh (General Yin) que não economizam nas crueldades para fazer Braddock assinar a confissão de crimes de guerra , a floresta é palco de muitas tentativas de fuga e um climax final dos dois generais especialistas em artes marciais.
Momento Norris : Deixam um rato dentro de um saco e logo em seguida esse saco é colocado na cabeça de Norris , enquanto o soldado se debate vemos o sangue descer pelo seu pescoço e quando o saco é retirado constatamos que Braddock matou o rato com os próprios dentes.

4 – O Vôo do Dragão / Bruce Lee – 1972

“O Rambo de Chuck Norris” foi como muitos chamaram…Dez anos depois de escapar de um acampamento para prisioneiros de Guerra no Vietnã, o coronel Braddock acompanha incrédulo as declarações de paz entre E.U.A e o Vietnã que diz não ter mais prisioneiros americanos, para provar que muitos soldados ainda vivem sob tortura no país asiático Braddock viaja e invade as florestas para resgatar antigos companheiros. Não entrarei na polêmica das semelhanças entre Braddock e Rambo , a verdade é que o Super Comando alçou a carreira de Chuck Norris ao nível de mito com o personagem pelo qual é mais lembrado até hoje, o longa explora o sentimento americano de derrotismo após a guerra da qual eles nem deveriam ter participado e que deixou marcas fortes nos sobreviventes é provavelmente o melhor momento de Norris atuando .
Momento Norris : Ao ver a notícia de que não há mais prisioneiros americanos no Vietnã Chuck Norris se revolta e explode a TV com um chute (cena que virou meme internet recentemente).

2 – Comando Delta / Menahem Golan – 1986

Um dos filmes mais longos da carreira do ator e também um dos que mais tem história pra contar…Um avião americano é sequestrado por terroristas e levado a Beirute, para resgatar os reféns o presidente americano chama o Comando Delta, um grupo de ataque especializado nesse tipo de missão, o esquadrão comandado pelo Coronel Alexander (Lee Marvin) e o Major McCoy ( Norris ) vai além de um simples resgate e torna missão algo pessoal. O grande diferencial desse filme é seu desenvolvimento no inicio (onde pouco se vê Norris inclusive) toda situação do sequestro tensa por si só é surpreendentemente bem orquestrada pelo diretor Menahem (Falcão – Campeão dos Campeões) e segura atenção durante a primeira parte do filme onde somos preparados para uma verdadeira guerra de caça aos terroristas na segunda parte. O McCoy de Chuck Norris é impetuoso e protagoniza algumas das cenas mais impressionantes da carreira do astro. O longa ganhou uma continuação em 1990 Comando Delta 2 – Conexão Colômbia que ficou muito abaixo e em nada lembra o original.
Momento Norris : A moto de Chuck Norris tem armas que atiram para trás e acertam os inimigos, sem contar que ao encontrar uma porta fechada Chuck entra com a moto pela janela.




1- McQuade – O Lobo Solitário / Steve Carver – 1983

Quem acompanha o Has Tela Vista já sabia…McQuade (Norris) é um Texas Ranger conservador que prefere trabalhar sozinho e não costuma seguir os protocolos, McQuade descobre um grande esquema de tráfico de armas, mas se envolve apenas quando vê seus amigos e filha em perigo causado pela quadrilha. Lançado um ano antes de Braddock o personagem McQuade pode não ter sido tão popular quanto o soldado, mas é a figura que mais combinou com Chuck Norris até hoje, um texano conservador que prefere se virar sozinho e cria um lobo de estimação (é isso mesmo um lobo criado como um cachorro. rs) Steve Carver que já tinha trabalhado com Norris em Olho por Olho , faz um bom trabalho comandando cenas de ação de qualidade ele soube usar muito bem os atores que tinha em mãos .E esse é ponto chave, se os  produtores sonharam com uma revanche contra Bruce Lee na falta dele  nada melhor que David Carradine (o Bill de Kill Bill) que substituiu o próprio Lee na série de TV Kung Fu e já era muito famoso por suas habilidades como lutador. Não é de se espantar que Norris e Carradine se recusaram a usar dublês na luta final ( pra desespero dos produtores) ambos queriam protagonizar uma luta final inesquecível. (Leia nosso especial sobre McQuade).
Momento Norris : Logo no início Chuck Norris aparece no alto de um penhasco de onde é avistado por bandidos mexicanos , eles começam a atirar contra o Texas Ranger que permanece imóvel sob o sol e nenhum tiro acerta.

Espero que tenham curtido essa pequena viagem pelos filmes do grande Chuck Norris, e se você ainda não o conhece comece por esses dez e não terá sustos…

Siga – nos nas Redes Sociais !!!

É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fonte : imdb.com