O Conselheiro do Crime é um grande “esconde – esconde”, onde o espectador passa muito tempo tentando entender os personagens principais…

O tal conselheiro é um advogado (Michael Fassbender) seduzido pelo excêntrico criminoso Reiner (Javier Bardem) a entrar num negócio milionário de drogas que está chegando ao Texas pela fronteira com Juárez, cidade mexicana com uma das maiores taxas de homicídio do mundo. Mesmo “aconselhado” sobre os perigos desse mundo o advogado se vê envolvido até o pescoço no complexo e arriscado sistema.
O filme é dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Alien – O Oitavo Passageiro) a partir de um roteiro do premiado escritor norte-americano Cormac McCarthy.
Ridley Scott que vinha do controverso Prometeus, investiga o tráfico pelas pontas, colocando as figuras centrais desse negócio ao redor do enredo. É um esquema capitalista, muito lucrativo, e abre espaço a uma ensaio sobre a exploração de países pobres pelos ricos. O contraste dos cenários entre México e EUA fica visível inclusive nos tons de cores escolhidos pelo diretor.
Autor de outros romances levados ao cinema, como “Onde os velhos não têm vez” (no cinema virou  “Onde os Fracos Não Têm Vez”) e “A estrada”, Cormac McCarthy assume uma perigosa jornada em dar especial tratamento para personagens femininos.
O filme ganha ação no embate intrínseco entre Malkina (Cameron Diaz) e Laura (Penélope Cruz) são elas que começam tudo, enquanto os homens, simplesmente continuam da onde elas param. É um ambiente cheio de imperfeições, onde os personagens agem de acordo com suas emoções e instintos , e acabam “perdendo a cabeça”.
Uma ou outra exceção tudo é um grande mistério, a única situação clara é a motivação dos personagens Reiner (Javier Bardem) chefão do tráfico e sua mulher Malkina (Cameron Diaz), que tem como animais de estimação uma dupla de guepardos, bichos que servem como mensagem subliminar sobre o casal, uma dupla de predadores onde quem realmente está no comando é a mulher.
O elenco estelar tem atuações irretocáveis, com Michael Fassbender provando que é um dos melhores atores de sua geração, Javier Bardem excelente como de costume, Brad Pitt mantém seu personagem com peculiaridades interessantes e curiosas, enquanto Penélope Cruz faz um “feijão com arroz” muito bem feito. Porém, o grande destaque do elenco, pasmem, é Cameron Diaz, totalmente entregue e tresloucada a atriz faz provavelmente um dos melhores trabalhos de sua carreira.
Enfim, O Conselheiro do Crime é um profundo estudo de personagens. Há uma trama, mas isso é um detalhe que está ali  para amarrar  uma imersão nos bastidores do tráfico , visto pela ponta de cima da pirâmide, os que ficam com o lucro, enquanto os de baixo tem de pagar o preço quando a bomba estoura. Um longa interessante que exige certa paciência no desenvolvimento dos personagens, mas no compto geral compensa.

 .

Siga – nos nas Redes Sociais !!!

       
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!